Gestão

3 dicas para o escritório contábil se blindar de quedas no faturamento

Anderson Hernandes Anderson Hernandes | Atualizado em: 26/03/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

3 dicas para o escritório contábil se blindar de quedas no faturamento

Quando há perdas de clientes e queda no faturamento, o que fazer para amenizar essa situação para que isso não influencie diretamente os resultados do seu escritório contábil?

Neste vídeo, dou três dicas para você preparar o seu escritório, caso ele já esteja ou possa estar caminhando para essa situação.

1. Invista em sua estratégia de marketing

Por mais óbvio que isso possa parecer, eu vejo empresas pensando nessa possibilidade apenas quando vê os números caindo, quando a situação começa a ficar complicada e não conseguem novos clientes, quando o faturamento começa a diminuir… enfim, pensam no marketing como uma estratégia “salva-vidas”. Quando, na realidade, o marketing contábil é, hoje, a estratégia que mais traz resultado para as empresas contábeis de qualquer porte.

O marketing deve sempre estar lado a lado com o planejamento estratégico da empresa, como uma ferramenta de crescimento e não de recuperação!

2. Não demore em cortar custos desnecessários

Caso você tenha uma queda na carteira de clientes, ou seja, uma queda de serviço, não adianta ficar parado esperando conseguir novos clientes para repor a falta dos que saíram, enquanto possuir pessoas “sobrando” em sua organização. Por mais triste que seja se desfazer de algumas pessoas do seu time, pode ser a única solução para que essa queda no faturamento não venha a interferir diretamente nos resultados do seu escritório.

3. Não fique refém de um único segmento

Quando se presta serviço para apenas uma área de atuação, como a área comercial, o que acontece? Bom, se a área comercial tiver um problema, isso irá influenciar diretamente nos seus resultados. Por isso, forme uma carteira ampla de clientes para que você não fique preso a apenas um segmento.

Para saber mais detalhes sobre cada dica, assista ao vídeo:

Leia também