Produtividade

4 dicas de produtividade para seu escritório de contabilidade

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

4 dicas de produtividade para seu escritório de contabilidade

De uns tempos para cá, todas as empresas enfrentam a necessidade de fazer mais com menos. E se hoje essa necessidade se estende em todos os segmentos empresarias, não seria diferente dentro de uma contabilidade, não é mesmo? Por conta disso, separamos algumas dicas de produtividade para seu escritório de contabilidade.

1. Pare de fazer horas-extras

É importante não sobrecarregar a nós mesmos para manter um alto nível de produtividade. O que isso quer dizer? Quer dizer que quanto mais se trabalha, menos produtivos e eficientes somos a curto e longo prazo. Achou meio confuso? Fique tranquilo, muitas pessoas confundem o significado de produtividade. Ao contrário do que pensam, produtividade é ser mais rentável com menos esforço, ou seja, produzir mais em menos tempo.

Da próxima vez que você estiver se perguntando por que não está trabalhando de forma produtiva, o motivo pode ser simples: talvez você esteja entre os 70% de pessoas que não descansam o suficiente.

2. Não diga sim a tudo

De acordo com o Princípio de Pareto, 20% do seu esforço produz 80% dos resultados; no entanto, 20% dos resultados consomem 80% do esforço. Ao invés de trabalharmos mais, deveríamos focar nos esforços que produzem 80% dos resultados e esquecer do resto. Assim, teríamos mais tempo para focar nas tarefas mais importantes. Nas contabilidades, sabemos que na prática é diferente, mas mesmo vivendo nessa realidade, deveríamos aprender a não aceitar tudo quanto é tarefa, achando que assim teremos mais produtividade, mas que na verdade apresentam pouco ou nenhum resultado.

3. Automatize seus processos manuais

Geralmente, as contabilidades e profissionais da área contábil acabam se vendo sem saída quanto aos processos manuais de seus escritórios, pois parece ser mais seguro e cômodo, além do receio de perder tempo buscando novas ferramentas e softwares que facilitariam todo esse trabalho manual. O que na verdade é um grande engano.

Se você gastar uma semana para encontrar uma ferramenta que automatize os seus processos e com ela ganhar, pelo menos, um dia por mês, em cinco meses você “pagou” o investimento de tempo inicial e, após isso, é somente lucro. Por falar nisso, você já conhece o ContaAzul para Contadores?

4. Pare de fazer horas-extras mesmo! Tenha um tempo só pra você

A maioria das pessoas não percebe que muitas vezes focam tanto naquilo que está fazendo, que acabam esquecendo que existe um mundo a sua volta. Isso é bom? Sim, até o momento que deixa de ser saudável. É importante que tenhamos um tempo para a reflexão. Muitas vezes encontramos as soluções quando não estamos à procura delas. É vital para todos nós aprendermos mais sobre o nosso corpo e encontrar maneiras de otimizar a nossa energia para uma vida mais feliz e bem sucedida.

Para finalizar, vamos fazer uma checklist de produtividade:

1. Evitar horas-extras;
2. Trabalhar menos e com mais qualidade;
3. Focar nos processos mais importantes;
4. Automatizar os processos repetitivos;
5. Fugir de processos manuais;
6. Ter um tempo para si mesmo;
7. Cuidar da mente e do corpo.

Como você avalia a sua contabilidade? Tem tido produtividade? Deixe seu comentário.

Leia também