Produtividade

5 dicas para manter seu escritório contábil motivado e produtivo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

 

5 dicas para manter seu escritório contábil motivado e produtivo

Manter sua equipe motivada é desafiador, mas extremamente importante para a produtividade e para evitar o alto índice de rotatividade no seu escritório contábil.

Se você reparar, a palavra motivação é, na verdade, a junção de duas outras palavras: motivo e ação. Portanto, podemos entender que motivação é nada mais, nada menos do que agir por um motivo. Ou seja, se alguém disser que está desmotivado, entenda da seguinte maneira: não estou vendo um motivo para eu me esforçar a fazer isso.

Dentro de uma empresa, são inúmeros os motivos que podem desanimar uma equipe. Apesar de muitos deles não dependerem de você, eles existem e precisam ser diagnosticados.

Os processos burocráticos dentro de um escritório de contabilidade, apesar de o escritório não estar livre disso, acabam por estressar e desanimar o funcionário. Principalmente quando ele se vê apertado quanto a prazos para contabilizar os impostos, fazer a folha de pagamento e/ou os fechamentos contábeis. Sem contar quando o cliente fica de enviar alguma documentação e faz com que o profissional não consiga avançar as etapas do dia a dia.

Outros fatores já dependem de escritório para escritório, como a falta de um plano de carreira, por exemplo, o não investimento na capacitação profissional do colaborador ou, até mesmo, a falta de alguns benefícios contratuais, tais como vale-transporte, alimentação e plano de saúde. É muito difícil para pequenas empresas investirem nesses benefícios. Uma saída é encontrar uma empresa que presta serviço de gestão de programas de conteúdo, como a Convenia.

Abaixo, listamos 5 dicas de como você pode manter seu escritório mais motivado e produtivo. Confira:

1. Relacionamento saudável

Tão importante quanto o relacionamento com o cliente é o relacionamento com a sua equipe. Conheça os sonhos e desejos pessoais e profissionais de cada membro e mostre-se interessado em ajudar a realizá-las. É importante solicitar feedbacks (positivos e negativos) de suas funções, ser imparcial quanto às reclamações e disposto a incentivar, mostrando algum benefício ou uma possível solução para o problema.

Ter um relacionamento além do profissional é fundamental para que você possa adaptar seus esforços motivacionais de acordo com as necessidades específicas de cada funcionário.

2. Oportunidades de desenvolvimento

Nada mais motivador do que um funcionário que se sente reconhecido. Por mais que empresas de pequeno porte dificilmente conseguem oferecer uma progressão na carreira e/ou promoções, nada impede você de oferecer cursos, contratar palestrantes e profissionais contábeis para compartilhar experiências com o seu pessoal.

É muito difícil ficar motivado por muito tempo, principalmente quando não se é lembrado ou quando não se vê um futuro dentro da empresa.

3. Estimule sua equipe a conhecer todos os departamentos

Fazer um rodízio entre o pessoal uma vez ou outra é uma excelente solução para que a equipe não entre no automático a ponto de acabarem entediados e desanimados. Além disso, é uma oportunidade para que cada um possa conhecer a empresa por completo, aprendendo e compartilhando seus conhecimentos uns com os outros.

4. Reconheça o desempenho do funcionário, e não o do escritório

É de extrema importância que um funcionário seja reconhecido pelo seu rendimento. Parabenizar o pessoal pela redução de erros ou a conclusão de uma auditoria bem sucedida, por exemplo, é um comportamento de líder que todo funcionário espera e anseia.

Algo bastante comum nas empresas, mas que vem se perdendo, são as premiações de funcionário do mês. Pequenos presentes, como ingressos de cinema, cartões de presente e bônus inesperados tendem a ser tão motivadores quanto grandes bonificações.

5. Inovações tecnológicas

Muito se fala hoje no setor contábil sobre investimentos estratégicos em tecnologia, oferecendo um caminho de migração e integração. Mas como isso pode influenciar na motivação e produtividade da equipe? Basicamente em tudo!

Muitas automatizações já ajudam os seus colaboradores a realizar os fechamentos contábeis de seus clientes, como por exemplo a baixa das notas fiscais de saída dos clientes que pode ser feita do site do governo. Mas isso é só o começo. Uma das tendências do setor é estar cada vez mais inserido no meio digital: eliminar de vez toda a redigitação por meio de integração contábil, liberar mais tempo para a sua equipe pensar no estratégico, investir no relacionamento com os seus clientes, aumentar sua carteira de clientes e, com isso, ter mais produtividade.

Contador, abaixo criamos uma checklist das principais ações que você pode tomar para motivar o seu pessoal:

(✓) Conheça a sua equipe: descubra seus sonhos e ambições;
(✓) Invista na carreira profissional da sua equipe: crie um ambiente de aprendizado e troca de experiências;
(✓) Incentive os funcionários a conhecerem outras áreas do escritório, para não entrarem numa rotina entediante e pouco estimulante;
(✓) Reconheça o desempenho da equipe de forma individual e coletiva;
(✓) Invista em inovações tecnológicas para tornar o trabalho mais produtivo, prático e prazeroso.

Leia também