Contabilidade

7 lições do workshop Profissionalização do Escritório Contábil, com Ângelo Machado

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Para atender todos os seus clientes com qualidade e garantir demanda recorrente, é fundamental profissionalizar as atividades do escritório de contabilidade. Isso inclui a repaginação dos processos, eliminação de tarefas manuais e o uso da tecnologia;
  • A estrutura organizacional do escritório e a postura consultiva perante o cliente foram assuntos do workshop realizado pela Conta Azul com um de seus contadores parceiros, Ângelo Machado. O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Empresário Contábil;
  • Seja você também um contador parceiro da Conta Azul e aproveite uma série de benefícios do nosso Programa de Parceria, como posição de destaque na página Encontre um Contador, sistema para gestão financeira do escritório e acesso a vários cursos da Universidade Conta Azul.

Experimente grátis a Conta Azul!

Está difícil conquistar mais clientes para o seu escritório? Os atuais reclamam muito, não veem valor nos seus serviços e o trabalho só aumenta?

Agora, a pergunta mais importante: o que você tem feito para mudar essa situação?

O primeiro passo para virar esse jogo é profissionalizar os seus serviços e isso significa  reformular processos, abandonar tarefas manuais e assumir uma postura de contador 4.0 — consultivo e indispensável para seus clientes.

Nessa caminhada, você não precisará mais ficar conferindo papéis e digitar informações, pois terá mais tempo disponível para ajudar os clientes nas tomadas de decisões. Para isso, a tecnologia deve ser sempre a sua melhor aliada.

Essas e outras discussões fizeram parte do workshop realizado pela Conta Azul em comemoração pelo Dia do Empresário Contábil. O evento contou com a presença de Ângelo Machado, parceiro Diamante da Conta Azul e empresário de sucesso no ramo da contabilidade. Ele é fundador da Fábrica de Contabilidade, empresa responsável pela terceirização de rotinas contábeis, que tem como objetivo dar mais tempo para a profissionalização de contadores e aumentar a rentabilidade de escritórios contábeis.

Preparado para mudar a realidade do seu escritório? Boa leitura!

angelo-machado

Dia do Empresário Contábil: comemoração teve workshop de Ângelo Machado

Dia 12 de janeiro é comemorado o Dia do Empresário Contábil. Para presentear todos os nossos parceiros e clientes, convidamos Ângelo Machado, parceiro nível Diamante, embaixador da Conta Azul e fundador da Fábrica de Contabilidade, para contar um pouco da sua história no workshop Profissionalização do Escritório Contábil.

Ângelo Mori Machado é Contador, pós-graduado em Finanças, Diretor Executivo da Gerencial – Contabilidade, Auditoria e Consultoria e de sua spin off chamada Comece Com o Pé Direito, onde estão concentradas as startups e empresas de tecnologia que a empresa atende.

Ângelo sempre acreditou que as pessoas são partes importantíssimas de qualquer negócio e por isso, compara os colaboradores de uma empresa ao time de futebol Real Madrid: juntos e engajados alcançam resultados incríveis.

Mas para que a equipe coloque suas habilidades em jogo, Ângelo afirma que o empresário contábil é quem deve oferecer as condições necessárias para entrarem confiantes em campo.

Confira mais sobre a história de Ângelo Machado no vídeo abaixo:

Histórias de Sucesso Conta Azul Mais: O time da contabilidade

7 lições importantes do workshop Profissionalização do Escritório Contábil

1. Olhe com carinho para a sua estrutura organizacional

A sua empresa contábil está bem estruturada? Existem processos bem definidos? Os clientes percebem isso?

Um dos pilares para o crescimento sustentável de qualquer escritório é construir uma estrutura organizacional sólida. Na prática, isso significa ter planejamento, processos e ramo de atuação bem definidos.

Para desenhar a sua estrutura organizacional, a análise de dados deve ser considerada. Afinal, são os números que indicam:

  • Onde você pode ou não investir;
  • Informações-chave como o tempo médio de retorno do investimento;
  • Quais são os clientes mais e menos rentáveis.

Além de facilitar o trabalho no dia a dia, esse aspecto acaba sendo um diferencial competitivo do escritório no mercado, já que você consegue identificar o que deve ser ajustado para oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.

2. Entenda os benefícios de segmentar e mapear o mercado

Ao segmentar o mercado, você consegue criar padrões operacionais de atividades com base em processos bem estruturados. Assim, é possível escalar a empresa contábil muito mais rápido.

O mapeamento de mercado também ajuda a formar uma equipe especializada no ramo de atuação do seu escritório e a direcionar melhor os esforços para atrair talentos.

Outras vantagens de mapear e segmentar o mercado são:

  • Posicionamento como autoridade no assunto, já que você saberá exatamente em qual área focar;
  • Criar uma boa estratégia de comunicação;
  • Desenvolver estratégias eficientes;
  • Melhorar os próprios serviços, pois o mapeamento do mercado também inclui o benchmarking dos concorrentes;

“ Mas qual é o melhor mercado/segmentação?”.

Não existe resposta para essa pergunta. O mercado ideal é aquele que você tenha afinidade e encontre oportunidades para crescer, oferecendo serviços diferenciados.

3. Estude a dor e a qualidade das entregas do seu escritório

Clientes não veem valor nas guias pagas em dia ou nos balancetes, isso é encarado como atividade de rotina. O que faz a diferença no relacionamento com seus parceiros é a adoção de uma postura consultiva e o oferecimento de suporte no dia a dia.

O relacionamento próximo ajuda a identificar as qualidades e os gargalos dos serviços prestados. Feito isso, é possível definir como serão aprimorados esses pontos positivos e como os problemas serão resolvidos.

4. Dê visibilidade aos profissionais da sua equipe

Fuja do “Eu e meus negócios” e dê protagonismo para sua equipe. As pessoas são as chaves do sucesso de qualquer empresa de contabilidade e é de responsabilidade do empresário contábil desenvolvê-las.

Invista em cursos, capacitações, treinamentos e material para que o seu time possa estudar e se aprofundar cada vez mais na área de atuação do seu escritório. Além disso, promova um ambiente de trabalho leve e saudável, com processos descomplicados. Menos controle e mais liberdade.

Com autonomia, a sua equipe pode tomar decisões e se sentir mais à vontade ao opinar sobre melhorias para sua empresa contábil.

“E se depois de estudarem tanto, eles forem embora?”

Não se preocupe com isso. O importante é que eles sejam os melhores profissionais enquanto trabalham na sua empresa.

5. Mapeie as tecnologias que possam otimizar seu tempo

O caminho para alcançar um atendimento de excelência é mapeando os processos internos que levam mais tempo e quais tecnologias podem ser aplicadas para otimizá-los.

Um exemplo é a digitação de documentos, atividade manual que toma muito tempo da equipe, oferece mais riscos operacionais e consome tempo com correções.

Para resolver esse problema, a solução é optar por um sistema que salve as informações da carteira de clientes, como a Conta Azul Mais. Assim, a cada documento, não será necessário fazer o preenchimento completo.

Faça um teste grátis do Conta Azul Mais clicando aqui.

6. Estude seu público para desenvolver uma comunicação assertiva

Identificando as dores, os principais receios e as expectativas do público, você terá os insumos necessários para desenvolver uma comunicação assertiva.

O seu foco deve estar em oferecer conteúdos de valor, principalmente nas redes sociais, para agregar conhecimento ao seu público, respondendo dúvidas e dando dicas.

Assim você demonstra o quanto o seu escritório é autoridade no assunto e capaz de resolver não só os problemas contábeis, mas também outros gargalos de uma empresa.

7. Seja consultivo e foque no apoio à tomada de decisão

Como falamos, o cliente está em busca de soluções para o negócio. As rotinas contábeis (geração de guias, balancetes) são matérias-primas e não informação.

Por isso, analisando os dados do cliente, assuma uma postura consultiva e ofereça soluções reais e duradouras, com base em números e dados. Além de resolver os problemas, você também fortalece o relacionamento com sua carteira.

7-licoes-do-workshop-profissionalizacao-do-escritorio-contabil-com-angelo-machado1

Seja você também um contador parceiro da Conta Azul!

A Conta Azul sempre encarou nossos clientes como verdadeiros parceiros. Nos posicionamos oferecendo soluções para a rotina do escritório e promovendo um espaço de divulgação para quem acredita no nosso trabalho.

Ao se tornar um contador parceiro, você tem a oportunidade de:

  • Destacar seu escritório na página Encontre um Contador e atender clientes do Brasil inteiro, de onde estiver;
  • Realizar todos os cursos da Universidade Conta Azul;
  • Acessar gratuitamente o sistema Conta Azul Gestão Financeira para gerenciar o financeiro do seu escritório e controlar o recebimento de honorários com integração ao fluxo de caixa;
  • Oferecer descontos progressivos para os seus clientes adquirirem à Conta Azul Pro, um ERP desenvolvido para as micro e pequenas empresas;
  • Receber bônus em cashback para cada cliente conectado.

Além desses benefícios, seu escritório garante acesso ao Conta Azul Mais, um sistema 100% gratuito para Contadores que faz a gestão completa da sua carteira de clientes.

É ele quem vai eliminar os processos manuais, facilitar a visualização dos principais dados dos seus clientes, integrar a contabilidade aos principais setores das empresas que você atende e muito mais.

Como funciona o Programa de Parceria?

O Novo Programa de Parceira da Conta Azul possui 5 níveis —  Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante. Os benefícios se acumulam de um nível para outro.

Parceiros nível Diamante são convidados para serem os embaixadores da Conta Azul, podem receber convites para realizar palestras em nossos eventos e ficam sabendo de todas as nossas novidades em primeira mão.

Dê um salto na contabilidade com a Conta Azul. Clique aqui e conheça o nosso Programa de Parceria!

O compromisso da Conta Azul com escritórios contábeis e seus clientes

O propósito da Conta Azul é transformar o Brasil por meio do empreendedorismo e o nosso compromisso com contadores e empreendedores vai muito além de oferecer uma plataforma para facilitar a rotina.

Nesses 10 anos de existência, promovemos mais de 200 eventos, que reuniram mais de 19 mil participantes em 580 horas de muita troca de conhecimento.

Abrimos o ano com o workshop Profissionalização do Escritório Contábil, no dia 12 de janeiro, apresentado por Ângelo Machado e em breve teremos muitos outros!

Fiquem ligados para os próximos eventos que serão promovidos pela Conta Azul.

Leia também