Contabilidade

9 tendências de serviços contábeis para aderir no seu escritório

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 15/08/2023 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Todo empreendedor precisa contar com o apoio da tecnologia para não perder competitividade. O mesmo vale para os escritórios de contabilidade, que devem acompanhar as tendências para prestar apoio aos seus clientes;
  • Contadores têm um papel fundamental junto às empresas, pois influenciam seus processos de tomada de decisão. Acompanhar as evoluções da área é indispensável para isso ser feito com máxima eficiência e satisfação;
  • Para se alinhar às principais tendências da tecnologia e proporcionar as melhores experiências aos seus clientes, conheça as ferramentas da Conta Azul Mais.

Conheça a Conta Azul Mais!

Todo profissional de contabilidade ou dono de um escritório contábil precisa saber que o mundo já é digital. De maneira crescente, a tecnologia está transformando a forma com que os negócios trabalham.

Isso significa que, para ter sucesso ao vender seus serviços contábeis, você deve ficar atento aos avanços e inovações que hoje ditam a competitividade do mercado.

Ou seja, você precisa conhecer as tendências do setor para conseguir se destacar dos concorrentes, aumentar sua escala de atuação e oferecer mais valor aos clientes.

Confira as evoluções em serviços contábeis que o seu escritório não pode perder de vista e como aderir a elas. Acompanhe os seguintes tópicos!

Todo empreendedor precisa contar com o apoio da tecnologia para não perder competitividade. O mesmo vale para os escritórios de contabilidade, que devem acompanhar as tendências para prestar apoio aos seus clientes;

O papel da tecnologia para o avanço dos serviços contábeis

Para começar, seria impossível abordar qualquer tipo de tendência de mercado sem mencionar o papel da tecnologia, não é mesmo?

Afinal, é só olhar ao redor para perceber como as inovações digitais influenciam as nossas vidas e ditam os nossos hábitos cotidianos.

Isso não é diferente para as empresas. Agora, quanto mais rápidos e inteligentes forem os recursos à sua disposição, maior será a sua capacidade de crescer e gerar lucros.

Para você ter ideia, mais da metade da economia mundial já possui fortes influências ou bases completas no digital em 2022.

Se partimos do princípio que toda empresa necessita de contadores parceiros para apoiar suas decisões, quer dizer que os serviços contábeis também precisam se adequar a essa nova realidade.

Pense bem: se um empreendedor troca suas tarefas manuais por recursos automatizados e otimiza seus processos com o apoio da inteligência de dados, por que ele escolheria um contador que não faz o mesmo?

Você pode até não acompanhar os avanços que surgem a todo momento na área. Contudo, será que essa seria a escolha certa para o seu escritório contábil?

Lembre-se: o mercado e a sociedade já são totalmente digitais. Com quase 80.000 empresas de serviços contábeis brasileiras competindo com a sua, faz todo sentido aderir às tendências da área para não ficar para trás da concorrência.

9 tendências de serviços contábeis

Agora você já sabe o porquê de a tecnologia ser tão importante para os seus serviços contábeis. Então, vamos às tendências que devem ditar os novos rumos da área?

Na hora de aderir a essas inovações, comece por aquelas que mais fazem sentido para a realidade do seu escritório de contabilidade.

Afinal, as demandas dos clientes estão mudando em um ritmo cada vez mais acelerado. Quanto mais você conhece as soluções que as empresas podem precisar em um futuro próximo, mais rápida é a sua adaptação para oferecê-las.

1. Business Valuation

No Business Valuation, ou Avaliação de Empresas em tradução literal, os contadores conseguem determinar com exatidão quanto valem os negócios de seus clientes perante o mercado.

Esse é um diferencial para garantir uma gestão mais assertiva e para crescer por aportes financeiros. Isso é ainda mais importante diante do dinamismo do cenário atual.

Esse tipo de serviço é viabilizado graças à capacidade de organização e controle das tecnologias de inteligência de dados.

Ao dominá-las, os profissionais contábeis podem calcular o valor com o apoio de inúmeras ferramentas, conseguindo estimar o fluxo de caixa, indicadores de performance, índices de risco, capitalização de resultados, e assim por diante.

2. Conciliação contábil

A conciliação contábil sempre foi uma etapa importante para as empresas. Contudo, não há mais espaço para ela ser feita manualmente.

Imprimir extratos e comprovantes, separar contas, conferir movimentações e comparar todas as informações, uma a uma, é algo que leva muito tempo e pode gerar erros.

Atualmente, a demanda pela integração de sistemas é crescente e com ela, a conciliação é feita de maneira imediata, sem margens para erros. O resultado é uma gestão precisa e inteligente.

3. Contabilidade consultiva

Uma das maiores tendências é que os serviços contábeis sejam muito mais voltados à área de consultoria.

Isso porque, a tecnologia não só simplifica o acesso aos dados dos clientes, mas também facilita a interpretação através de relatórios e dashboards inteligentes. Dessa forma, ela permite que os contadores deem mais relevância ao trabalho e ajudem na tomada de decisão dos empreendedores, agregando mais valor aos negócios.

Na mesma medida em que a digitalização contábil fornece insights valiosos para a gestão, ela também automatiza as rotinas técnicas. O resultado é ainda mais tempo e foco para a prestação de uma contabilidade consultiva.

4. Diagnóstico financeiro

Ainda sobre os relatórios gerenciais e insights de negócios, eles devem ser usados para que o contador seja mais proativo no relacionamento com os clientes.

A ideia é não ser mais reativo aos pedidos dos seus clientes. No lugar disso, a contabilidade já deve antecipar as necessidades e prestar orientações de rotina.

Com os dados integrados e automatizados, você pode realizar diagnósticos financeiros e tributários dos negócios e a partir deles, recomendar ações efetivas de crescimento, traçar metas realistas para o futuro, indicar ajustes, oportunidades para investir, entre outras ações importantes.

5. Escrituração digital

A contabilidade digital já é uma realidade. Isso quer dizer que a elaboração de documentos manuais deve, definitivamente, dar lugar para a escrituração digital.

Nesse sentido, a tecnologia mais conhecida é a do SPED Fiscal. Como nas outras tendências, trata-se de um recurso que agrega mais rapidez e eficiência para as rotinas contábeis.

Sem a necessidade de elaborar documentos físicos, as chances de erros humanos, retrabalhos e perda de tempo são praticamente nulas.

6. Gestão inteligente

Tanto a escrituração digital, quanto os demais recursos tecnológicos que mencionamos anteriormente, são voltados à otimização do tempo dos contadores.

Nesse ponto do artigo, já é fácil perceber que os serviços contábeis de diagnóstico, consultoria e de tomada de decisão estão se tornando protagonistas.

Por mais que a tecnologia já garanta a disponibilidade e a automatização necessárias para atender a essas demandas, só isso não basta.

Na verdade, os empreendedores contábeis precisam entender como gerenciar essas informações, alinhando os insights produzidos em seus relatórios à realidade e às necessidades específicas de cada empresa em sua carteira de clientes.

7. Planejamento tributário

Um bom contador consultor também é aquele que torna as obrigações mais simples e viáveis para os seus clientes.

Com os sistemas de integração contábil, todas as informações da área financeira podem ser automatizadas, ficando simples manter-se alinhado às exigências legais e atender ao Fisco sem gastar horas com buscas de arquivos, conferências e digitações.

Além disso, a maior vantagem está relacionada ao planejamento. Com os dados integrados e tratados em tempo real, é possível compreender a situação tributária do negócio e atender às demandas com mais assertividade.

8. Recuperação de crédito

Ao lado do planejamento tributário, a recuperação de crédito está entre os serviços contábeis que mais devem se beneficiar da tecnologia.

Como você já deve saber, é possível reaver certos tributos dos clientes. Isso vale para aqueles pagos em duplicidade, indevidamente ou em valores maiores que o necessário.

Os impostos federais mais recuperados incluem o PIS, IPI, COFINS, IRPJ, CSLL, ISS e FGTS. Já os tributos estaduais são o ICMS e o ICMS-ST. Em âmbito municipal, se destaca o ISS.

Mais que entender sobre a realidade tributária das empresas, um bom contador empreendedor é aquele que simplifica a análise e todo o processo de recuperação. É justamente nesse ponto que os sistemas de integração contábil se destacam novamente.

9. Terceirização de serviços (BPO financeiro)

Além de fornecer uma contabilidade consultiva, os serviços contábeis também estão muito voltados à terceirização completa do setor nas empresas.

Essa é uma solução chamada BPO financeiro. Nela, os negócios optam pela atuação completa e terceirizada de um escritório contábil no lugar de contratar funcionários para isso.

O grande benefício é justamente a expertise, a qualificação e a infraestrutura tecnológica que os contadores agregam às organizações no processo.

Ao mesmo tempo, isso também gera uma economia significativa de custos. O BPO financeiro gera reduções de 20% a 65%, que está atrelado a questões como folha de pagamento, tributos e benefícios em geral.

Ofereça melhores serviços contábeis aos seus clientes com a Conta Azul!

Não sabe por onde começar a aderir às tendências de serviços contábeis que apresentamos para você?

Para começar, o primeiro passo é ter um sistema com todas as ferramentas que você precisa para modernizar o trabalho. Com a Conta Azul Mais, você reúne todas as demandas, informações, movimentações  e documentações dos seus clientes em um único ambiente digital.

Simplifique suas rotinas e ações com recursos automatizados e, ao mesmo tempo, poupe tempo para se dedicar às necessidades reais dos seus parceiros e ainda ganhe mais inteligência para os seus serviços com relatórios intuitivos.

De um lado, os empreendedores cuidam de sua gestão financeira pela Conta Azul Pro. Do outro, você recebe as informações em tempo real para a parte contábil na Conta Azul Mais.

Mais que ter um sistema sob medida para as suas necessidades, você ainda pode simplificar seu processo de transformação com nosso Programa de Contadores Parceiros.

Ele é gratuito e libera diversos benefícios a cada nível. Incluindo consultorias, cursos sobre contabilidade, recursos tecnológicos de Fiscal, Folha e Contábil, entre outras soluções para impulsionar o seu crescimento e produtividade.

Quer ter acesso à melhor tecnologia para otimizar os seus serviços contábeis e encurtar o seu caminho rumo às principais tendências da área? Faça agora seu cadastro gratuito e comece sua jornada na Conta Azul Mais.

Leia também