Contabilidade

A importância da contabilidade para uma empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Entenda o que o profissional de contabilidade faz e porque ele é considerado indispensável para qualquer empresa;
  • Hoje em dia, a contabilidade pode ser digital, online ou das duas formas. Veja quais são as diferenças;
  • Veja como a Conta Azul facilita o processo contábil, integrando a contabilidade, financeiro, estoque, fluxo de caixa e vendas, além de emitir notas fiscais.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

 

Cada vez mais a presença de um contador nas empresas deixou de ser um privilégio de poucos, e se tornou algo mais necessário. Afinal de contas, uma companhia que tem uma estrutura contábil que funciona, passa a se destacar da concorrência e cresce mais. O setor de contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa, ele é essencial para organizar as finanças e também as responsabilidades fiscais do negócio.

Apesar de alguns critérios para registrar e calcular a movimentação financeira da companhia, o trabalho de um contador não se resume apenas a isso. Ele também é parte fundamental para guiar os futuros caminhos da empresa, por isso, se você quer saber como ser um contador mais eficaz, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos para você.

Boa leitura!

a-importancia-da-contabilidade-para-uma-empresa

O que um contador faz?

Algumas funções que um contador faz no seu dia a dia estão atreladas ao sistema de controle que organiza e registra tudo o que envolve as finanças de uma empresa, assim como apontar qual é a situação econômica, financeira e patrimonial da empresa.

Além disso, o contador também analisa todos os relatórios contábeis e acompanha a execução de projetos econômicos da empresa, sempre levando em consideração todo o capital que entra e sai, para que assim, a companhia possa prever possíveis problemas.

Nesse sentido, ter uma contabilidade bem-feita é fundamental para que gestores e funcionários possam saber sob quais condições financeiras o negócio se encontra e então, possam tomar decisões que vão garantir bons resultados.

Vale ressaltar também que um contador ou empresa de contabilidade pode servir como um consultor do empreendedor; visto que esse tipo de serviço detém informações muito valiosas. Por isso, um contador é peça-chave para os diferentes desafios que a empresa possa passar (desde aqueles apresentados na abertura, até os que surgem durante o funcionamento da empresa).

Quando a empresa está estabelecida, o contador pode controlar os impostos pagos, analisar o desempenho financeiro dos negócios e ainda elaborar o planejamento tributário, por exemplo. E vale destacar que uma das principais preocupações de um contador é garantir a regularidade fiscal da empresa, sempre acompanhando quaisquer mudanças na legislação.

 

Vantagens de um processo contábil organizado

Por auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões, o setor contábil pode ser considerado como um sistema de informação da empresa. Afinal de contas, ele analisa toda a operação financeira da empresa, sempre visando a reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Dessa forma, ter um processo contábil bem organizado, auxilia a companhia a ter um controle maior sobre despesas, planejar novas oportunidades e ainda avaliar o desempenho real da organização.

Neste sentido, o serviço contábil oferece funções como mensurar, identificar, analisar e reportar qualquer informação relacionada à economia, para que os gestores possam estar mais bem preparados.

a-importancia-da-contabilidade-para-uma-empresa-2

Principais responsabilidades do contador ou escritório contábil

Fluxo de caixa

O Fluxo de Caixa é uma das atividades mais recorrentes dos profissionais de contabilidade. Ele aponta tudo relacionado à entrada e saída de caixa, sempre com o intuito de desenvolver uma análise mais precisa sobre a efetividade da empresa.

Assim, se for feita da maneira correta, pode reduzir a margem de erros e consequentemente, melhorar os resultados obtidos pela companhia. Portanto, ele aponta todo dinheiro que entrou no caixa, que saiu e ainda o resultado obtido dessas operações.

Esse registro é muito importante para que os gestores consigam ter uma compreensão melhor sobre a operação da empresa e identificar possíveis falhas ou oportunidades.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é a demonstração financeira mais importante. Através de sua análise, é possível compreender toda a configuração patrimonial de uma companhia.

Ele evidencia as informações de todas as transações realizadas pelo negócio, e representa o equilíbrio do patrimônio.

Folha de pagamento

A folha de pagamento dos funcionários e dos fornecedores também passa pelo setor de contabilidade. É assim, que a empresa consegue ter um panorama maior sobre o que está pagando e se os valores estão valendo a pena com os resultados obtidos.

Contabilidade digital

De maneira resumida, a contabilidade digital é quando atrelamos o uso da tecnologia com os serviços contábeis. Para que assim, o trabalho seja feito de maneira mais eficiente e automatizada.

Portanto, esse tipo de serviço tem como base o uso de plataformas e softwares digitais para tornarem os processos contábeis mais dinâmicos, ágeis e acima de tudo, seguros.

Sob esse ponto de vista, o uso de inteligência artificial para esse tipo de serviço, garante mais precisão, diminuindo assim, as chances de erros. Algo essencial quando estamos falando da contabilidade da empresa.

Já para os clientes, há menos necessidade de manejar documentos impressos, visto que tudo passa a ser realizado digitalmente. Trazendo assim, mais eficiência e otimização do tempo.

Contabilidade digital x contabilidade online: qual a diferença?

Apesar de conceitos similares, a contabilidade online consiste no serviço contábil de maneira virtual, já a contabilidade digital o uso da tecnologia é mais presente.

Ou seja, a digital utiliza os mesmos recursos que a online, mas ainda oferece softwares, programas, aplicativos, entre outros.

 

Otimização de processos com a Conta Azul Mais

Para contadores, ou profissionais da área, que desejam otimizar seus processos, podem contar com o programa Conta Azul Mais. Um serviço de contabilidade digital que garante:

 

Maior controle financeiro empresarial

Com o nosso serviço, você pode fazer toda a gestão da empresa em apenas um único sistema de controle financeiro. Assim, consegue cuidar do seu negócio através de relatórios gerados em tempo real, da situação do fluxo de caixa e até das contas a vencer.

 

Nota Fiscal Online

Ao vender seus produtos ou serviços, você consegue emitir uma nota fiscal online com muita facilidade e velocidade, através da nossa plataforma.

 

Controle de Estoque

Garanta que o seu estoque não fique desabastecido e nunca mais perca uma venda. Através do nosso serviço, você possui uma visão mais ampla sobre o que está disponível e encontrar estratégias para melhorar as condições do seu estoque.

 

Boleto de cobrança

O boleto é um dos métodos de pagamento mais utilizados no nosso país, por isso, oferecer essa opção para os clientes, garante mais oportunidades de vendas para a sua empresa.

Ficou interessado? Acesse o nosso site e saiba como a Conta Azul pode te ajudar a organizar a contabilidade do seu negócio ou dos seus clientes!

 

 

 

Leia também