Estratégias de aquisição de clientes em empresas contábeis

Aquisição de clientes contábeis

Falta tempo para ir atrás de novos clientes em sua empresa contábil? Tudo bem, a gente entende.

Garanta seu lugar

São muitas tarefas, muitos números e muitos processos, todos em cima da sua mesa, e não dá para tirar o olho. Afinal, um erro pode custar caro.

Se essa é a sua realidade, nós temos uma boa notícia. É possível acelerar rotinas operacionais, automatizar ações e usar o seu tempo para uma atuação estratégica, que vise à expansão do negócio.

Para isso, é preciso encontrar atalhos que facilitem o seu trabalho e o levem para mais perto dos seus clientes - atuais e potenciais.

Neste artigo, você vai entender como ganhar tempo para a aquisição de clientes, quais estratégias podem ser utilizadas e por qual razão é tão importante fidelizar quem você já atende.

Como ganhar tempo para conquistar clientes

Há várias ferramentas que você, contador, pode utilizar para gerenciar melhor seu tempo de trabalho.

Com a tecnologia cada vez mais incorporada à rotina, não é difícil encontrar no mercado soluções que automatizam boa parte das tarefas burocráticas de um profissional contábil.

Uma das medidas essenciais é adotar um software de gestão na empresa.

De modo geral, esses sistemas permitem manter informações e documentos centralizados em um único local, controlar datas importantes e gerar relatórios de forma automatizada.

O mais importante, no entanto, é que softwares de gestão contábil integram o lado do empresário e do contador.

Desse modo, o contador tem acesso aos dados registrados pelo cliente no sistema de gestão financeira.

Tudo em tempo real, sem o risco de acessar informações desatualizadas ou incorretas.

O cliente faz uma venda, o sistema emite uma nota, lança automaticamente a informação no sistema e esse dado chega na mesma hora ao painel de contabilidade, com os devidos registros fiscais e tributários.

Nesse sentido, podemos mencionar a economia de tempo como uma vantagem dos softwares de gestão.

Tenha em mente: você precisa gastar menos tempo em tarefas sem valor agregado, como montar relatórios e enviar documentos por e-mail, por exemplo, para se dedicar a atividades estratégicas da área contábil.

Além de adotar um software de gestão, é preciso gerenciar as horas de trabalho adequadamente, criando um espaço na agenda e na semana para investir na prospecção e captação, mesmo que isso signifique delegar tarefas contábeis a outros profissionais.

Para isso, faça uma projeção das horas gastas para cada atividade do seu escritório contábil e identifique quanto tempo é necessário, por dia, para manter seu negócio girando e atender a todos os clientes.

É essencial buscar o aumento da produtividade para que você possa se dedicar também às estratégias de incremento da clientela.

Existem várias técnicas que visam a aumentar a taxa de produção, como a Técnica Pomodoro, o Kanban e a Lei de Pareto, por exemplo. Vale pesquisar sobre os métodos e escolher aquele que fizer mais sentido para o seu perfil.

Softwares de gestão de tarefas também ajudam, pois possibilitam uma melhor visualização de todas as ações que devem ser executadas pelo profissional.

Quando contamos com esquemas visuais do que precisamos cumprir, fica mais fácil gerenciar as atividades.

Estratégias para conquistar clientes

Agora, vamos à parte estratégica: como conquistar clientes? Confira abaixo cinco métodos que você pode colocar em prática na sua empresa contábil.

1. Inbound marketing

Também conhecido como marketing de conteúdo, o inbound marketing consiste em oferecer conteúdo de qualidade no ambiente digital para atrair leads de venda para a empresa.

A ideia central é que o público para o qual o conteúdo é direcionado se interesse pela empresa e, em algum momento, adquira seus produtos e serviços.

Há várias formas de fazer isso: blog, presença nas redes sociais, newsletters e conteúdo otimizado para motores de busca (SEO).

Em outras palavras, é uma forma de fazer com que o cliente vá até a sua empresa por meio do conteúdo.

2. Outbound marketing

Ao contrário do inbound, o outbound marketing tem como objetivo ir atrás do cliente.

Para isso, são utilizadas estratégias de propaganda ativa, ou seja, de divulgação do produto ou serviço da empresa.

Esse tipo de marketing inclui propaganda por diferentes meios, desde jornais e revistas, patrocínio de eventos a anúncios no Google e nas redes sociais.

O intuito, no outbound marketing, é divulgar diretamente o serviço do contador, sem que o consumidor o conheça por meio um conteúdo com viés menos comercial.

3. Marketing boca a boca

As pessoas precisam falar bem de você para os outros. Ao ouvirmos opiniões positivas de quem conhecemos, ficamos mais propensos a entrar em contato com a empresa indicada. Para atrair clientes, portanto, você deve estimular o boca a boca.

Isso é ainda mais relevante no contexto atual, em que qualquer pessoa pode divulgar mensagens sobre a sua empresa nas redes sociais. Essa é uma oportunidade de engajar muitos usuários a favor do seu negócio.

Para isso, é essencial prestar um serviço excelente, focando na experiência do cliente.

Uma boa maneira de incentivar esse tipo de marketing é oferecer uma consultoria completa, atuando como um aliado estratégico do cliente por meio do seu trabalho como contador.

4. ContaAzul para Contadores

Outra forma de angariar clientes para sua empresa é utilizar o ContaAzul para Contadores.

Esse sistema de gestão online permite que você se cadastre em um diretório de contadores. Lá, empresários que também utilizam o sistema da ContaAzul procuram pelos contadores registrados.

Além de manter os dados dos seus clientes atuais mais organizados, o sistema serve como uma forma de divulgar o seu negócio, tornando-o mais conhecido entre as pessoas que buscam pelo serviço de contabilidade.

Você sai ganhando, e o empresário, também.

5. Sistema de indicações

Criar um sistema de indicações é uma forma engajar os seus clientes a trazerem mais pessoas para a empresa. Você pode criar uma dinâmica, por exemplo, em que todo cliente que indicar outra pessoa para contratar seu serviço ganhe um desconto.

Mesmo que você ofereça o desconto, os valores de lucro são compensados na medida em que novos clientes são acrescentados à sua base. Mas lembre-se de que as indicações só vão ocorrer se você proporcionar uma experiência satisfatória aos seus clientes atuais.

Fidelize antes de conquistar

Antes de partir em busca de novos clientes, você precisa criar uma estratégia de atendimento para fidelizá-los. Não adianta ampliar o número de clientes se o seu serviço não for satisfatório, fazendo com que eles migrem rapidamente para os seus concorrentes.

Uma das maneiras de fazer isso é se posicionar como aliado do empresário, auxiliando-o na tomada de decisões do negócio.

Isso ocorre quando o profissional contábil é capaz de atuar de forma mais estratégica, utilizando a contabilidade da empresa de modo a identificar oportunidades de crescimento para ela.

É desse modo que o empresário enxergará um valor real no seu trabalho. O papel estratégico do contador tem mais força do que suas atividades burocráticas, que também são importantes, mas sobre as quais o cliente enxerga menor valor.

No entanto, como já mencionamos, o contador precisa lançar mão de alguns recursos para gerenciar melhor o tempo - e, assim, se dedicar à parte estratégica.

É por isso que você precisa de um sistema de gestão para automatizar as tarefas operacionais do seu cotidiano.

Com ele, você vai elevar sua produtividade e manter o foco em atuar como um parceiro estratégico indispensável ao empresário.

Dessa maneira, mantê-lo fiel à sua empresa será o resultado do serviço qualificado que você presta a ele.

Garanta seu lugar

Se você gostou dessas dicas, compartilhe nas suas redes sociais. Aproveite para deixar um comentário com dúvidas sobre o tema para que possamos interagir.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.