Gestão

Auditor contábil: 5 passos para seguir essa carreira

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

O auditor contábil é um profissional em ascensão, e você pode aproveitar essa oportunidade. Siga a carreira com estes 5 passos.

Seguir a carreira de auditor contábil é a oportunidade do momento para os contadores.

Com o avanço dos programas de compliance e da fiscalização digital, esse profissional é cada vez mais necessário para garantir a conformidade e regularidade dos registros contábeis nas empresas.

Apesar da alta demanda, faltam auditores capacitados no mercado, e você pode aproveitar essa tendência para se destacar na área.

Para isso, comece acompanhando nosso guia de como se tornar um auditor contábil e aposte nessa carreira promissora.

O que faz um auditor contábil?

O auditor contábil é o profissional responsável por analisar e conferir os registros contábeis das empresas em busca de possíveis falhas de controle ou indícios de fraudes e irregularidades.

O objetivo desse trabalho é verificar se os dados contábeis da empresa são compatíveis com sua real situação econômica, patrimonial e financeira.

Para isso, o auditor examina o fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstrativos contábeis e outros instrumentos e processos da organização (como os controles internos), emitindo um relatório com possíveis problemas e indicações de correções e melhorias.

No caso, as auditorias podem ser internas, quando a empresa realiza o serviço internamente para melhorar seus processos e aumentar a segurança fiscal, ou externas, quando é preciso elevar a transparência diante do mercado.

As empresas de capital aberto, por exemplo, são obrigadas por lei a realizar a auditoria contábil para garantir a confiança dos investidores.

De modo geral, qualquer empresa pode contratar o auditor contábil em caso de suspeita de irregularidades na gestão (um desvio de verba, por exemplo), ou simplesmente para garantir a conformidade de seus registros contábeis e aumentar a sua credibilidade.

Por que o auditor contábil está em alta no Brasil

Hoje, no mundo globalizado e hiperconectado, o auditor contábil se tornou uma figura indispensável para garantir a conformidade e transparência das empresas.

No Brasil, especialmente, o histórico de escândalos e corrupção aumenta ainda mais a importância da auditoria, como único caminho para recuperar a confiança do mercado e estimular investimentos.

Desde a criação da Lei Anticorrupção, ou Lei nº 12.846 de 1º de agosto de 2013, as empresas passaram a se dedicar à área de compliance (também chamado de programa de integridade).

Afinal, a postura ética em conformidade com as leis e regulamentos é fundamental para construir a reputação da empresa no mercado e ampliar as oportunidades de negócios.

Nesse contexto, o auditor contábil é quem realiza o diagnóstico e inspeção das contas da organização, assegurando que o programa de compliance está sendo cumprido.

A questão é que o Brasil precisa de mais auditores: temos doze economistas formados para cada auditor, de acordo com dados da Fenacon, publicados em 2017.

Com a evolução da cultura de compliance e aumento da demanda pela auditoria contábil, a tendência é que a profissão cresça nos próximos anos.

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada dos auditores: com a adoção do SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital, a necessidade de auditorias internas só aumentou.

Por ser um dos sistemas de fiscalização mais modernos do mundo, ele exige que as empresas mantenham absoluta conformidade com as leis e otimizem a produção e envio de informações contábeis e fiscais, já que a análise é bastante rígida.

E ninguém melhor que o auditor contábil para deixar tudo nos conformes e reduzir os riscos de multas e sanções.

5 passos para se tornar um auditor contábil

Se você está interessado na carreira de auditor contábil, é melhor começar a investir em conhecimento para se destacar na área.

Veja como se tornar um especialista em auditoria na contabilidade.

1. Comece pela formação e registro

O primeiro pré-requisito para se tornar um auditor contábil é ser formado em Ciências Contábeis, o curso que garante a base técnica e teórica para atuar na profissão.

Depois, é fundamental ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região.

Até aqui, nenhuma novidade se você já exerce a profissão de contador, mas é preciso dar alguns passos além para ser um auditor.

2. Procure um curso de auditoria contábil

Se você já é formado e registrado como contador, o próximo passo é fazer um curso específico para atuar com auditoria contábil.

Esse passo é importante para conseguir sua aprovação nos exames de qualificação técnica necessários, pois há conteúdos exclusivos dessa área que vão além da contabilidade tradicional.

Uma dica é procurar cursos online como os do IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e da FGV online, por exemplo.

3. Faça o exame de qualificação técnica

Para começar sua carreira de auditor contábil, você precisa passar pelo Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC).

O exame é aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma vez ao ano em parceria com o IBRACON, e tem o objetivo de melhorar o nível técnico e científico dos auditores e peritos contábeis.

Entre os conteúdos cobrados no exame, estão conhecimentos gerais em contabilidade e conhecimentos específicos em legislação, perícia contábil, ética profissional e normas de auditoria aplicadas a cada tipo de empresa.

4. Escolha seu caminho na área de auditoria

Ao realizar o exame de qualificação, você deverá escolher sua habilitação com base no mercado em que deseja atuar: empresas reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB) ou pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Além disso, você pode se tornar um auditor independente, com mais liberdade para prestar serviços a qualquer empresa, ou um auditor interno, que integra equipes de auditoria e se responsabiliza por todos os controles.

5. Esteja sempre atualizado 

Para ter sucesso como auditor contábil, é importante que você se mantenha sempre atualizado — não apenas em relação à legislação, mas também sobre tendências, tecnologias e certificações.

Uma das principais exigências atuais é dominar métodos e ferramentas de auditoria digital, já que os processos tradicionais de conferência da papelada ficaram para trás.

Se a empresa utiliza uma plataforma de gestão financeira digital como a Conta Azul, por exemplo, seu trabalho será mais ágil e preciso, já que todas as informações estão disponíveis online e os documentos digitais facilitam o processo.

Se você estiver em dia com esses avanços, não faltarão oportunidades para prosperar como auditor contábil e se destacar no mercado.

E então, está preparado para seguir essa carreira?

Deixe seu comentário contando suas perspectivas em relação à profissão.

Leia também