Inovação

BI na contabilidade: como usar o Business Intelligence para decolar

Fábrica de Contabilidade Fábrica de Contabilidade | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Sabia que com o BI na contabilidade você transforma um amontoado de dados em informações estratégicas para o seu negócio?

Por meio de recursos visuais intuitivos, o Business Intelligence permite avaliar de forma simples e rápida o desempenho de empresas, além de indicar cenários futuros.

Interessado em saber como? Em parceria com a Conta Azul, a Fábrica de Contabilidade produziu esse conteúdo completo sobre como usar o BI na contabilidade.

Então, acompanhe os tópicos a seguir e descubra quais serviços ajudam seu escritório contábil a crescer e tomar decisões mais assertivas.

BI na contabilidade: o que é Business Intelligence?

BI na contabilidade é um conjunto de ferramentas tecnológicas que reúne, classifica e trata diferentes dados de um negócio, transformando informações importantes geradas pela contabilidade de fácil compreensão para a tomada de decisão no tempo certo.

BI é a sigla para Business Intelligence que, em português, quer dizer inteligência de negócios, algo fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Sua função é organizar dados de diferentes fontes e transformá-los em gráficos e dashboards interativos capazes de indicar padrões, tendências e melhores alternativas para a gestão.

Serviços de BI contábil

Além de facilitar a interpretação de informações econômico-financeiras do seu escritório, o BI na contabilidade também contribui com a tomada de decisões estratégicas para gerar um diferencial competitivo no mercado..

Os principais serviços de BI contábil são:

Desempenho financeiro

Inclui faturamento bruto, ponto de equilíbrio, margem de contribuição, margem de lucro, evolução de custos e despesas, índices de liquidez, linhas de tendência do retorno do investimento, forecast de resultado, dentre outros.

Previsão orçamentária

Reúne estimativas de receita, resultado líquido, custos e despesas, considerando cenários realistas, otimistas e pessimistas. Leva em consideração o planejamento estratégico, alimentando a avaliação dos resultados para decisões que corrijam o rumo do negócio no tempo certo

Análise tributária

Classifica os pagamentos de todos os impostos, taxas e contribuições ao longo de diferentes períodos, como mês, trimestre, semestre e ano.  É possível visualizar o efeito fiscal na lucratividade ao mesmo tempo que apoia  o planejamento fiscal futuro.

3 vantagens da consultoria em Business Intelligence

Com o BI na contabilidade, você transforma uma montanha de dados desconexos e de difícil interpretação em informações organizadas, compreensíveis e com foco nos pontos mais  relevantes.

Sem uma consultoria de Business Intelligence, os dados produzidos cotidianamente pela empresa são como um tesouro escondido, pois esses dados são um dos seus principais ativos

Para serem realmente úteis, eles precisam ser descobertos, lapidados e transformados em relatórios e indicadores que, de fato, agreguem muito valor.

Dentre as diversas vantagens do BI na contabilidade, podemos destacar:

1. Informação “desenhada”

Pense na análise de resultado de uma empresa.

As margens históricas de lucro dispostas em forma de gráfico darão a você muito mais condições de interpretar rapidamente se o negócio está indo bem ou mal.

Os gráficos mostram se a empresa está caminhando a passos firmes ou cambaleantes, se está crescendo ou em decadência e ainda dá a possibilidade de projeção de resultado com base no desenvolvimento e investimentos da empresa.

Os recursos visuais do BI na contabilidade traduzem os demonstrativos contábeis.

2. Indicadores de desempenho

Com o BI na contabilidade, você também monitora os principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) de seu negócio.

Margem de lucro, ponto de equilíbrio, ticket médio, dentre outras métricas tais como CAC, LTV, MMR, darão uma visão muito mais clara de como anda a saúde financeira e econômica do negócio.

3. Decisão assertiva

Por fim, com informações simplificadas e realmente relevantes à disposição, as decisões sobre o futuro da empresa passam a ser tomadas com base em dados sólidos e não em achismos ou na tentativa e erro.

Como contratar BI na contabilidade?

Ao contratar serviços de BI na contabilidade, escolha um parceiro que seja estratégico para o seu negócio.

Você vai precisar:

  • Mapear todos os dados da sua empresa e como estes estão estruturados, pois sem uma base organizada e bem estruturada não há BI que possa ajudar
  • Adotar um sistema de gestão eficiente
  • Identificar quais áreas são estratégicas da sua empresa e adotar a política de projeção orçamentária com revisão constante.

Feito isso, busque um prestador de serviço que ofereça uma solução completa de Business Intelligence com foco em gestão contábil e que ajude você a tomar boas decisões. Os contadores podem ter uma excelente oportunidade com o Business Intelligence, pois são os profissionais mais indicados a ajudar as empresas nas interpretações de dados e trazer apoio direto na tomada de decisão.

E aí, gostou da ideia?

Então, conheça a consultoria em Business Intelligence da Fábrica de Contabilidade, braço direito das empresas contábeis, e ofereça insights instantâneos através de informações visuais e intuitivas para se diferenciar no mercado e atuar de forma realmente consultiva com seus clientes.

Agora se a sua empresa deseja melhorar suas práticas contábeis e ter um parceiro para dar a melhor experiência aos seus clientes, conheça a Conta Azul Mais e o programa de parceria para contadores.

Leia também