Inovação

Como a tecnologia agrega valor na proposta de serviços contábeis

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Como a tecnologia agrega valor na proposta de serviços contábeis

Você já viu aqui no blog um artigo falando sobre como elaborar um modelo de proposta de serviços contábeis eficiente e deve ter notado uma peculiaridade nas dicas: existe um capítulo dedicado à tecnologia. Isso porque ainda é muito comum o micro e pequeno empreendedor controlar a empresa por por meio de ferramentas manuais, que dificultam a visualização de relatórios e uma tomada de decisão segura.

Dados do SEBRAE comprovam que essa dificuldade de gestão leva cerca de 50% das MPEs a fecharem as portas antes dos três anos de atividade. A adoção de um sistema de gestão contribui fortemente para reduzir essa taxa de mortalidade, porque desburocratiza a gestão, profissionaliza o negócio e garante pleno controle, principalmente, sobre os custos e as receitas.

Quando o empreendedor trabalha com a tecnologia certa, ele também consegue ter mais apoio do contador nas questões estratégicas que impactam o seu dia a dia. Os dados das MPEs disponíveis, por meio de um sistema em nuvem, ficam online e elevam a produtividade no processo de integração contábil e, dessa forma, o contador tem mais tempo para se dedicar à análise dos números, atuando como um consultor de negócios. Esse é mais um fator que amplia as chances de sucesso da MPE.

Outra vantagem é que o sistema reduz consideravelmente a necessidade de coletar e enviar mensalmente os documentos comprobatórios fisicamente para o escritório de contabilidade, economizando um tempo precioso para o micro-empresário e o custo do envio. O contador, por sua vez, pode acessar os documentos da MPE enviados pelo sistema, por meio de um quadro resumo no qual visualiza as movimentações financeiras e os documentos relacionados.

Sugerir o acompanhamento da adoção dessa tecnologia na proposta de serviços contábeis demonstra uma visão moderna e diferenciada do seu escritório e agrega valor aos serviços do escritório de contabilidade. Oferecendo este serviço, você mostra a preocupação em buscar novidades e benefícios para que os clientes alcancem seus objetivos de negócios.

Em um capítulo específico sobre tecnologia, aborde as vantagens detalhadas acima e explique ao cliente que utilizar um bom sistema de gestão também ajudará o empreendedor a:

  • Realizar os lançamentos das contas a pagar e a receber diretamente no sistema;
  • Controlar o fluxo de caixa com base nesses lançamentos;
  • Emitir notas fiscais de forma integrada;
  • Melhorar o relacionamento com os clientes com base no histórico de venda;
  • Melhorar o planejamento empresarial, tendo em vista a projeção de caixa;
  • Tomar decisões de negócios com base em dados consolidados e confiáveis.

Um sistema de gestão como o ContaAzul, por exemplo, é muito fácil de usar e tem um valor bastante acessível para o micro e pequeno empresário. A mensalidade paga pelos serviços também dá direito ao melhor atendimento de suporte da América Latina. A ajuda na resolução de eventuais dificuldades é feita pela internet, sem a necessidade de esperar dias por uma visita técnica. É simples, rápido e “UAU!”, como deve ser, de acordo com os próprios empresários que já usam a solução.

Mas você sabe que só a tecnologia não basta. Conhecimento de gestão é fundamental para fazer bom uso do software e aumentar as chances de sucesso. Pensando nisso, acompanhar a implantação do sistema e as primeiras experiências de uso junto com o seu cliente pode trazer resultados excepcionais. Então, seu escritório contábil pode oferecer uma consultoria como um serviço extra garantindo a melhor performance e se diferenciar no mercado.

Para facilitar ainda mais a prestação deste serviço, a ContaAzul disponibiliza de forma gratuita o sistema de gestão ContaAzul para MPE para uso nos escritórios contábeis. Assim, os profissionais do escritório entendem como a ferramenta funciona na prática, antes de levar este conhecimento para o cliente.

Você pode incluir em sua proposta de serviços contábeis a opção de uma consultoria para acompanhamento da implementação do software de gestão. Ofereça um pacote de horas de um profissional dedicado e treinado para apoiar na configuração do sistema e na inclusão dos dados, com o objetivo de fazer a MPE colher os melhores resultados no menor tempo.

A escolha por adotar uma solução de gestão deve ser livre para o cliente, no entanto, o contador tem experiência suficiente para comprovar como ela pode ampliar significativamente os resultados das MPEs. Isso precisa ficar claro na sua proposta.

Se precisar de ajuda para apresentar o sistema para seus clientes ou futuros clientes, entre em contato com a ContaAzul! Juntos, seu escritório de contabilidade e a ContaAzul podem derrubar a taxa de mortalidade das MPEs em uma relação de “ganha, ganha, ganha”: ganha o contador por estar mais próximo de seus clientes; ganha a MPE por ter mais chance de sucesso; e ganha a ContaAzul por ter o cliente por mais tempo.

Leia também