Marketing

Como divulgar minha empresa de contabilidade: 8 estratégias

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Afinal, como divulgar minha empresa de contabilidade? Devo ir pelo meio online ou offline? Confira dicas de marketing e tire suas dúvidas.

Como em qualquer negócio, chega um momento na vida de um escritório de contabilidade em que fazer marketing é uma certeza, mas não há convicção sobre o que realizar. Afinal, como divulgar minha empresa? Será que devo investir com tudo nos meios digitais? Ou a estratégia offline ainda funciona? Para todas as suas dúvidas, este artigo vai propor soluções.

Marketing contábil e a atração de clientes

Se você acompanha nosso blog, já leu como é desafiador para o contador atual lidar com a alta concorrência. Em determinadas regiões do país, o mercado está próximo da saturação, mas isso não impede o ingresso de novos atores.

Enfrentar essa realidade exige atuar em diversas frentes. Identificar e explorar seu diferencial competitivo é uma delas. Agregar valor aos serviços também vale. E não podemos esquecer do caminho da segmentação, especializando-se em determinada tarefa.

Opções diversas, mas um só objetivo: manter clientes, atrair novos e crescer a partir daí. Se você é um contador atualizado nas melhores práticas e antenado nas tendências, já percebeu. Não importa qual seja a estratégia, o marketing é condição obrigatória para o seu sucesso.

Mas de qual marketing estamos falando? Afinal, como divulgar minha empresa de maneira eficiente?

Essa é uma pergunta fundamental que você deve se fazer antes de definir qualquer forma de abordagem do público. E como veremos a seguir, o cliente deve estar no centro da estratégia. Afinal, é com ele que você quer falar, é por ele que você existe e é para ele que a mensagem se direciona.

Onde e como divulgar minha empresa?

Agora, vamos falar de opções de divulgação, já que um dos lemas do marketing é o tradicional “quem não é visto, não é lembrado”. Nessa definição, não existe certo ou errado, mas o adequado e o inadequado ao seu público-alvo.

Embora o mundo hoje esteja muito mais online, não necessariamente seu cliente será encontrado na internet. Até é interessante que seja, afinal, o marketing digital oferece um número maior de possibilidades e tem um custo relativamente menor que o tradicional. Mas isso depende do perfil dele. Então, é preciso conhecê-lo e abordá-lo com precisão.

Antes de preparar qualquer ação de divulgação, então, dedique-se a essa tarefa. Você precisa reunir o máximo de características comuns daqueles que contratam seus serviços. Vale listar hábitos, interesses e serviços preferidos. Isso ajudará a moldar o tal perfil ideal.

Conforme realiza esse trabalho e estabelece a identificação do público-alvo, você vai observar meios pelos quais ele prefere ser contatado e de que forma isso deve ser feito. É aí, por exemplo, que pode descobrir que o cliente é assíduo usuário do Facebook, ou que sequer possui um perfil na rede social.

Online e offline: 8 estratégias de divulgação

A tecnologia é uma grande aliada dos escritórios contábeis. Ela facilita processos e torna a rotina mais produtiva. Também garante maior segurança ao permitir a integração entre sistemas de gestão, importando automaticamente as informações do cliente.

Mas, como acabamos de explicar, se você se perguntar “como divulgar meu escritório?”. A resposta é: cada caso é um caso.

Depois de descobrir se o perfil de quem atende é online ou offline, chegou a hora de colocar as ações em prática. Veja quais ferramentas podem ser muito úteis na sua estratégia.

Divulgação online

No meio online, as oportunidades de divulgação são permanentes. Para quem está habituado ao mundo virtual, é só se manter atento. A chance de falar do seu escritório, ou dos serviços que realiza, certamente vai surgir. E isso acontece em diferentes canais.

1. Redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn… É claro que seu cliente deve ter preferência por alguma delas, mas todas têm utilidade na divulgação de um escritório contábil. A vantagem dessas plataformas está na interação em tempo real com clientes e potenciais clientes. Ser criativo no que publica e na maneira que se expressa garante pontinhos extra.

2. Marketing de conteúdo

A principal função do marketing de conteúdo é atrair o público a partir de mecanismos de busca. Mas o acesso direto ao seu site ou blog também é viável. Ao apresentar uma proposta atrativa para transmitir informações, tal espaço acaba se tornando também uma marca. E o retorno que isso gera, inegavelmente, ajuda a divulgar o escritório.

3. Fóruns de discussão

Se você não faz parte ainda de nenhum fórum de discussão na internet, não perca essa oportunidade. Além de ser um ótimo espaço para troca de experiências entre colegas, contribuintes também deixam suas dúvidas ali. Mostrar-se ativo ajuda na divulgação da sua empresa contábil.

4. Links patrocinados

Imagine a seguinte situação: sempre que uma pessoa realiza pesquisa no Google sobre um assunto relacionado à contabilidade, lá no topo dos resultados aparece o seu escritório como sugestão. É uma divulgação e tanto! Obviamente, você paga por isso, mas não é um investimento inviável. Nem mesmo para pequenos escritórios.

Divulgação offline

Vamos considerar agora que o seu cliente está fora da internet, não é usuário de redes sociais e mal usa o e-mail. Então, de que forma se conectar a ele?

5. Materiais impressos

Folhetos, panfletos, fôlderes, cartões de visita… Tudo pode funcionar bem se você conseguir otimizar o investimento. Isso significa planejar todos os passos para assegurar que o material impresso chegue nas mãos desejadas. Do contrário, será mais um pedaço de papel a ir para o lixo.

6. Participação em feiras e eventos

Se você sabe onde seu cliente está, vale ir até ele. E se vários deles lá estiverem, essa é uma oportunidade de ouro, concorda? Feiras e congressos são bons exemplos. Essas ocasiões são ótimas para divulgar o escritório, estabelecer contatos e estreitar laços.

7. Enviar cartas

Em tempos de e-mail, pode até soar estranho, mas ainda há pessoas que mantêm o hábito de enviar e receber cartas. Pode ser um material informativo, um cartão de aniversário, enfim. O que importa é sempre direcionar sua ação às preferências do cliente.

8. Propaganda boca a boca

Poucas formas de divulgação são mais valiosas do que um cliente falar bem do seu trabalho. E o melhor de tudo: isso depende exclusivamente de você. É um marketing antigo, mas gratuito e muito eficiente.

Considerações finais

Neste artigo, apresentamos estratégias de divulgação para atrair e reter clientes em seu escritório de contabilidade. Como você viu, as ações a serem realizadas para tornar e manter o seu escritório conhecido dependem totalmente do público ao qual elas se direcionam. Tendo isso em mente, dedique-se agora ao planejamento. Ele é chave para o seu crescimento.

Como divulgar minha empresa contábil: você também tem uma boa dica? Comente!

Leia também