Contabilidade

Como implementar a contabilidade estratégica no seu escritório?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 11 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

    • A contabilidade estratégica é uma forma de gerenciar a carteira de clientes. Nela, o foco não está na operação, mas  na resolução e monitoramento dos desafios financeiros e fiscais dos consumidores;
    • Assumindo essa postura, os contadores se tornam parceiros estratégicos indispensáveis para qualquer empresa, contribuindo para a geração de receita recorrente;
    • A Conta Azul Mais é a melhor parceira estratégica do contador: gerencie a carteira com tecnologia, rapidez, agilidade e, o melhor de tudo, atenda até o dobro de clientes sem perder qualidade.

Experimente a Conta Azul Mais!

Quem é contador com certeza sabe da importância do seu trabalho para a saúde financeira das empresas. O problema é que nem sempre o cliente (ou a empresa onde você trabalha) enxerga esse valor. Muitas vezes, fica aquela impressão que a equipe só cuida das obrigações contábeis, fiscais e tributárias. Mas não é só isso.

O contador é mais que um executor dessas atividades: ele é um conselheiro estratégico que contribui para o crescimento do negócio. Mas não pense que essa mudança vai surgir do nada na rotina. Adotar a contabilidade estratégica é o caminho que levará o seu escritório ou equipe para outro patamar.

Aplicando essa estratégia, é possível prever uma série de problemas rapidamente, já que todos estarão munidos das informações necessárias para solucionar os desafios. Quer saber mais sobre contabilidade estratégica? Confira os tópicos que preparamos:

A contabilidade estratégica é uma forma de gerenciar a carteira de clientes. Nela, o foco não está na operação, mas  na resolução e monitoramento dos desafios financeiros e fiscais dos consumidores;

Qual é o papel do contador estratégico?

Ao aplicar a contabilidade estratégica, o escritório ajuda os clientes nas tomadas de decisão, transações financeiras, recolhimento de impostos e com a burocracia empresarial.

Essas práticas são feitas de forma analítica, baseada em dados contábeis, financeiros e até da gestão da empresa. Nesse sentido, o contador estratégico tem como principais missões:

  • Ter uma visão ampla da contabilidade, indo além do cumprimento das burocracias do dia a dia;
  • Fazer a relação entre os dados contábeis, gargalos e pontos fortes para encontrar soluções para a empresa;
  • Conhecer bem o ramo de atuação e a empresa do cliente, para identificar quais são as necessidades.

Qual a importância da contabilidade estratégica?

Ao adotar um papel mais estratégico, o contador transforma dados coletados no setor em informações que contribuem para os donos de negócios tomarem decisões assertivas e que consideram o cenário da empresa. Um exemplo é o DRE anual.

Analisando os balanços, você percebeu que as despesas variáveis aumentaram devido a problemas no estoque. Como solução, a proposta é adotar uma plataforma de gestão e controle de estoque para monitorar os gastos e ficar de olho em tudo.

A sugestão é aceita pelos tomadores de decisão. Isso é contabilidade estratégica. Afinal, ela viabiliza a interpretação dos dados contábeis – algo que muitos clientes precisam – e ajuda a transformá-los em boas escolhas.

Como resultado, a equipe contábil ganha destaque na empresa. E se você é um prestador de serviços, pode ter certeza que sua atuação vai contribuir para reter esse cliente. Perceba que a contabilidade deixou de ser apenas uma executora de tarefas. O papel é estratégico e analítico.

Já conhece a Universidade Conta Azul? Cadastre-se grátis e assista ao curso Contabilidade Digital com direito a certificado!

Principais formas de uso da contabilidade estratégica

Estratégia de custos

A contabilidade estratégica é feita com base na análise dos principais números da empresa, que servem para um diagnóstico de gastos e da receita. Com esses dados em mãos, o contador elabora uma estratégia para equilibrar o caixa e gerenciar melhor todos os custos.

Esse suporte é muito importante para os gestores, especialmente aqueles com dificuldades para reduzir gastos ou que não conseguem acompanhar a rotina fiscal e financeira do negócio.

Estratégia de investimento

Nenhum negócio deve comprar nada sem saber como está o caixa. A contabilidade estratégica dá clareza sobre a saúde financeira, permitindo que qualquer investimento feito esteja na realidade, sem exageros e riscos.

O contador pode, inclusive, aconselhar a gestão a desistir ou confirmar um novo investimento com base nas análises.

Estratégia de preços

Em muitas empresas, é o próprio dono quem define os preços, considerando apenas o que é praticado no mercado e os custos operacionais. Mas isso não é o suficiente para acertar na precificação.

A atuação do contador estratégico na definição de preços é analisar se os valores praticados fazem sentido e se não estão trazendo prejuízos ao negócio.

Estratégia financeira

A contabilidade já é o braço direito da gestão financeira, mas ao adotar uma postura estratégica, o setor contábil consegue oferecer insumos para que o controle das finanças seja completo e ainda mais eficiente.

A mudança impacta diretamente em atividades-chave da equipe que cuida do dinheiro, como a construção do plano de gastos anual, a projeção de resultados e controle rotineiro do caixa.

Com a Conta Azul, os dados do cliente e a contabilidade podem ser integrados. Clique aqui para entender como funciona!

Passo a passo para aplicar a contabilidade estratégica

1. Entenda o funcionamento dos processos

Para propor soluções ao empreendedor, o primeiro passo é entender o funcionamento de cada processo. Além disso, é indispensável conhecer também a área de atuação do cliente e os últimos resultados.

Ouvir o empreendedor e analisar o histórico de dados ajuda na hora de pensar as estratégias para a empresa e construir uma base de trabalho.

2. Integre todas as estratégias empresariais

Os setores de uma empresa estão interligados. De nada adianta uma solução para os altos custos com estoque se a logística de venda ou das entregas continuam com problemas, por exemplo.

Na contabilidade estratégica, a empresa é analisada na totalidade. Primeiro se identifica a raiz do problema, que logo aparece nas demonstrações contábeis. Depois, é desenvolvida uma solução para resolver o desafio por completo, englobando todas as áreas participantes.

3. Aplique recursos tecnológicos

A tecnologia é uma das bases da contabilidade estratégica. Por isso, nada de anotações à mão ou planilhas: a missão do contador estratégico é ajudar a modernizar a empresa do cliente, gerando impactos positivos.

Lembre-se que a atuação estratégica — tanto da contabilidade quanto da equipe de gestão — é pautada em dados. Portanto, será preciso usar boas ferramentas para captar as informações, gerenciar todas elas e transformá-las em boas decisões para a empresa.

4. Descubra como as informações são geradas

A contabilidade estratégica requer o conhecimento em outras áreas que são um pouco mais distantes da contabilidade, como gestão empresarial, de pessoas e o marketing.

Será preciso construir interações com os principais setores que geram informações importantes para a administração do negócio, já que o contador precisa conhecer a forma de trabalho e como surgem os dados que chegam até ele.

5. Desenvolva habilidades pessoais

A contabilidade estratégica necessita de uma mudança na postura dos profissionais envolvidos. Isso envolve até mesmo o desenvolvimento de algumas habilidades que impactam na rotina de trabalho. Veja alguns exemplos:

  • Boa capacidade de comunicação e oratória: para explicar com clareza o que se passa na empresa;
  • Adaptabilidade e diplomacia: nem sempre a empresa estará organizada e o cliente disposto a entender o próprio papel;
  • Proatividade: diz respeito a não esperar um problema surgir e pensar à frente do cliente;
  • Organização, pontualidade e compromisso: tudo isso parece óbvio, no entanto, ainda há contadores que se atrapalham ao atender os clientes.

Principais vantagens da contabilidade estratégica

Acompanhamento dos resultados e visão 360 do negócio

O desempenho de uma empresa deve ser acompanhado de perto pela contabilidade, que capta dados, monta relatórios e contribui para a evolução da estratégia do negócio.

Até mesmo futuros problemas financeiros e fiscais podem ser identificados com antecedência. Esses benefícios são fruto da visão 360° da contabilidade estratégica, que monitora as principais atividades e resultados.

Autoridade no mercado para você e sua equipe

Atuando como parceiro estratégico, o contador reforça a autoridade no mercado, sendo visto como um profissional capaz de propor soluções reais para uma empresa.

Isso é bem diferente da visão de “mal necessário” que algumas empresas ainda têm desses profissionais.

Fidelização de clientes no escritório

Essa postura estratégica é um diferencial oferecido aos clientes. O impacto positivo é sentido na hora de renovar contratos e captar novos negócios, gerando melhoria de receita.

Afinal, nenhum dono de negócio está disposto a perder um profissional que pensa com ele e propõe soluções duradouras para a empresa.

Mais competitividade no mercado contábil

Um escritório de contabilidade também é uma empresa e, como todo negócio que gera resultados aos clientes, se destaca no mercado.

O resultado? A manutenção de uma demanda recorrente, indicações de novos clientes vindo dos atuais e também a possibilidade de oferecer mais serviços, impactando positivamente no faturamento mensal.

Assumindo essa postura, os contadores se tornam parceiros estratégicos indispensáveis para qualquer empresa, contribuindo para a geração de receita recorrente;

Adote a contabilidade estratégica com a Conta Azul Mais

A contabilidade estratégica é o melhor caminho para reter clientes, reposicionar a atuação profissional e aumentar o faturamento, seja da empresa onde o contador trabalha ou do próprio escritório. Na hora de implementar esse novo modelo, lembre-se da Conta Azul Mais.

A Conta Azul Mais é a solução completa para contadores, que permite organização das principais tarefas e dos dados mais importantes em um único ambiente online. Tudo isso na nuvem, sem depender de papéis e planilhas.

Sabe aquelas vezes que você precisou refazer uma DARF por errar a digitação? Ou então, esqueceu de gerar uma guia? Com a Conta Azul Mais, isso deixa de acontecer!

Essa plataforma otimiza o controle e digitação de documentos, informações fiscais e contribui para reduzir o tempo gasto com tarefas manuais e correção de erros. No dia a dia, é possível:

  • Fazer a gestão completa da carteira de clientes no Painel da Conta Azul;
  • Acessar o balancete, emitir DAS individual ou em lote, a DRE e o livro razão com poucos cliques e em tempo real;
  • Fazer a folha de pagamento independentemente do regime tributário ou ramo de atuação da empresa;
  • Receber notificações das pendências e rotinas dos clientes.

Além das facilidades para a rotina, os contadores parceiros ganham acesso à Conta Azul Gestão Financeira. Com ela, é possível controlar honorários, gerar cobranças recorrentes e automáticas, simplificar a conciliação bancária e emitir NFS-e para mais de 300 municípios homologados.

Você também pode contar com o Programa de Parceria, que dá descontos progressivos na contratação do nosso ERP, a Conta Azul Pro. Indicando essa plataforma para os seus clientes, eles pagam mais barato e você ainda ganha bonificações em cashback a cada nova adesão.

Está na hora de virar o jogo do seu escritório e se destacar no mercado. Clique aqui para começar acelerar a sua jornada incrível de sucesso com a Conta Azul Mais! 

Leia mais

Leia também