Especial Coronavírus

Carta aos nossos clientes: Dono da Pequena Empresa e do Escritório Contábil

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

“Transformar o Brasil por meio do empreendedorismo”, nosso propósito nunca foi tão relevante e urgente quanto nos últimos dias e que com certeza será no próximo mês.

Durante esse momento de pandemia do coronavirus (COVID-19), quero reforçar nosso comprometimento com a saúde e bem-estar do nosso time, clientes, parceiros e, principalmente, com a saúde das pequenas empresas brasileiras.

Sabemos que o número de contaminados deve aumentar consideravelmente nas próximas semanas. Precisamos garantir o desaceleramento da transmissão do vírus, mantendo o máximo possível de isolamento social. Evitando assim a sobrecarga do sistema de saúde, impactos graves na nossa economia e na performance dos negócios.

Assim como temos a certeza que a crise vai se agravar nas próximas semanas. Temos também a certeza que ela vai passar.

A primeira ação importante, para todos nós, é não entrar em pânico.

Precisamos de clareza e preparação para um momento de grande incerteza. Não tenho dúvidas que sairemos dessa mais fortes, mais eficientes e produtivos.

Ações que já tomamos como Conta Azul

Neste contexto, na Conta Azul, estamos tomando ações para o bem do nosso time e para apoiar ainda mais nossos clientes na travessia deste momento complexo.

Temos uma plataforma em nuvem e defendemos desde sempre a possibilidade de trabalhar e ter o controle da empresa de qualquer lugar — seja do escritório ou de casa.

Então, como era de se esperar, nossa primeira medida de contenção foi orientar a maior parte do nosso time a não sair de casa, trabalhando remotamente. Para que isso seja possível, tomamos providências para garantir que todos tenham o necessário para manter o nível de entrega e  experiência UAU aos nossos clientes.

Todas nossas linhas de telefonia estão funcionando normalmente, mesmo com grande parte do time atuando remoto. E gostaríamos de reforçar que os canais de Chat devem cumprir especial papel com o aumento da demanda de orientação a nossos clientes.

Prezando pela saúde de todos, também decidimos cancelar viagens e eventos do primeiro semestre de 2020.

Por fim, e não menos importante, não há o que você deva se preocupar com relação a disponibilidade e segurança da nossa plataforma, tudo se manterá no nível de excelência de sempre.

Mais uma vez, independente do cenário atual, vamos fortalecer e manter práticas que já são parte do nosso dia a dia e cultura.

Gestão do seu negócio em momento de crise

Conhecer a situação financeira do seu negócio é fundamental para montar o seu plano para enfrentar esta crise.  Todos os empreendedores devem ter clareza sobre a saúde do caixa e a Conta Azul ajuda exatamente esse ponto.

Nossa missão é oferecer tudo que é necessário para sucesso do negócio e tomada de melhores decisões. E neste momento complexo, nossa missão se torna ainda mais crítica.

Por essa razão, além de cuidar do seu próprio negócio, oriente seus amigos empreendedores  a também se prepararem para as próximas semanas, levando o tema a sério, tomando as ações devidas de higiene e interação social e prevendo queda significativa de receita.

Além disso, você pode contar com nossos canais do Instagram e LinkedIn que serão alimentados diariamente com conteúdo útil sobre como cuidar da saúde do seu negócio.

Vamos falar sobre ações práticas, de curto prazo, para conter o vírus, replanejar o crescimento e, principalmente, como cuidar da saúde do caixa.

Se precisar de apoio, conte com a gente. Nosso time está orientado para te ajudar neste momento difícil.

Tudo isso, para que as pequenas empresas saiam ainda mais fortes e preparadas da crise. Lembre-se: empreendedor preparado é empreendedor de sucesso.

O papel fundamental do Contador

O Contador tem papel fundamental na orientação de seus clientes. Valide o seu plano com ele, solicite ajuda caso esteja em um cenário crítico e não saiba o que fazer.

Também reforçamos o convite para todos os nossos contadores parceiros a assumirem uma posição pró-ativa na gestão dos negócios dos nossos clientes.

O Contador, conectado a pequena empresa por meio da Conta Azul, tem visibilidade em tempo real da saúde financeira do seu negócio e pode trazer orientações preciosas para esse momento, como previsões de caixa, necessidade de estoque, alterações de prazos de pagamento/ recebimento ou adiantamento de férias.

Se você ainda não conectou o seu contador a sua conta da Conta Azul, faça isso agora — isso facilitará a comunicação e orientação remota.

Um apelo a sociedade e aos líderes das pequenas empresas

Em um país de 6 milhões de pequenas empresas, não estamos sozinhos.

Tome todas as ações possíveis para ajudar na contenção do vírus:

  • Considere a possibilidade de atuar com seu time de forma remoto;
  • Ajuste o ambiente de trabalho para garantir uma distância saudável entre as pessoas;
  • Evite reuniões de trabalho em salas fechadas, assim como o clássico gesto de aperto de mão;
  • Atenção redobrada a higiene na sua empresa – ofereça tudo que é necessário para seus colaboradores e clientes;
  • Oriente seus funcionários a usar o aplicativo do SUS para decidir o momento de ir a um hospital;
  • Seja mais flexível sobre a necessidade de atestado médico, se possível.

Apoie seus colegas e sua comunidade local.

Compre da pequena empresa e tente manter os contratos com os seus pequenos fornecedores.

Consuma produtos e serviços de pequenos fornecedores o máximo que puder. Prefira fazer suas compras na ‘venda da esquina’ ou no ‘mercadinho do bairro’ em vez de em grandes grupos.

Oriente seus familiares e amigos a fazer o mesmo.

Assim como você, outros empreendedores passarão por um momento complexo.

Juntos, vamos transformar o Brasil por meio do empreendedorismo.

Leia também