Concorrência global na contabilidade: seu escritório está pronto?

 

Concorrência global na contabilidade: seu escritório está pronto?

“O céu é o limite”, já dizia Miguel de Cervantes, autor do clássico e aclamado Dom Quixote. Seguindo essa linha de pensamento sem fronteiras, você já pensou na possibilidade de ter seu escritório atingindo por uma concorrência global na contabilidade?

Acesse grátis seu painel exclusivo

Pois bem, prepare-se, porque este vai ser um dos impactos da globalização na contabilidade, fenômeno que acontece a partir do momento em que franquias estrangeiras aterrissarem no Brasil e estimularem uma revolução na forma em que os escritórios contábeis fazem negócios, e esses passarão a buscar referências nas práticas da contabilidade global.

Em função disso, a concorrência global é apontada pelo especialista em empreendedorismo, inovação e gestão Roberto Dias Duarte como uma das cinco mega tendências para o setor contábil nos próximos anos. E esse movimento, segundo Duarte, não irá acontecer apenas em solo brasileiro.

O padrão global de contabilidade

A concorrência global na contabilidade acontece quando um escritório passa a fazer parte de uma franqueadora internacional e é preparado por ela para aperfeiçoar seus processos e ter condições de competir por oportunidades, inclusive fora de seu país.

Essa preparação envolve o contato com metodologias globais que levam à excelência na gestão, sustentabilidade e evolução das empresas contábeis, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Planejamento estratégico, gestão de relacionamento com os clientes, custeio baseado em atividades, marketing digital, gestão de recursos humanos e inovação são algumas das principais atividades exigidas nesse modelo.

A excelência na gestão e na prestação de serviços, sempre em concordância com normas e procedimentos internacionais, pode conduzir um escritório brasileiro a atuar na filial de uma multinacional localizada no Brasil. E além disso, seu padrão global de contabilidade pode fazer com que a empresa contábil tenha a oportunidade de se candidatar para oferecer seus serviços também às demais unidades localizadas em outros países. Isso leva o escritório a concorrer diretamente com as empresas contábeis dessas localidades.

Outra situação muito relevante de concorrência global é o escritório contábil estar preparado para competir com essas franquias estrangeiras quando elas chegarem ao Brasil.

Harmonização com a contabilidade global

Em 2007, com a publicação da Lei nº 11.638, inicia-se a convergência brasileira ao padrão global de contabilidade. No ano de 2009, com a Resolução CFC 1.156, as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) são adequadas aos padrões internacionais estabelecidos nos International Financial Reporting Standards (IFRS), o conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo órgão International Accounting Standards Board (IASB).

A partir de 2010, todas as empresas ficam obrigadas a elaborar seus demonstrativos financeiros conforme as novas normas. As principais mudanças se referem à nova estruturação do balanço patrimonial, aos critérios de avaliação de ativos e passivos e à publicação do fluxo de caixa, e o conjunto completo de IFRS deve ser observado em especial pelas sociedades de grande porte.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que regulamenta as NBCs, uma das principais razões para a harmonização das regras é promover a conversão dos demonstrativos brasileiros para os padrões utilizados pelos investidores estrangeiros, facilitando, com isso, a obtenção de informações de empresas brasileiras.

Isso mostra o quanto o mercado contábil brasileiro já está inserido na contabilidade global. Outra prova dessa realidade é que franquias contábeis norte-americanas gigantes já iniciaram seus trabalhos por aqui, como é o caso da HR Block e da Paychex. Isso demonstra que está mais do que na hora de adequar seus processos ao padrão global de contabilidade para ter condições de entrar com grandes vantagens nessa disputa e explorar novas oportunidades.

O mercado contábil está saturado para seu segmento no Brasil? Existe um nicho de mercado no qual você gostaria de se especializar que não é tão aquecido dentro do país quanto é lá fora? Para perguntas como estas, a  concorrência global é uma tendência que responde e cai como uma luva para seu escritório contábil!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.