Inovação

Concorrência global na contabilidade: seu escritório está pronto?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

Concorrência global na contabilidade: seu escritório está pronto?

“O céu é o limite”, já dizia Miguel de Cervantes, autor do clássico e aclamado Dom Quixote. Seguindo essa linha de pensamento sem fronteiras, você já pensou na possibilidade de ter seu escritório atingindo por uma concorrência global na contabilidade?

Pois bem, prepare-se, porque este vai ser um dos impactos da globalização na contabilidade, fenômeno que acontece a partir do momento em que franquias estrangeiras aterrissarem no Brasil e estimularem uma revolução na forma em que os escritórios contábeis fazem negócios, e esses passarão a buscar referências nas práticas da contabilidade global.

Em função disso, a concorrência global é apontada pelo especialista em empreendedorismo, inovação e gestão Roberto Dias Duarte como uma das cinco mega tendências para o setor contábil nos próximos anos. E esse movimento, segundo Duarte, não irá acontecer apenas em solo brasileiro.

O padrão global de contabilidade

A concorrência global na contabilidade acontece quando um escritório passa a fazer parte de uma franqueadora internacional e é preparado por ela para aperfeiçoar seus processos e ter condições de competir por oportunidades, inclusive fora de seu país.

Essa preparação envolve o contato com metodologias globais que levam à excelência na gestão, sustentabilidade e evolução das empresas contábeis, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Planejamento estratégico, gestão de relacionamento com os clientes, custeio baseado em atividades, marketing digital, gestão de recursos humanos e inovação são algumas das principais atividades exigidas nesse modelo.

A excelência na gestão e na prestação de serviços, sempre em concordância com normas e procedimentos internacionais, pode conduzir um escritório brasileiro a atuar na filial de uma multinacional localizada no Brasil. E além disso, seu padrão global de contabilidade pode fazer com que a empresa contábil tenha a oportunidade de se candidatar para oferecer seus serviços também às demais unidades localizadas em outros países. Isso leva o escritório a concorrer diretamente com as empresas contábeis dessas localidades.

Outra situação muito relevante de concorrência global é o escritório contábil estar preparado para competir com essas franquias estrangeiras quando elas chegarem ao Brasil.

Harmonização com a contabilidade global

Em 2007, com a publicação da Lei nº 11.638, inicia-se a convergência brasileira ao padrão global de contabilidade. No ano de 2009, com a Resolução CFC 1.156, as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) são adequadas aos padrões internacionais estabelecidos nos International Financial Reporting Standards (IFRS), o conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo órgão International Accounting Standards Board (IASB).

A partir de 2010, todas as empresas ficam obrigadas a elaborar seus demonstrativos financeiros conforme as novas normas. As principais mudanças se referem à nova estruturação do balanço patrimonial, aos critérios de avaliação de ativos e passivos e à publicação do fluxo de caixa, e o conjunto completo de IFRS deve ser observado em especial pelas sociedades de grande porte.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), que regulamenta as NBCs, uma das principais razões para a harmonização das regras é promover a conversão dos demonstrativos brasileiros para os padrões utilizados pelos investidores estrangeiros, facilitando, com isso, a obtenção de informações de empresas brasileiras.

Isso mostra o quanto o mercado contábil brasileiro já está inserido na contabilidade global. Outra prova dessa realidade é que franquias contábeis norte-americanas gigantes já iniciaram seus trabalhos por aqui, como é o caso da HR Block e da Paychex. Isso demonstra que está mais do que na hora de adequar seus processos ao padrão global de contabilidade para ter condições de entrar com grandes vantagens nessa disputa e explorar novas oportunidades.

O mercado contábil está saturado para seu segmento no Brasil? Existe um nicho de mercado no qual você gostaria de se especializar que não é tão aquecido dentro do país quanto é lá fora? Para perguntas como estas, a  concorrência global é uma tendência que responde e cai como uma luva para seu escritório contábil!

Leia também