Contabilidade

Como aplicar a contabilidade consultiva no seu escritório?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 15 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O segredo para conquistar e reter clientes no seu escritório está no valor agregado que você oferece. Hoje, não basta apenas cuidar das obrigações contábeis de uma empresa, é preciso pensar na contabilidade consultiva;
  • Ela é o caminho certo para contadores que buscam se diferenciar no mercado, superar expectativas dos clientes e aumentar a receita recorrente do escritório;
  • A Conta Azul é a melhor parceira dos contadores. Além de oferecer todo o suporte que você precisa para atender até o dobro de clientes com excelência, temos o nosso Programa de Parceria, que dá direito a benefícios exclusivos.

Experimente a Conta Azul Mais!

A contabilidade consultiva trouxe mudanças importantes para quem trabalha no setor contábil. São alterações de impacto que você precisa conhecer para manter sua equipe atualizada e pronta para atender os clientes com o que há de mais inovador.

Em linhas gerais, ela muda a atuação do contador. O profissional passa a trabalhar com algo muito maior do que o simples cumprimento das obrigações tributárias rotineiras. Ele passa a ser um parceiro estratégico na rotina de controle financeiro e contábil de seus clientes.

Isso gera reflexos no modelo de atendimento e na rotina da equipe. O contador deixa de lado um trabalho 100% burocrático para assumir a posição de consultor de negócios. Essa nova realidade do profissional contábil tem raízes nas mudanças trazidas pela tecnologia, especialmente pela possibilidade de trabalhar de forma mais analítica.

Quanto antes você fizer essa transição e se tornar uma equipe de contabilidade consultiva, mais rápido seu escritório conseguirá oferecer um diferencial competitivo no mercado  — e mais relevante será o seu papel para o cliente.

No guia a seguir, vamos descobrir como é a nova era da contabilidade, por que você não pode ficar para trás e como vender os seus serviços de contabilidade consultiva.

Neste conteúdo, confira os tópicos a seguir:

O que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva é o processo de auxiliar o dono do negócio nas tomadas de decisão, tendo como base os dados contábeis apurados na empresa do cliente.

Diferente da contabilidade mais tradicional, na consultiva, além de cumprir a lei, o contador assume a posição de um parceiro estratégico.

A contabilidade consultiva permite que seu cliente dê adeus para problemas simples, como excesso de papelada, documentos com erros de digitação ou de dados e pagamento de multas por esquecimento na hora de gerar guias. Tudo isso é um desejo do seu mercado consumidor, e pode fazer parte da rotina de trabalho.

Para isso, o contador consultor usa a tecnologia a seu favor para oferecer serviços cada vez melhores e informações mais precisas.

Sabe por que isso acontece?

Porque a tecnologia está cada vez mais inserida na rotina contábil e fornece meios para facilitar processos, captação e análise de dados.

Se antes o contador lidava com uma papelada imensa e preenchia dados em tabelas quase manualmente, hoje há sistemas de gestão que automatizam muitos desses processos, o que torna sua rotina mais ágil e inteligente.

Essa mudança oferece aos profissionais mais tempo para se dedicar às funções estratégicas, ajudando gestores a compreenderem custos, tributos, taxas e lucros e a fazer projeções financeiras da empresa. Como resultado, os clientes tomam decisões mais assertivas e o papel do contador se torna muito mais importante para a saúde financeira e geração de resultados.

Na contabilidade consultiva, a rotina também inclui mensurar e analisar finanças, identificar oportunidades e ajudar empreendedores a corrigir erros na gestão.

Trata-se de analisar a saúde financeira do negócio e de todos os números que interferem no desempenho no fim do mês.

Portanto, a profissão contábil está se transformando, ganhando complexidade e se tornando ainda mais importante para as empresas.

E profissionais que não atuarem como contadores consultivos tendem a perder espaço no mercado, já que os processos burocráticos podem ser feitos pela tecnologia.

Como funciona a contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva traduz documentos e informações contábeis — que muitas vezes o cliente não entende — em aplicações práticas que auxiliam na resolução dos desafios da empresa.

Quer um exemplo?

Digamos que você identificou um aumento nas despesas de estoque do cliente nos últimos meses. A partir dessa informação você descobre que esse setor da empresa é gerenciado de forma manual e sugere a contratação de um sistema ERP.

Porém, ele afirma que não tem dinheiro em caixa e que esse “gasto” precisa ficar para depois. Você, como trabalha com a contabilidade consultiva, mostra em números que, caso ele faça esse investimento, poderá ter ganhos em outras áreas da empresa e, inclusive, na contabilidade.

Consegue perceber a diferença entre entregar simplesmente uma DRE e oferecer um serviço diferenciado?

A contabilidade consultiva favorece a troca de informações relevantes entre o cliente e o contador, fortalecendo uma relação de confiança. Um dos resultados é a receita recorrente e a redução de custos desnecessários ou evitáveis.

Afinal, se o cliente enxerga o real valor do seu trabalho e precisa de você para tocar a empresa, a probabilidade do seu contrato de prestação de serviços ser renovado constantemente é alta, concorda?

Como fazer contabilidade consultiva?

Muitos contadores já perceberam a importância de apostar na contabilidade consultiva, mas ainda não sabem por onde começar. Se você é um deles, continue conosco na leitura deste conteúdo e confira algumas dicas para colocar esse formato em prática no seu escritório.

Busque capacitação

Existem vários cursos de contabilidade consultiva disponíveis no mercado. Além deles, é importante que você estude sobre gestão de negócios, controle de estoque, gerenciamento de pessoas e até marketing.

Você não precisa ser um expert em todas essas áreas. O importante é construir uma visão geral para propor soluções aos seus clientes. Foque também em obter conhecimentos específicos na sua área de atuação para que suas decisões e sugestões sejam ainda melhores.

Desenvolva suas habilidades de comunicação 

É indispensável saber ouvir o cliente e estar ciente que, nem sempre, você e ele irão falar a mesma língua.

Dessa forma, busque desenvolver as suas habilidades de comunicação para interagir de forma efetiva com o cliente sem termos rebuscados e explicações complicadas. A comunicação bem feita faz a diferença para que seus apontamentos sejam compreendidos e seus argumentos sejam levados em consideração.

Monte um modelo de atendimento personalizado

Na contabilidade consultiva, o mais importante é que os seus serviços sejam personalizados para os clientes. Para isso, você precisa ter tempo disponível para dar atenção a todos eles e contar com ferramentas que agilizem o trabalho manual no escritório.

Do contrário, a sua reputação pode ser prejudicada no mercado, o que afasta novos clientes.

Divulgue os seus serviços

Se você está praticando a contabilidade consultiva, seu público precisa saber disso.

Divulgue o seu trabalho nas redes sociais, participe de eventos e faça parcerias estratégicas com outros profissionais, como gestores de RH.

Por que investir na contabilidade consultiva?

Ainda não está convencido de que a contabilidade consultiva é o presente e, sobretudo, o futuro da profissão?

Então, é preciso saber que no mercado, esse tipo de profissional ganha diferencial competitivo e se torna essencial para o cliente, não podendo ser facilmente trocado por outro profissional ou escritórios.

Se você ainda não atua como contador consultivo, já está ficando para trás  — e ficará cada vez mais.

Portanto, caminhar rumo à contabilidade consultiva deve ser uma prioridade na sua carreira e empreendimento.

Trata-se de uma forma de gerar valor para o cliente, ser um parceiro estratégico e impactar positivamente as decisões de gestores, contribuindo para a sobrevivência e crescimento das empresas no mercado.

Em um cenário cada vez mais competitivo, não tenha dúvidas de que os gestores precisam desse apoio.

Quais os benefícios da contabilidade consultiva?

1. Clientes fiéis

Como já falamos, a contabilidade consultiva reforça a relação do contador com os clientes.

O maior resultado dessa mudança é a fidelização. Os clientes passam a olhar para o contador como um profissional que faz muito mais do que cumprir obrigações contábeis. Ele se torna um apoio estratégico importante e indispensável, o que facilita a retenção da carteira de clientes.

Ao trabalhar com a contabilidade consultiva, você também supera as expectativas dos clientes, já que nem sempre eles esperam essa postura diferenciada. Isso também é ponto-chave para reter e fidelizar a clientela, além de contribuir para seu escritório conquiste ainda mais espaço no mercado

2. Aumento na produtividade

Uma das bases da contabilidade consultiva é o uso da tecnologia. De uma forma prática, isso diz respeito ao uso de sistemas para automatizar processos do escritório.

Um deles é a digitação e conferência das informações dos documentos, atividade que pode tomar horas do contador. Com os processos automáticos, sobra mais tempo para atender outros clientes.

3. Foco na estratégia do escritório

Como você imagina seu escritório daqui a 5 anos? Sabe o que fazer para alcançar tudo isso?

Um escritório de contabilidade não deixa de ser uma empresa que precisa de planejamento e estratégia para seguir com seu crescimento. Mas para traçar essa rota é preciso ter tempo para criar metas, analisar resultados e muito mais.

A tecnologia que auxilia a contabilidade consultiva agiliza processos e muda a rotina, permitindo que você e os demais contadores do escritório possam focar em tarefas indispensáveis, como criar um planejamento e as metas para atingir os resultados esperados.

3 passos para ter uma contabilidade consultiva

Elencamos três passos fundamentais que você deve colocar em prática para aplicar a contabilidade consultiva no seu escritório. Confira.

1. Ser consultivo é um diferencial, mas logo será imprescindível

A contabilidade tradicional já não é mais a opção adequada para escritórios. Quem se prende a esse modelo, utilizando métodos antigos e manuais, terá cada vez menos competitividade.

Então, se você quer aplicar a contabilidade consultiva no seu escritório e já reconhece essa necessidade, está no caminho certo.

O primeiro passo de qualquer mudança é reconhecer que ela é necessária. Se você está aqui, lendo este conteúdo agora, é porque se importa com o tema e sabe que ele é um diferencial para sua rotina.

Agora é hora de se municiar das ferramentas e processos para colocar essa nova realidade em prática.

Quanto menos tempo você demorar para agir, melhor. Se hoje a contabilidade consultiva é um diferencial, em breve ela pode ser um novo padrão, portanto, é hora de aproveitar as oportunidades e crescer enquanto a concorrência não se mexe.

2. Torne-se digital

A única maneira de oferecer serviços melhores e trabalhar com a contabilidade consultiva é acabar adotando novas tecnologias. Isso ocorre porque seu escritório vai precisar de dados, relatórios e grande capacidade analítica, algo que você consegue com sistemas inteligentes como o da Conta Azul.

É preciso dar adeus à papelada, erros de digitação e tempo perdido com consulta em arquivos de papel e antigos demonstrativos impressos. Torne-se digital e adote novas ferramentas. Este é o caminho para adotar as mudanças positivas da contabilidade consultiva.

3. Seja um parceiro do cliente

Com o operacional no piloto automático, você terá mais tempo para se dedicar ao atendimento e à assessoria.

Então, esse é o momento de se tornar um parceiro estratégico do cliente, fornecendo insights e auxiliando na tomada de decisão do negócio.

Para isso, dê recomendações para melhorar a saúde financeira da empresa a partir dos dados analisados.

Apresente relatórios personalizados, faça projeções, avalie cenários e possíveis consequências de cada decisão. Combine o uso de tecnologia e uma postura mais próxima do cliente.

Essa é a verdadeira contabilidade consultiva.

Com esses três passos, você está preparado para se tornar um contador consultor e ganhar cada vez maior relevância no mercado.

Como vender contabilidade consultiva?

Não basta saber como aplicar a contabilidade consultiva: é preciso saber vender o serviço. Listamos algumas dicas que podem ajudar você na interação com os clientes durante o fechamento do contrato.

Estruture o seu escritório contábil

Antes de prospectar novos clientes, estruture o seu escritório para aplicar a contabilidade consultiva. Lembre-se que, nesse modelo, um dos aspectos mais importantes é a personalização dos serviços e isso só é possível com um processo organizado.

Se você trabalha com outros contadores, todos devem oferecer a mesma qualidade de atendimento no formato.

Entenda o seu cenário atual

Na hora de vender os seus serviços de consultoria contábil, analise o cenário atual do cliente e não se atenha somente à contabilidade

Converse com o gestor para entender como os processos são desenvolvidos na empresa, as principais necessidades, oportunidades de melhoria e pontos fortes. Isso permite que você se posicione mais como um parceiro estratégico, além de oferecer as informações que necessárias para tirar suas conclusões e fazer as análise de cenário.

Na contabilidade consultiva, é indispensável ter essa visão geral para dar um bom diagnóstico da empresa do cliente e contribuir efetivamente para as melhorias.

Diagnostique o status dos clientes

Feita análise do cenário atual, faça um breve diagnóstico da empresa, ainda na fase de negociação. Esse material ajuda (e muito) no fechamento de contratos, pois já demonstra o quanto os seus serviços são diferenciados e como você domina o que acontece com seu cliente.

Acompanhe os resultados sempre

Fechado o contrato, inicie o seu trabalho e não deixe de acompanhar os resultados do cliente, mostrando a evolução dos números da empresa. Isso é fundamental na hora de renovar a prestação de serviços e comprovar que realmente valeu a pena contar com seu auxílio.

Com a análise de resultados, você consegue verificar se as estratégias implementadas estão fazendo sentido, além de apontar a eficiência do seu trabalho, com base em dados reais.

Inclusive, temos um conteúdo completo sobre a Big Data na contabilidade.

Ofereça uma contabilidade consultiva com a Conta Azul!

Quer eliminar as tarefas burocráticas, repetitivas e de pouco valor agregado para o cliente? Conheça a Conta Azul Mais, plataforma para automação de rotinas do escritório contábil, que pode ser integrada aos principais sistemas contábeis do mercado e à gestão financeira do cliente.

Com a Conta Mais, você pode:

  • Armazenar todas as informações dos seus clientes na nuvem, ou seja, online. Assim, você não corre o risco de perdê-las;
  • Fazer a gestão completa da sua carteira de clientes, visualizando todos os dados na Conta Azul Mais;
  • Gerar DAS individual ou em lote e a DRE em tempo real;
  • Emitir o livro razão e acessar o balancete com poucos cliques;
  • Atender os seus clientes com mais facilidade pela própria Conta Azul Mais. Faça reuniões à distância sem precisar instalar nenhum sistema, envie e receba documentos e centralize todas as suas solicitações na plataforma.

Ao se tornar um contador parceiro da Conta Azul, você ganha benefícios exclusivos, como o acesso gratuito à Conta Azul Mais

Além de tudo isso, contadores parceiros da ganham descontos progressivos para seus clientes adquirirem o ERP Conta Azul Pro.

Conte com o apoio da Conta Azul Mais na sua jornada de sucesso. Clique aqui para se tornar um contador parceiro!

Leia também