Gestão

Contabilidade gerencial: como se tornar um parceiro estratégico do cliente

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Contabilidade gerencial: como se tornar um parceiro estratégico da empresaA contabilidade gerencial é cada vez mais importante no mercado. E trata-se de um dos melhores caminhos para se diferenciar na concorrência com outros escritórios.

Como você sabe, independentemente do tipo de enquadramento da empresa, existem particularidades dos processos tributários e aspectos da gestão empresarial que podem ser muito beneficiados com o olhar do contador, que possui conhecimentos técnicos e específicos da área.

Por isso, é interessante desenvolver relações com seus clientes que propiciem parcerias estratégicas. Com essa visão, a contabilidade gerencial pode ajudar no crescimento e na expansão do seu escritório.

Contabilidade gerencial: seja um parceiro estratégico do cliente

Não é novidade para ninguém a existência de um grande número de escritórios de contabilidade. Diante de tanta concorrência, é preciso encontrar maneiras de se destacar no mercado e fidelizar seus clientes.

Para superar esse desafio, você precisa de criatividade: quanto mais oportunidades identificar, melhor será a sua visibilidade.

A seguir, veja 3 dicas que podem ser aplicadas para que os escritórios façam contabilidade gerencial e se tornem parceiras ainda mais importantes para as empresas.

1. Dê atenção personalizada

Uma forma muito interessante para que escritórios adotem contabilidade gerencial e se tornem parceiros estratégicos das empresas é apostar na comunicação eficiente e dar atenção especial e individual para cada cliente.

Para isso, você precisa conversar com seu cliente e descobrir: quais são as suas dores, as suas demandas, as suas ideias de crescimento e expansão dos negócios?

Com esses objetivos e necessidades, você pode analisar a situação financeira da empresa para sugerir caminhos e atalhos. Esse tipo de atendimento pode demandar mais tempo, mas faz diferença na percepção do valor oferecido pelo escritório de contabilidade.

2. Entenda os diferenciais do seu cliente

Todo negócio apresenta um ponto forte que o ajuda a se destacar dos concorrentes. Por isso, é importante conhecê-lo muito bem para que seja possível aproveitá-lo.

Como já é de se esperar, a apresentação dessa característica para as empresas pode ajudar a consolidar a parceria estratégica, afinal, encontrar e trabalhar esses diferenciais certamente ajudará a trazer muitos resultados positivos.

Nessa investigação de potencial, o olhar do contador tem muitas vantagens, pois está treinado para detectar gargalos, problemas e oportunidades.

3. Apresente relatórios de contabilidade gerencial

Agora, focando de forma mais direta no seu serviço de contabilidade, é muito importante emitir relatórios contábeis para seus clientes, mas além disso, é importante explicar a eles os principais pontos que podem ajudar na gestão empresarial.

É muito comum que alguns escritórios de contabilidade apenas realizem o fechamento do balanço anual e enviem os relatórios para seus clientes, mas se eles não souberem interpretar os dados, todo o seu trabalho será visto apenas como uma obrigação que as empresas têm em manter seus dados atualizados perante o fisco.

Assim, você pode aproveitar esses relatórios para mostrar o valor do seu trabalho, com a contabilidade vista como parceira da gestão empresarial.

Se você simplesmente mostrar alguns pontos de atenção ao seu cliente, como o aumento na despesa de material de escritório, que pode ser reduzido e transferido para investimento em equipamentos, certamente ajudará seu cliente a ter uma visão melhor do seu próprio negócio e também do valor de ter um contador que apoie a gestão, mesmo com dicas simples, para então oferecer um serviço mais completo de contabilidade gerencial.

Como aplicar a contabilidade gerencial

Para conseguir colocar em prática essa forma diferenciada de trabalho, primeiramente é preciso que o conceito esteja claro para o escritório. O principal objetivo da contabilidade com esse foco é reunir ou executar procedimentos com base em informações sobre determinada empresa com o intuito de contribuir para as tomadas de decisões.

No entanto, a aplicação das técnicas dessa área somente é possível por meio do conhecimento detalhado de todas as operações do cliente. Por isso, antes de mais nada, o escritório tem a obrigação de conhecer muito bem a contabilidade e a área financeira para que realmente possa se tornar um parceiro estratégico.

Mas para isso, tanto a empresa como o escritório devem trabalhar em conjunto as análises com base na meta que se deseja atingir. Nesse momento, quanto maior for o conjunto de dados relacionados a esses objetivos, maiores serão as chances de chegar aos números almejados.

Entre as principais medidas que podem ser feitas pela contabilidade gerencial, estão:

  • Contabilizar todas as movimentações financeiras: para ter uma visão ampla do negócio, é preciso que seu cliente contabilize toda a movimentação financeira, até mesmo as saídas de caixa com valores reduzidos. Assim será possível ajudar na gestão financeira como um todo e analisar até mesmo se os prazos de pagamento de fornecedores e recebimentos de clientes estão condizentes;
  • Controle de estoque ou serviços: produto parado ou mão de obra sem atribuição torna-se dinheiro perdido para a empresa;
  • Gerenciamento das obrigações: não é novidade para ninguém o fato de as empresas precisarem assumir várias obrigações, como, por exemplo, férias e 13° salário. No entanto, ter um planejamento adequado faz toda a diferença para os negócios;
  • Patrimônio: toda empresa precisa conhecer muito bem o seu patrimônio para saber utilizá-lo da melhor maneira possível nos momentos oportunos.

Essas são algumas formas que podem ser adotadas para melhorar a condição das empresas. E, para finalizar e motivar a utilização da contabilidade gerencial, vale a pena citar que, de acordo com o IBGE, quase metade das empresas criadas no Brasil fecham as portas em menos de 4 anos. Isso é mais uma evidência da necessidade de parcerias estratégicas para o sucesso dos negócios.

Leia também