Marketing

Contabilidade grátis? Entenda perigos e riscos para o contador (e para seu cliente)

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

contabilidade grátis? a diferença entre preço e valor

O modelo de contabilidade online grátis é buscada por muita gente que tem ou pretende abrir uma empresa. A gratuidade que essa modalidade se propõe traz uma série de riscos tanto para contadores quanto para donos de negócio. Neste artigo, vamos explicar por que ela não é uma boa opção e os riscos para ambas as partes.

À primeira vista, pode parecer produtivo investir em serviços contábeis que são disponibilizados de forma gratuita. No entanto, essa é uma prática que, quando analisada de forma mais detalhada, se mostra extremamente prejudicial para uma empresa.

Contabilidade grátis x Relacionamento com o cliente

A modalidade da contabilidade online ou contabilidade digital, por ser relativamente recente, ainda não tem uma construção estabelecida com seus clientes. Embora o cenário do mercado contábil seja de transição, muitos perfis de clientes ainda criam uma resistência maior a serviços online.

É por isso que muitos contadores que começam a adotar a contabilidade online passam a oferecer serviços gratuitos para os seus clientes, em uma tentativa de absorver uma quantidade maior do público e ganhar mais clientes para, assim, tentar vender serviços.

Contudo, além de essa não ser a estratégia mais indicada para construir uma marca ou aumentar a sua relevância, os clientes pagam um preço que vai muito além do dinheiro que poderia ser investido: eles investem confiança e tempo em você e na sua empresa para que, ao final, sejam surpreendidos de forma negativa.

Por que isso acontece?

Como profissional, você sabe bem que não existem brindes ou serviços gratuitos. Alguém precisa pagar por isso de alguma forma!

Você, contador, paga seus fornecedores para que eles te entreguem alguma coisa, e os fornecedores pagam alguém para a produção.

Por isso, esse custo sempre fica embutido de alguma maneira. Talvez, os lucros de um outro braço da sua empresa ajudem a mitigar os custos da contabilidade grátis. Ainda assim, a prática funciona como andar em um campo minado: qualquer passo em falso pode causar uma explosão de proporções inimagináveis.

Onde mora o risco da contabilidade grátis?

A contabilidade online grátis não funciona porque, normalmente, o que é entregue é apenas uma parcela do serviço. E quando falamos de contabilidade, não dá para se contentar com pouco. Não existe aquela velha história de “ah, tudo bem eu ter só uma parte disso, com o resto eu me viro”. Não, não é assim. O serviço pela metade na maior parte dos casos vai permanecer incompleto e você não resolve o problema que seu cliente tinha quando procurou seu apoio.

Lidar com questões contábeis é algo que exige dedicação, tempo e muito conhecimento técnico, obtidos em anos de estudo e formação. Por isso, não é uma tarefa que possa ficar incompleta nem deva ser realizada sem custos.

Agora, vamos voltar aos clientes e à sua percepção sobre tudo isso.

Entregar Valor: Como construir um relacionamento

Então, como atingir o cliente de forma positiva?

A contabilidade online é, sim, uma tendência. Mas para que ela funcione, você precisa saber como gerar valor para os seus clientes.

O que é valor? Em poucas palavras, é um conjunto de benefícios que o cliente recebe ao adquirir um produto ou serviço.

O problema é que muitas contabilidades falham ao entregar esse valor. E isso acaba por ser uma ação involuntária. É mais fácil vender serviços e produtos do que vender ajuda. A questão fica mais complexa quando entendemos que ninguém quer comprar produtos ou serviços para a sua empresa. As pessoas buscam soluções para problemas e formas de evitá-los. Logo, é preciso focar em como você ajudará essas empresas e vender as respostas para as perguntas dos empresários.

E, sim, você pode fazer isso de forma gratuita: através de conteúdo informativo no seu site, não da contabilidade grátis que, além de não entregarem todo o benefício que o seu cliente espera, diminuirão a credibilidade da sua empresa.

Entenda: o preço não é o problema. Uma solução de R$ 10 mil pode ser vendida tão facilmente quanto uma de R$ 1,00. Tudo depende de como você apresenta a proposta para o seu público e do valor que ele percebe no seu trabalho.

Por isso, não se dê de graça. Valorize o seu trabalho e o dinheiro do seu cliente.

Conheça o Programa ContaAzul de Contadores Parceiros para contadores que buscam inovar e encontrar seu espaço diante dos desafios das mudanças do mercado. Além da contabilidade online ou da contabilidade digital, há outros modelos. Em todos eles, a tecnologia e a proximidade com o cliente são peças chave.

Tem dúvidas ou uma visão diferente? Deixe seu comentário!

Leia também