Gestão

Como apoiamos as empresas e profissionais de contabilidade na crise

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Trabalhar com contabilidade na crise do coronavírus é o maior desafio de nossas carreiras. Veja como ajudamos os contadores.

Trabalhar com contabilidade na crise do coronavírus é um desafio sem precedentes, e acabamos de testemunhar que é possível sairmos mais fortes deste momento com a campanha #pequenagrande.

Desde o início da pandemia, pensamos em maneiras de ajudar pequenas empresas e empresas contábeis a atravessar essa fase crítica, e agora estamos colhendo os frutos dessa grande iniciativa.

Em pouco mais de três meses, alcançamos mais de 200 mil pessoas com nossos cursos online, ferramentas e guias exclusivos que abordam desde o controle imediato do caixa até a retomada pós-crise.

No mesmo período, 700 contadores heróis de todo o Brasil assinaram nosso manifesto e se comprometeram a salvar as pequenas empresas com as melhores práticas do mercado.

Hoje, quero dividir esses resultados com você e falar sobre os planos da Conta Azul para continuar transformando o país por meio do empreendedorismo.

Espero que a leitura inspire você a enfrentar a crise com ainda mais determinação e contabilidade consultiva, estratégica e eficiente.

Como a #pequenagrande deu protagonismo à contabilidade na crise

A missão da contabilidade na crise é ajudar empreendedores (principalmente os pequenos) a superar esse período difícil e abrir caminho para o mercado pós-pandemia.

Pensando nisso, nós, da Conta Azul, criamos a campanha #pequenagrande em duas versões: para pequenos empreendedores que precisam de apoio para sobreviver à crise e para contadores heróis que estão dispostos a salvar os pequenos negócios brasileiros.

Com o lema “É a pequena empresa que faz o Brasil grande”, mobilizamos os contadores para assumir seu papel consultivo e orientar seus clientes de forma personalizada, ajudando a manter a saúde do caixa e a empresa de portas abertas.

Afinal, as pequenas empresas representam 97% das organizações do país e geram mais da metade dos empregos, e foram as mais afetadas pela paralisação econômica.

Desde abril de 2020, disponibilizamos cursos online, ferramentas e guias completos ensinando a cuidar do caixa, captar crédito de forma consciente, encontrar oportunidades ocultas da crise, entre outras ações práticas de curto prazo.

E claro, convocamos os contadores heróis para assinar nosso manifesto e salvar as pequenas empresas, e também fortalecemos os escritórios contábeis com conteúdos exclusivos sobre contabilidade digital, atendimento ao cliente e gestão estratégica.

Tudo isso 100% online e gratuito, para que todos pudessem ter acesso com uma simples inscrição no site.

Contabilidade na crise: 6 conteúdos exclusivos para lidar bem com o momento

Durante nossa campanha, lançamos vários conteúdos exclusivos para salvar a pequena empresa e aprimorar as soluções de contabilidade na crise.

Lembrando que os guias, cursos e ferramentas para contadores estão disponíveis no site oficial da #pequenagrande, e você pode acessá-los na hora que quiser sem pagar nada.

Confira tudo o que oferecemos.

1. Guia de saúde do caixa 

Um dos primeiros materiais que lançamos para apoiar pequenas empresas na crise foi o guia “Saúde do caixa da pequena empresa na maior crise que o mundo já viu”, disponível gratuitamente aqui.

Você pode usá-lo para ajudar o cliente a encontrar soluções rápidas e eficientes para manter o controle financeiro e preservar o caixa durante a pandemia, do nível mais básico ao avançado.

2. Guia de retomada pós-crise

Outro material indispensável para sair fortalecido desse momento é o guia “Retomada da Pequena Empresa Pós-Crise”, que pode ser baixado aqui.

O ebook contém um passo a passo com as melhores ações de proteção de caixa, captação de empréstimos e planejamento para a recuperação do negócio depois da pandemia.

3. Formação “Saúde do Caixa para Contadores”

Muito além do guia, oferecemos uma formação online completa e gratuita sobre “Saúde do Caixa para Contadores”.

São cinco cursos disponíveis:

Curso 1: Mudanças essenciais para organizar escritórios contábeis e sair da crise

É ministrado por Luiz Corrêa, sócio administrador e fundador das empresas Contabilidade Luiz Corrêa, Administrar Online e Luiz Corrêa Performance Contábil, e por Rosilda Camargo, proprietária da Emprework Contabilidade.

Em uma única aula prática, você aprende a mudar seu mindset, organizar o escritório e trabalhar em home office.

Curso 2: Migração para a contabilidade digital em até 24 horas

É ministrado por Marcelo Scomparin, sócio administrador da empresa Fênix Consultoria, e Nilcéia Marques, CEO da Tok Contábil.

Se você quer se atualizar com as tendências do mercado e migrar para a contabilidade digital o quanto antes, assista agora e faça do jeito certo.

Curso 3: Redução inteligente dos custos do escritório contábil

É ministrado por Angelo Machado, contador, pós-graduado em finanças, Diretor Executivo da Gerencial Auditoria e Consultoria e de sua spin off chamada Comece Com o Pé Direito.

Faça o curso agora e descubra como organizar o fluxo de caixa do escritório e reduzir custos.

Curso 4: Reduzir a inadimplência do escritório contábil

É ministrado por Robson Cavalcanti, empresário contábil e CEO da WISECONT Contabilidade Inteligente, especialista em marketing digital.

Assista agora e saiba como reduzir a inadimplência do escritório contábil sem dar desconto.

Curso 5: Consultor herói das pequenas empresas

É ministrado por Anderson Hernandes, CEO da Tactus Contabilidade, especializado em empreendedorismo e marketing contábil com mais de 1000 palestras realizadas no país.

Se você quer entender como ajudar seus clientes na crise, ter boas práticas de comunicação e definir prioridades, acesse agora a aula prática.

4. Formação “Estratégias de valor para usar na crise”

Pensando na nova realidade do mercado e necessidade de aprimorar os serviços contábeis, preparamos a formação “Estratégias de valor para usar na crise”.

Confira os quatro cursos disponíveis:

Curso 1: Como aprimorar sua comunicação com o cliente

Novamente convidamos Anderson Hernandes, referência em marketing contábil no Brasil.

Se você quer saber como dividir os clientes em grupos de engajamento e abordar cada um da forma certa, assista agora à aula exclusiva.

Curso 2: Como o contador pode ajudar o cliente a pegar empréstimo

Luiz Corrêa, contador e empresário contábil, apresenta a estratégia que ele criou para pedir empréstimo e apresentá-lo pré-aprovado ao cliente.

Para saber como avaliar empréstimos e recomendar o ideal para seus clientes, é só assistir à aula.

Curso 3: Como desenhar cenários e ajudar seu cliente na tomada de decisão

É ministrado por Gabriel Manes, Head da Estratégia de Contabilidade na Conta Azul.

Na aula online, você vai aprender a desenhar diversos cenários e ajudar seu cliente no planejamento estratégico para o pós-crise.

Curso 4: Como usar relatórios para ajudar e impressionar seu cliente

É ministrado por Pablo Rodrigues, CEO da ContabilizaRio, primeira empresa a ser certificada como parceira nível Diamante da Conta Azul.

Se você quer aprender a usar relatórios de forma estratégica para impressionar seu cliente, esta é a aula certa.

5. Calendário fiscal 

Outra ferramenta que foi indispensável para o contador ajudar a pequena empresa na crise é nosso calendário fiscal.

Baixe aqui o calendário com as novas datas fiscais, considerando os adiamentos das medidas provisórias.

6. Calculadora trabalhista

Como forma de minimizar os impactos da crise, o governo editou a Medida Provisória nº 936, que permite reduzir a jornada e salário de colaboradores ou suspender provisoriamente o contrato de trabalho durante a pandemia.

Com a Calculadora Trabalhista da MP 936, é muito mais fácil calcular os valores negociados com funcionários e os recursos do governo.

6. Calculadora de empréstimos

Para ajudar o contador e o empreendedor a descobrir o empréstimo ideal para a pequena empresa, criamos a Calculadora de Empréstimos, junto a uma série de dicas sobre recursos financeiros publicadas no blog.

Com a calculadora, é possível calcular o valor do empréstimo, a quantidade de parcelas, o valor das parcelas e os juros. E tudo isso continua disponível para quem precisar, de forma online e gratuita.

Manifesto do Contador Herói para vencer a crise

Ficamos felizes em anunciar que mais de 700 contadores assinaram nosso Manifesto do Contador Herói da #pequenagrande e ajudaram milhares de empresas a permanecerem de portas abertas durante a crise.

Estas são as seis habilidades que nossos contadores heróis se comprometeram a colocar em prática:

  1. Ter proatividade em ajudar o cliente a passar por essa fase difícil
  2. Orientar o cliente de forma personalizada, construir cenários e auxiliar no corte inteligente de custos
  3. Ajudar seu cliente a conseguir empréstimos financeiros de forma planejada (quando necessário)
  4. Traduzir as mudanças e MPs do governo para o contexto do negócio dele
  5. Manter a calma, cuidar do seu time e ajudar o cliente a tomar decisões mais racionais
  6. Compartilhar este manifesto com outros heróis e tornar a liga cada vez maior.

Ao assinar o manifesto, os profissionais contábeis receberam materiais extras por email para apoiarem seus clientes e se reerguerem mesmo na crise.

O que fizemos pelas pequenas empresas na crise

Além de preparar nossos contadores heróis para lidar com a contabilidade na crise, ajudamos milhares de pequenas empresas a sair fortalecidas desse momento crítico.

Foram mais de 3 mil horas de conteúdo, 200 mil pessoas alcançadas, 10 palestrantes e muita informação de qualidade para ajudar os donos de negócio a cortar custos de forma inteligente, postergar contas e se preparar para retomar as vendas.

No início da campanha #pequenagrande, 69% das pequenas empresas não sabiam o que fazer para superar a pandemia.

Depois de participar das formações e acessar os conteúdos, 90% dos empreendedores disseram estar mais confiantes para atravessar uma das maiores crises que o mundo já viu — e os contadores estão prontos para apoiá-los em cada etapa.

Dessa forma, chegamos ao fim da campanha #pequenagrande com a certeza de que cumprimos a missão de ajudar a pequena empresa na crise e preparar nossos contadores heróis.

Mas esse é apenas o começo da nossa jornada de apoio contínuo às pequenas empresas e empresas contábeis.

Vamos continuar seguindo o propósito central da Conta Azul, que é transformar o Brasil por meio do empreendedorismo, unindo contadores e pequenos negócios — antes, durante e depois da crise.

Juntos, vamos vencer a crise e reerguer o país.

Leia também