Contabilidade tributária: ajude o cliente a tomar as decisões certas

 

Contabilidade tributária: ajude o cliente a tomar as decisões certas

Que o pagamento de impostos é um dos principais dramas do seu cliente você já sabe. Quem tem uma empresa tem medo deles. Mas ao dominar a contabilidade tributária e mostrar a sua importância, tudo fica mais fácil. Está na hora de você assumir a responsabilidade de transformar mitos em decisões favoráveis para os negócios que atende.

Cadastre-se grátis e tenha acesso a uma metodologia personalizada

A importância da contabilidade tributária

Muitas micro e pequenas empresas acabam tendo uma vida curta pelo fato do dono do negócio precisar saber de tudo. É um fardo e tanto que ele carrega, mas que não precisa ser assim.

O contador não tem apenas a tarefa de contabilizar receitas e despesas. Ele também é um dos responsáveis em relação ao levantamento de dados para a tomada de decisão pelo cliente. E no que diz respeito à contabilidade tributária não é diferente.

Também conhecida como contabilidade fiscal, esse é o ramo que gerencia e administra os tributos. Sendo assim, seu principal objetivo é organizar os impostos para deixar tudo mais claro. Como consequência, garantir que o cliente pague tudo em dia e ainda economize.

Sabemos que todo imposto sonegado resulta em multas altíssimas para a empresa. Por isso, é muito importante que, além de realizar o pagamento dos tributos, eles sejam apurados de forma correta.

Também é preciso analisar periodicamente se o enquadramento tributário da empresa é o mais vantajoso. E, caso tenham ocorrido alterações na legislação vigente, verificar se ela se enquadra em algum benefício fiscal. Afinal, isso pode reduzir de forma legal a carga tributária do cliente.

O contador deve ter amplo domínio sobre essas informações. Mas o empresário também tem sua responsabilidade. Ele deve entender a importância da contabilidade para o sucesso do seu negócio. Você é peça-chave para abrir os olhos do cliente e ajudá-lo a enxergar os impactos das suas decisões.

Como funciona a contabilidade tributária?

Uma vez entendido o conceito da contabilidade tributária e também sabendo sua importância para uma empresa, chegou a hora de explicar como ela funciona no dia a dia de um negócio.

Primeiramente, o dono do negócio deve entender que cada tipo de empresa possui suas particularidades. Por isso, existe a necessidade do contador conhecer cada detalhe, o que inclui:

  • Receita mensal;
  • Despesa mensal;
  • Processo de produção;
  • Tipos de insumos utilizados;
  • Benefícios fiscais da empresa;
  • Tipo de cliente, se é consumidor final ou revenda.

Há diversos dados para entender como o negócio funciona e quais são os tipos de impostos tributados e recolhidos. Cada detalhe é essencial para realizar uma apuração de impostos correta.

Além disso, cada tributo é apurado de uma forma, alguns antes de fechar o balanço, como o ISS, ICMS e IPI, e outros posteriormente, como o IRPJ e a CSLL. Por isso, é essencial que o empresário envie os documentos mensais da empresa de forma completa e dentro do prazo estipulado.

Como a contabilidade fiscal auxilia na tomada de decisões

Talvez seu cliente trabalhe com compra e venda, ou mesmo faça importações e exportações. Ainda que pense em fazer isso no futuro, você precisa estar pronto para algumas perguntas relacionadas a esse universo.

Uma das tarefas da contabilidade tributária é demonstrar, com base em relatórios, se dada atividade está gerando lucro e se esse retorno está realmente sendo viável.

Ter uma boa margem de lucro é fundamental. Mas para que isso aconteça de forma legalizada, é necessário que o planejamento fiscal seja realizado e analisado de forma periódica. O empresário deve sempre antecipar possíveis mudanças no seu processo para que sejam feitas previsões futuras de recolhimento de impostos.

Além disso, existem diferentes alíquotas de regiões dentro do nosso país, como o diferencial de ICMS entre estados. isso acontece quando ocorrem compras de imobilizado ou material de consumo entre estados diferentes. Pode ser que seu cliente não saiba e esteja pagando impostos mais elevados por conta disso.

É fundamental aprofundar ao menos os principais conceitos de contabilidade tributária com ele. Além de diminuir o trabalho com cálculos extras, isso ajudará a reduzir o pagamento de impostos, deixando o empresário ainda mais satisfeito com o seu trabalho.

Entenda que você é um contador e que precisa conscientizar seu cliente em relação à tomada de decisões, não tomar decisões por ele. Seu objetivo é apresentar os dados e deixar as decisões a cargo dele.

Por que é importante ter conhecimento tributário

É muito importante que tanto o contador quanto o dono do negócio tenham conhecimento de tributação. Afinal, cada município possui suas regras, o ICMS tem uma lei em cada estado e os demais tributos sofrem alterações constantes.

Porém, é essencial que seu cliente entenda que cada uma das suas decisões poderá alterar drasticamente o lucro da empresa se for tomada sem planejamento tributário.

Além disso, sempre mantenha-se atento às publicações oficiais. Participe de cursos e palestras. Converse com profissionais da área contábil para se manter informado e atualizado. Envie as informações e as alterações tempestivamente aos seus clientes.

Planejamento tributário

Além da contabilidade tributária realizar a apuração dos impostos, é essencial analisar ao menos uma vez por ano, preferencialmente junto com seu cliente, qual será a projeção de recolhimento de impostos para o ano seguinte.

Se esse planejamento não está no seu escopo de trabalho, adicione. Isso mostrará ao cliente que, muito além de realizar a contabilidade mensal, você está interessado em ajudá-lo a ter uma empresa de sucesso.

Ponto-chave para o contador fechar mais negócios

Você está com dificuldade em conquistar mais clientes, mas tem amplo conhecimento em tributação? É possível utilizar esse argumento como um diferencial no momento de fechar negócios ou, até mesmo, vender novos serviços para seus clientes atuais.

Na hora da contratação de uma empresa contábil, seu cliente terá uma certa cautela. Muitas vezes, a principal preocupação dele são os honorários. Mas como reverter esse ponto?

Você pode apresentar cases de clientes que tiveram redução da carga tributária com base no seu conhecimento. Mais do que isso: estudar antes a empresa para levar as opções de redução de impostos que conseguiu identificar. Pequenas atitudes podem gerar grandes resultados.

Tire o peso dos impostos

Você viu neste artigo que a contabilidade tributária ajuda o cliente a tomar decisões de forma mais assertiva. Cabe a você posicionar-se mais uma vez como um parceiro. Mostre que ele não precisa ter medo dos impostos. Já que o seu pagamento é inevitável, que isso seja feito com sabedoria e economia.

E você, tem realizado o planejamento tributário junto com o seu cliente? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.