Contabilidade

Conheça vantagens e desvantagens de ser um contador autônomo

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 11 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Os contadores podem atuar em vários formatos e um deles é como profissionais autônomos, sem a necessidade de abrir um CNPJ e emitir notas fiscais;
  • Trabalhar como contador autônomo tem algumas vantagens, como flexibilidade de horários e ser o próprio chefe. Por outro lado, é preciso ser muito disciplinado e fazer esforços maiores para atrair e reter clientes;
  • A Conta Azul Mais otimiza a rotina dos contadores —- incluindo os autônomos —- ao eliminar tarefas manuais, simplificar a gestão da carteira, além de ajudar no financeiro. Com isso, é possível ganhar tempo para atender mais clientes e aumentar o faturamento!

Experimente a Conta Azul Mais!

Você já pensou em ser um contador autônomo?

Trabalhar por conta própria tem como principal vantagem a flexibilidade, pois você é quem monta sua rotina e escolhe quais clientes irá atender. Mas, para ter sucesso atuando neste formato, é preciso ter muita disciplina e criar uma boa estratégia para atrair e manter a demanda recorrente.

Se você está com dúvidas sobre trabalhar como contador autônomo, está no conteúdo certo! Listamos aqui os prós e contras deste formato e também algumas dicas importantes para atuar como profissional liberal na contabilidade. Preparamos os seguintes tópicos:

Uma ótima leitura!

Os contadores podem atuar em vários formatos e um deles é como profissionais autônomos, sem a necessidade de abrir um CNPJ e emitir notas fiscais;

É permitido trabalhar como contador autônomo?

Desde que registrado no Conselho Federal de Contabilidade, o contador pode trabalhar como autônomo, sem precisar de CNPJ e sem precisar emitir notas fiscais. Caso o cliente solicite algum documento de comprovação dos serviços prestados, o profissional pode elaborar um contrato ou emitir o Recibo de Pagamento para Autônomo (RPA).

O que faz um contador autônomo?

O contador autônomo executa as mesmas atividades que um profissional da contabilidade que trabalha em uma empresa contábil. A diferença principal consiste na gestão da rotina diária.

Sem chefes, o profissional pode escolher onde e quando trabalhar. Além dos processos tradicionais de um escritório, ele também é o responsável por todas as atividades relativas ao atendimento ao cliente, como marcar reuniões, responder e-mails e atender ligações.

Trabalhando por conta própria, o contador autônomo também é o responsável por atrair os seus próprios clientes.

Dê adeus à digitação de documentos. Conheça a Conta Azul Mais e modernize sua rotina contábil!

Quais são as vantagens e desvantagens de ser um contador autônomo?

Ainda está em dúvida se vale a pena ou não trabalhar como contador autônomo? Para te ajudar, listamos as principais vantagens e desvantagens desse formato de trabalho.

Vantagens

Ser o próprio chefe

Quando se fala em não ter superiores, a primeira coisa que vem à cabeça de muita gente é o fato de não ter ninguém para fazer cobranças ou pressionar para que as demandas sejam entregues.

Contudo, não ter uma chefia vai além disso. Ao trabalhar de forma independente, você tem autonomia para organizar e modificar os seus processos de trabalho e pode até escolher quais clientes deseja atender.

Flexibilidade de horários

Bater o ponto e trabalhar em horário comercial?

Como contador autônomo, você é quem escolhe os seus horários de trabalho. Porém, vale ressaltar que a disponibilidade dos clientes também deve ser considerada na sua rotina: se eles costumam procurar você pela manhã, talvez não seja interessante começar a trabalhar a partir do meio-dia, por exemplo.

Emissão de CNPJ facultativo 

Segundo a lei, o contador autônomo não é obrigado a ter um CNPJ e nem emitir notas fiscais, como já mencionamos. Isso significa um processo burocrático a menos na rotina deste profissional.

Empreendedorismo na contabilidade: 7 dicas para comandar seu próprio negócio

Possibilidade de trabalho home office 

Trabalhando por conta própria, você pode tanto ter um escritório como também exercer suas atividades em home office. Neste formato, você economiza tempo e dinheiro com deslocamentos e aluguel comercial. 

Só não se esqueça de manter um ambiente tranquilo e organizado para atender os seus clientes e fazer as reuniões, quando necessário.

Liberdade de gestão das demandas

Os contadores autônomos têm total autonomia para elencar prioridades e gerenciar as demandas como julgarem mais interessante. Aqui, também é importante destacar a atenção às necessidades dos clientes.

Oferecimento de consultoria

Geração de guias, DRE, controle das contas a pagar e a receber: um contador autônomo tem liberdade para sair das atividades mais operacionais e assumir uma postura mais consultiva e estratégica, oferecendo serviços de consultoria para os clientes.

Confira aqui como ser um contador consultor e se tornar um parceiro estratégico do cliente.

Ampliação do leque de serviços prestados

Quando contratado por uma empresa contábil, a sua função será a mesma até segunda ordem, ou seja, até que os seus superiores decidam que você faça algo de diferente. Com o contador autônomo isso não acontece, já que ele tem liberdade para flexibilizar quais serviços oferece, ajustando-os conforme a demanda.

Possibilidade de escolher projetos

Trabalhar fazendo o que se gosta é muito melhor, concorda?

A liberdade para escolher os seus clientes é outra vantagem de ser um contador autônomo, o que não é possível quando você atua em uma empresa contábil de terceiros.

É um contador empreendedor? Saiba como ter sucesso no mercado contábil.

Desvantagens

Maior necessidade de organização 

Por mais que você tenha flexibilidade de horários e seja livre para gerenciar as suas atividades, é indispensável ser organizado e criar uma rotina. Isso evita a sobrecarga de trabalho e, como consequência, atrasos nas entregas das demandas aos clientes e queda na qualidade dos serviços prestados.

Você sabia que organização, controle e tecnologia são os pilares do tripé da produtividade? Clique aqui e baixe gratuitamente um eBook sobre o assunto!

Dificuldade de se especializar em uma área 

O contador autônomo pode até escolher os seus clientes, mas isso não ocorre de imediato: no início da carreira, é comum atuar em várias áreas da contabilidade, para se tornar conhecido no mercado.

Com o passar do tempo, isso dificulta a especialização em uma única área, o que pode afastar clientes em busca de profissionais especializados.

Maiores esforços para atrair e reter clientes 

Ao trabalhar em um escritório de terceiros, você não precisa se preocupar tanto em atrair clientes. Já como contador autônomo, é você quem vai em busca deles – e também é o responsável por manter essa demanda satisfeita.

Ausência de direitos trabalhistas

Décimo terceiro, férias, auxílio INSS… O contador que trabalha por conta própria não recebe nenhum direito trabalhista, apenas o pagamento dos clientes. Dessa forma, precisa estar sempre organizado financeiramente e com dinheiro em caixa, para casos de imprevistos.

Falta de previsibilidade de faturamento

Por mais que os clientes estejam satisfeitos com o seu trabalho, sempre há o risco do encerramento da prestação de serviços. Com isso, não é possível prever o faturamento, o que também exige muita organização financeira.

Não é possível atuar como MEI

O contador autônomo não pode atuar como Microempreendedor Individual. Caso deseje formalizar a empresa, deverá optar pelos outros regimes (Empresário Individual, EIRELI, etc), que geralmente têm uma tributação maior.

Devo trabalhar como contador autônomo?

Vantagens 

Desvantagens

Ausência de chefes

Maior necessidade de organização

Flexibilidade de horários

Dificuldade de se especializar em uma área

Possibilidade de trabalho home office e escolher projetos

Maiores esforços para atrair e reter clientes

Liberdade de gestão das demandas

Falta de previsibilidade de faturamento

Ampliação do leque de serviços prestados e poder oferecer consultorias

Ausência de direitos trabalhistas

Emissão de CNPJ facultativo

Não é possível atuar como MEI

É possível gerenciar a sua carteira de clientes sem dor de cabeça. Conheça a Conta Azul Mais! 

Trabalhar como contador autônomo tem algumas vantagens, como flexibilidade de horários e ser o próprio chefe. Por outro lado, é preciso ser muito disciplinado e fazer esforços maiores para atrair e reter clientes;

O que é preciso para ser um profissional liberal?

Planeje bem suas finanças antes de começar

Como você viu, o faturamento imprevisível é um dos desafios de se trabalhar como contador autônomo. Antes de começar, organize as finanças pessoais e guarde dinheiro.

Assim, caso ocorra algo fora do planejamento ou então você demore a conquistar os primeiros clientes, terá como se manter por um tempo.

Planejamento estratégico pode ser a chave para o seu crescimento contábil, confira 9 passos!

Trace seus objetivos e metas

Você com certeza tem o sonho de conquistar mais clientes e expandir o seu negócio, não é mesmo?

Para isso, comece traçando objetivos e determinando metas para a sua empresa contábil, considerando o curto, médio e longo prazo. É importante também documentar todas essas informações.

Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Ser atencioso, proativo e estar sempre em contato com a sua carteira é fundamental para analisar o nível de satisfação dos clientes com os seus serviços. Fazendo isso, você consegue identificar o que precisa ajustar para atender melhor às necessidades da clientela.

Assumir uma postura consultiva também é fundamental, pois o cliente verá o seu trabalho como algo essencial e não apenas como um gasto, o famoso “mal necessário”.

Confira mais dicas sobre relacionamento com o cliente clicando aqui.

Atenda mais clientes e eleve sua produtividade com apoio da tecnologia

Com o apoio da tecnologia, mesmo sendo contador autônomo, você pode faturar bastante, sem se perder nas demandas e sem deixar os clientes insatisfeitos.

Conte com a Conta Azul Mais para otimizar as tarefas manuais e burocráticas do seu negócio! Assim, você terá mais tempo disponível, seja para passar mais tempo com a sua família, fazer um hobby ou atender mais clientes.

A Conta Azul Mais é uma plataforma de gestão desenvolvida para contadores e escritórios de contabilidade, que permite o gerenciamento online da carteira. Na prática, ela pode ser integrada ao financeiro do cliente e a conciliação das informações é feita de forma automática.

Outras vantagens são da Conta Azul Mais são:

  • Captura de notas fiscais: faça a busca e baixe o documento com poucos cliques;
  • Envio automático de guias para o pagamento dos impostos ou folha de pagamento para o financeiro do cliente. Envie também os seus honorários ao Contas a Pagar;
  • Geração de DRE, do DAS individual ou em lote, acesso ao balancete e emissão do livro razão em tempo real;
  • Troca de documentos, recebimento de chamados e mensagens. Faça até reuniões virtuais pela Conta Azul Mais.

E as vantagens não param por aí! Contadores parceiros da Conta Azul tem acesso a muitos outros benefícios, como:

  • Controle do recebimento de honorários e integração com o financeiro do escritório;
  • Emissão de Notas Fiscais de Serviço e de boletos, onde você paga apenas após a compensação;
  • Bonificação a cada cliente que adquirir a Conta Azul Pro, sistema de gestão para micro e pequenas empresas. Você também ganha material para divulgação desta plataforma e suporte da nossa assessoria comercial;
  • Posição de destaque na página Encontre um Contador.

Acelere o seu crescimento como contador autônomo: clique aqui para conhecer de perto a Conta Azul Mais!

Leia mais:

Leia também