Contabilidade

Contador empreendedor: saiba como ter sucesso no mercado contábil

Soluti Soluti | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Se você pretende se tornar um contador empreendedor e se destacar no mercado contábil, construindo uma empresa ou mesmo carreira de sucesso, este conteúdo foi feito para você. Na Contabilidade, a mentalidade empreendedora está presente nos profissionais e empresas que se tornam referência ao oferecer serviços de excelência.

Identificar novas oportunidades, diversificar o portfólio de serviços prestados e, até mesmo, personalizar a atuação, com atendimentos exclusivos para clientes-chave, são alguns dos diferenciais do empresário contabilista.

De acordo com o último levantamento do Conselho de Conselho de Contabilidade (CFC), o Brasil tem hoje mais de 77 mil organizações contábeis ativas no país. É nesse contexto de alta competitividade que o Contador empreendedor se destaca, ganhando relevância, espaço e aumentando o faturamento nesse mercado.

Por isso, para te ajudar a construir uma empresa contábil de sucesso, preparamos dicas para colocar em prática hoje mesmo. Continue a leitura.

Garanta processos eficientes 

Já parou para pensar no tempo que você gasta com processos manuais? Preenchendo planilhas, assinando contratos físicos ou até mesmo se deslocando até cartórios para fazer o reconhecimento da autenticidade de um documento?

Se ainda não pensou a respeito, esse é o momento de rever esses processos que são pouco eficientes e tiram o seu foco do principal: se diferenciar no mercado. Ao contrário do que pode parecer, a modernização dos processos pode ser feita hoje mesmo. Com o Assine.Online, por exemplo, você gerencia contratos com segurança e transparência, podendo assinar com Certificado Digital, tudo com validade jurídica e comodidade.

Nessa perspectiva, a automação contábil se sobressai, promovendo a redução de custos, do tempo demandado por cada atividade e o retrabalho. Além disso, com o uso de processos digitais e padronizados, o Contador consegue escalar os serviços prestados, isto é, replicar o processo ou serviço para outro cliente, aumentando desse modo a capacidade de atender mais pessoas ou empresas.

Amplie as suas competências gerenciais 

Para além do perfil técnico, com conhecimento nas rotinas contábeis, o Contador empreendedor precisa desenvolver competências empresariais. Análise de mercado, profundo conhecimento dos clientes e clareza dos objetivos estão entre as skills necessárias.

Por isso, reserve um tempo para planejar o seu negócio ou a sua atuação enquanto autônomo. Estruture a matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) do empreendimento, analise os seus concorrentes e mensure os seus resultados para identificar pontos de melhoria, mas também, saber o que já funciona.

Lembre-se: você é um empreendedor, assim, resiliência, busca constante por conhecimento e olhar crítico e atento ao mercado são competências a serem desenvolvidas diariamente.

Invista em Parcerias  

O sucesso na Contabilidade está em entregar um serviço único, cuja excelência seja percebida pelos seus clientes. Nesse sentido, ao se aliar a empresas estrategicamente importantes, o Contador ganha em relevância e destaque dentro do mercado contábil, além de ampliar os seus serviços.

Na prática, esse profissional pode se diferenciar por meio das parcerias oferecidas pela Soluti, IDTech que lidera o mercado de Certificação Digital. Com o programa Contador Parceiro , por exemplo, o profissional contabilista aumenta o ticket médio, fideliza clientes e garante a melhorar experiência, pois a Soluti oferece com exclusividade a emissão de Certificado Digital em até 3 minutos sem a necessidade de deslocamento e atendimento presencial.

Conheça as parcerias pensadas para os Contadores:

  • Indique-ON: ao indicar clientes para a compra dos Certificados Digitais, o Contador recebe uma bonificação por cada produto indicado e vendido. A venda é feita por meio de  uma página exclusiva da sua contabilidade.
  • Contador Revende: ideal para o Contador que quer adquirir lotes de Certificados Digitais com descontos crescente e revendê-los aos seus clientes. Assim, você fatura com a margem de lucro.
  • Autoridade de Registro: ideal para quem pretende empreender no mercado de Certificação Digital, abrindo o próprio negócio. Nesse modelo de Parceria, a sua empresa irá conectar os clientes à Soluti, revendendo Certificados Digitais e tendo acesso ao portfólio de soluções da Soluti.

Suporte, infraestrutura técnica, treinamentos e acesso a conteúdos exclusivos estão entre as vantagens do Contador que empreende com a Soluti.

Generalista ou especialista: qual o seu perfil? 

Contador, qual o seu perfil profissional? Você é aquele que entrega uma variedade de serviços mais simples ou desenvolve expertise de alta performance em um segmento de clientes ou área contábil?

Ter clareza do seu campo de atuação é imprescindível para estruturar a sua atuação, conforme o seu perfil profissional. Desse modo, ao avaliar de modo criterioso o seu modo de trabalho, você conseguirá ter uma postura frente ao mercado contábil coerente com o seu perfil, maximizando os seus pontos fortes.

Para identificar o seu perfil profissional, vale investir em consultorias externas, conversas com clientes já atendidos e, até mesmo, dedicar um tempo para a auto reflexão. Acompanhe empresas e profissionais desse segmento, para estar sempre atualizado sobre o mercado.

Clique aqui e conheça os conteúdos da Soluti pensados para o Contador de sucesso.

Leia também