Inovação

Contador, Herói dos Empreendedores e Cliente da Conta Azul

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Entenda por que a Conta Azul criou uma plataforma que conecta o cliente ao contador e por que deu ao profissional de contabilidade novos recursos de sistema contábil.

Em 2015, criamos o Programa de Contadores Parceiros Conta Azul. Anderson Hernandes, Maria Lucia, Nelson Boing e Luiz Corrêa foram os primeiros a acreditar na parceria com a Conta Azul e estão conosco até hoje.

Nós crescemos nesse tempo, e eles também. Hoje temos muito orgulho de contar com milhares de escritórios contábeis parceiros em todos os estados do Brasil, nos ajudando a construir o futuro da contabilidade.

O mercado mudou muito nesse período, há novos caminhos para a produtividade, a escalabilidade e a competitividade da empresa contábil.

Hoje, a Conta Azul é uma empresa sólida de tecnologia. Temos orgulho de ser a fintech para gestão B2B mais inovadora do Brasil!

O que significa ser contador

A Contabilidade é uma Ciência Social. É sobre enxergar as histórias por trás dos números.

Você não quer ser o mal necessário para o seu cliente – quer ir além, mostrar a ele como pode melhorar o negócio.

Aquele cliente que te liga pra pedir conselho vê valor. Ele te enxerga como parceiro, como conselheiro, como um herói.

A iniciativa mais certeira que nós tivemos foi unir foças com vocês.
Nós nunca vamos abandonar o contador! Porque enxergamos o quanto vocês são importantes. E não somos nós que dizemos isso, são os clientes que nos dizem.

79% dos donos de negócio gostariam de ter o contador mais próximo, como parceiro estratégico de negócio (Sebrae).

Queremos o contador herói como cliente

Na Conta Azul, nós falamos que somos obcecados pelo sucesso dos nossos clientes.
E foi assim que encontramos no contador um grande parceiro.

Por isso, convidamos os contadores a serem mais do que nossos parceiros.
Agora, o escritório contábil é oficialmente cliente da Conta Azul.

Esse é um novo capítulo para a Conta Azul. A nossa parceria está ainda mais forte!

Estamos tão comprometidos em ajudar as pequenas empresas quanto estamos comprometidos com a empresa contábil.

Se por um lado, nós simplificamos o controle financeiro que possibilita a gestão da pequena empresa. Por outro, simplificamos as rotinas para tornar o escritório contábil mais competitivo.

E essas duas famílias de produtos e clientes criam o mais poderoso efeito de plataforma que o empreendedorismo no Brasil já viu.

Esse é um pequeno passo para a Conta Azul.
E um salto para a comunidade contábil.

Quando eu digo que “o contador é o herói possível”, quero dizer que o contador também pode ser o vilão.

Um profissional contábil que está preocupado apenas em ganhar o seu dinheiro sem compromisso com seu cliente não é herói.

Nós somos fiéis ao nosso propósito. Não queremos máquinas, queremos pessoas que se relacionam, se ouvem, que compreendem o que não está dito, o que não está nos números.

Queremos nos juntar aos contadores que são heróis dos seus clientes.

Queremos democratizar a tecnologia para pequenas empresas e escritório contábeis

Hoje, mais da metade da população mundial está conectada pela internet. No Brasil somos privilegiados: quase 70% dos brasileiros usam internet.

Mas essa não é a realidade que vivemos todos os dias com os clientes da Conta Azul. O pequeno empreendedor ainda não aproveita as oportunidades que internet oferece para gestão do negócio.

E isso porque vivemos em um país que não tem cultura de educação financeira.

No ranking que mede o grau de educação financeira, o Brasil está na posição 74 entre 140 países (Exame). Estamos piores, por exemplo, do que Zâmbia, Lituânia e Mongólia.

Não temos educação financeira para os indivíduos, muito menos para as empresas.

Enquanto 70% dos brasileiros têm acesso a internet, 60% dos empreendedores no Brasil nunca usaram uma solução para gestão do negócio.

Quase metade das empresas abertas no Brasil fecham nos primeiros 4 anos de funcionamento. Ano passado, 96,5% das empresas que entraram em processo de falência eram pequenas empresas.

Como a Conta Azul pode ajudar?

Somos a marca favorita do dono do negócio no Brasil porque ele encontra na Conta Azul uma aliada para assumir esse controle e gerir melhor o negócio.

Queremos que todos os donos de negócio usem Conta Azul. Queremos democratizar o acesso a tecnologia, para melhorar o controle, a gestão, a produtividade, a competitividade.

Por isso, ano passado inauguramos a era de cloud accounting no Brasil com o lançamento da Conta Azul Mais.

A computação em nuvem existe há 20 anos, a tecnologia já estava disponível. E o Brasil, até então, vivia de software contábil caro e instalado.

Nós mudamos a realidade, trazendo de graça para o contador a Contabilidade em Tempo Real.

A década da Conta Azul

Estamos vivendo a corrida pela competitividade.

O presidente Kennedy, em 61, disse que antes da virada da década os Estados Unidos precisavam levar o primeiro homem a lua e trazê-lo a salvo.

Lá no começo da Conta Azul, para mim e para os cofundadores, nossa ambição parecia tão grandiosa quanto isso: queríamos tornar a complexidade na gestão da pequena empresa o mais simples possível.

Eu continuo acreditando que é isso que faz o dono do negócio tomar as melhores decisões e prosperar.

Criamos naquela época um “sistema para gestão financeira”. Começamos fazendo o controle das vendas e fluxo de caixa. E criamos a melhor conciliação financeira do Brasil! Era a melhor naquela época e continua sendo a melhor até hoje.

Utilizamos, desde 2012, inteligência artificial para cruzar o que o dono do negócio vende e o que de fato cai no banco.

Lançamos a primeira integração de Open Banking, com o Banco do Brasil, para dispensar até mesmo a necessidade de importar arquivos.

Sabemos que cobrança é um processo crítico do pequeno negócio e, para facilitar a venda e a cobrança, integramos a emissão de boletos com os bancos que atendem 80% do mercado.

E para livrar os clientes dos processos demorados de lidar com arquivos de remessa e retorno, criamos a nossa própria emissão de boleto – o Receba Fácil Boleto. E então nasceu a primeira conciliação nativa, ou seja, o boleto pago já é automaticamente conciliado.

Uma coisa sempre foi levando a outra. E assim como uma venda gera um pagamento e uma conciliação, também gera uma nota fiscal. Então, nos mantemos ativos participando das discussões para simplificar e padronizar a emissão de Notas Fiscais também.

Hoje, já emitimos Nota Fiscal de Produto, de Serviço e de Consumidor para centenas de cidades do Brasil inteiro. Cada dia mais e cada dia melhor.

E tudo que acontece na Conta Azul é consolidado em relatórios gerenciais de fluxo de caixa, relatórios de vendas, DRE entre outros.

Melhoramos a gestão financeira para a melhor tomada de decisão. Mas descobrimos que apenas dados não são suficiente, é preciso enxergar além dos números.

É daí que nasce nossa visão de plataforma.

O efeito de plataforma é colocar essas duas pessoas essenciais, o empreendedor e contador, coexistindo, interagindo, conectadas dentro do nosso produto.

Em 2015, começamos o nosso Programa de Contadores Parceiros.
O contador conectado com o cliente já conseguia exportar os dados financeiros para os principais softwares contábeis.

Hoje, possibilitamos que todo o fechamento contábil e fiscal seja feito em tempo real sem o contador sair da Conta Azul Mais, por enquanto apenas para clientes de serviço do Simples Nacional, mas a ideia é continuar expandindo o escopo.

Além disso, acabamos de lançar a nova solução de Folha, para os contadores usarem com clientes de qualquer segmento e regime tributário.

Já é possível para nossos parceiros, agora também clientes, fazerem toda a contabilidade dos seus clientes pela Conta Azul Mais. Já é possível para alguns aposentar o sistema contábil.

E cada vez que o ponteiro do relógio se move, você pode ter certeza que a Conta Azul está criando mais.

Contadores que apostam na Conta Azul crescem junto com a Conta Azul.

Leia também