9 ferramentas para você se tornar um contador online

 

9 ferramentas para você se tornar um contador online

Seu cliente quer agilidade no atendimento, seu concorrente está nessa busca e você não pode ficar para trás. A boa notícia é que há uma série de ferramentas que podem qualificar esse processo. Com tanta tecnologia, ser um contador online não é difícil. Basta estar antenado e aberto às novas formas de abordagem da profissão.

Assista ao curso gratuito de Contabilidade Digital

Por que preciso ser um contador online?

O mercado evoluiu e a contabilidade mudou. Seu cliente não é mais o mesmo naquilo que deseja e na forma como é atendido. Como ele é a razão do seu escritório existir, é preciso atualizar processos e a própria abordagem. Em resumo, está na hora de ser um contador online.

Se você é um profissional veterano, que construiu uma carreira com poucos clientes, mas de relação muito próxima a eles, é natural que veja o novo momento com certa apreensão. Afinal, antes havia tempo de ir pessoalmente na empresa atendida. Era tranquilo conversar com o cliente sem olhar para o relógio e se preocupar com as demais tarefas.

Hoje, não. O mercado exige que você seja um contador online. É preciso estar disponível para solucionar rapidamente demandas pequenas, mas importantes para cada cliente. Quanto mais empresas atende, mais você depende de ferramentas modernas para fazer isso de maneira eficaz.

É verdade que tudo está bastante diferente, mas não é necessariamente ruim. Ao contrário disso: ao permitir que a tecnologia seja integrada à sua rotina, há ganhos evidentes.

Veja algumas boas razões para você se tornar um contador online:

Fique online com estas 9 ferramentas gratuitas

Pelo computador ou via smartphone, onde você estiver, basta estar conectado à internet para oferecer um atendimento ágil e eficiente aos clientes. Mas não esqueça de se organizar e estabelecer regras para isso. Afinal, a ideia é ser um contador online, mas não 24 horas por dia.

Veja 9 ferramentas gratuitas que podem ajudar muito nesse desafio e, assim, melhorar os resultados do negócio.

WhatsApp

É o aplicativo preferido do brasileiro, confirma a recente pesquisa Panorama Mobile Time Opinion Box. Tem versão para smartphones e funciona também via browser (navegador de internet no computador). Permite a rápida troca de mensagens instantâneas, além do envio de arquivos, como documentos em PDF. Na rotina de um escritório contábil, pode ser útil para comunicações rápidas.

Skype

Programa de conversação da Microsoft, o Skype tem versões para smartphone, browser e pode ser baixado e instalado no computador. Além da troca de mensagens e de arquivos diversos, é bastante útil para reuniões em grupo. Pode ser usado para videoconferências com clientes e treinamentos da equipe no escritório. Também realiza chamadas telefônicas a custo baixo.

Hangouts

É o Skype da Google, pois reúne as mesmas funções, com exceção das chamadas telefônicas. Funciona no computador vinculado ao Gmail, o e-mail do Google, ou pode ser utilizado como aplicativo no smartphone. É útil para troca de mensagens rápidas, reuniões e teleconferências por áudio e vídeo.

Facebook Messenger

Funciona como um chat online, permitindo o contato em tempo real. Possibilita conversar com o cliente na própria fanpage (página comercial) do escritório, com privacidade. Também pode ser usado via aplicativo no celular. Tem alto nível de personalização, podendo ativar ou desativar mensagens, cadastrar resposta automática e escolher a quem deseja se tornar visível para o bate-papo.

Franz

Um novato na relação de aplicativos úteis ao contador online. Seu diferencial está no fato de reunir em um só lugar outros dez programas utilizados para troca de mensagens instantâneas. Através dele é possível conectar-se a contas no WhatsApp, Skype, Hangouts e Facebook Messenger, entre outros. Funciona no smartphone e tem versão para computador.

Viber

Embora seja um dos principais rivais do WhatsApp, a razão para o Viber estar nessa lista vai além das funcionalidades em comum com o concorrente mais famoso. Se o seu escritório contata os clientes por telefone com relativa frequência, esse aplicativo oferece boa solução. Ele realiza chamadas grátis, além do envio de SMS.

Chat online

Espaço que pode ser disponibilizado ao cliente no próprio site do escritório de contabilidade. É uma das melhores maneiras de administrar sua presença enquanto contador online. Afinal, funciona apenas no horário que você configurar. Também informa ao usuário quando o serviço está ativo.

Email

Embora tenha perdido parte da sua força como ferramenta de comunicação, também se fortaleceu pela evolução da tecnologia. Pode ser acessado no computador e pelo celular, por meio de aplicativo. É ainda uma das melhores formas de transmissão de arquivos, favorecendo o fluxo de informações do cliente para o escritório e vice-versa.

SMS

Tecnologia antiga e bastante limitada, ainda se mostra útil na hipótese de interrupção da conexão à internet ou sua indisponibilidade. Como não depende do acesso à rede para funcionar, é válida para recados rápidos. Pode ser usada gratuitamente, conforme a operadora e o plano contratado.

Outras ferramentas úteis na gestão de clientes

Se você desejar ampliar o uso de tecnologias no seu escritório para a gestão de clientes, pode ir além dos aplicativos gratuitos que acabamos de citar. Há outras ótimas ferramentas que qualificam o trabalho do contador e emprestam maior segurança às tarefas.

Em primeiro lugar, considere o uso de plataformas capazes de automatizar o atendimento ao cliente. Muito daquilo que você faz manualmente nos programas que relacionamos pode ser feito sem a sua intervenção. Bastante útil, não?

Ter um software de CRM, voltado à gestão do relacionamento com os clientes, é quase uma exigência para quem deseja crescer como contador. Ele reúne os principais dados cadastrais de cada cliente e as informações relativas ao consumo de serviços contábeis do seu escritório.

Por fim, considere ainda a adoção de um sistema de gestão online, tecnologia que é capaz de estabelecer a integração com o software do cliente. Dessa forma, as informações contábeis que você precisa são automaticamente importadas, com total segurança e praticidade.

Use e incentive seu cliente a usar

Ao encerrarmos este artigo que destacou ferramentas para você se tornar um contador online, vale fazer uma ressalva. As tecnologias, como vimos, são muito úteis. Mas o tamanho dessa utilidade e a própria eficiência dos seus serviços depende de incorporar seu uso à rotina.

Na maioria dos casos, não apenas você, mas também seu cliente precisa estar conectado a elas para que tudo funcione como gostaria. Se isso acontecer, os impactos positivos no seu dia a dia serão evidentes e prontamente observados.

E você, que ferramentas adota para ser um contador online para seus cliente? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.