Gestão

Contador online: 7 ferramentas, 6 oportunidades e 3 desafios

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 13 mins de leitura

Ser contador online é o caminho para crescer, prosperar e inovar no mercado. Conheça as ferramentas e oportunidades do digital.

Contador online é a profissão do presente e do futuro do nosso mercado, e quem não se adaptar pode acabar ficando para trás.

Enquanto o contador tradicional passa muito tempo cuidando da rotina do cliente e lidando com tarefas repetitivas, o contador digital está vários passos à frente com suas tarefas automatizadas, atendimento personalizado e contabilidade consultiva.

E claro que os empresários preferem os contadores que trabalham com mais eficiência, atendem pela internet e apoiam sua gestão com informações em tempo real.

Por isso, vamos explorar os desafios e oportunidades que o contador online encontra no mercado, além de sugerir algumas ferramentas para facilitar sua transição.

Navegue pelos tópicos do nosso guia:

Leia com atenção e entenda por que o digital é a plataforma certa para a profissão.

Quem é o contador online

O contador online é aquele que abraça a inovação da era digital para entregar mais valor aos clientes e prestar serviços diferenciados.

Com apoio da tecnologia, ele elimina o retrabalho, acelera os processos administrativos, agiliza a troca de dados e se integra completamente à gestão do cliente.

Dessa forma, o contador online se converte em uma plataforma de apoio consultivo ao empreendedor. Em vez de se concentrar em tarefas burocráticas e fiscais, ele ganha espaço e tempo para dar todo o apoio que o cliente precisa para lidar com números, questões financeiras e aspectos estratégicos do negócio.

Contador online x contador tradicional

Agora que conhecemos a figura do contador online, que tal compreender as diferenças do seu trabalho e atuação em relação ao contador tradicional, que emprega menos tecnologia e automatização na sua rotina?

Veja uma comparação rápida:

Contador online Contador tradicional
Automatiza rotinas contábeis para ter mais tempo para se dedicar às questões estratégicas do cliente Cuida basicamente das rotinas contábeis e gasta seu tempo com lançamentos manuais, redigitação e planilhas
O contador online usa um software na nuvem para se manter conectado ao cliente e acessar seus dados a qualquer hora e lugar Usa softwares instalados na própria máquina que dificultam a integração de dados e aumentam os custos com TI
Compartilha informações e documentos online rapidamente, e pode importar dados quando seu sistema contábil é integrado ao financeiro do cliente Ainda usa o velho malote e depende do leva e traz de documentos físicos para coletar as informações do cliente
Elimina o papel do escritório e utiliza apenas documentos digitais armazenados na nuvem Ainda vive cercado de pilhas de papel e possui um arquivo tradicional, além de armazenar dados digitais no próprio servidor da empresa
O contador online está sempre disponível para atender clientes por meio de aplicativos de comunicação, e-mail e chat Só atende clientes pelo telefone ou pessoalmente no escritório
Fala a língua dos clientes e evita usar jargões e termos técnicos para facilitar a compreensão dos relatórios Conversa com os clientes usando termos complicados da contabilidade e não consegue comunicar seu trabalho de forma efetiva
Consegue oferecer serviços de consultoria personalizada, graças ao tempo economizado com a tecnologia Dificilmente vai além dos serviços básicos que já ocupam boa parte do tempo, e quase nunca tem abordagem consultiva

Não é preciso ir muito longe para entender que o contador tradicional vai perder cada vez mais espaço para o contador online, já que o futuro é digital, e a burocracia está ficando para trás.

Hoje os novos empreendedores procuram contadores adaptados à realidade atual, que conseguem acompanhar o ritmo do mercado e atender às necessidades da empresa em tempo real.

Ao mesmo tempo, os próprios contadores não querem mais lidar com a papelada, tarefas repetitivas e dificuldade de comunicação com o cliente típicas do escritório tradicional.

Por isso, a evolução para a contabilidade online é essencial para ambos, e já está revolucionando o mercado contábil em todo o mundo.

6 oportunidades para o contador online

Não faltam oportunidades para o contador online crescer e conquistar vantagem competitiva.

Veja o que você pode alcançar ao abraçar a contabilidade digital:

Aumentar a produtividade

Se você quer uma solução para aumentar a produtividade do escritório, tornar-se digital é a melhor delas.

Isso porque o contador online consegue resolver em minutos o que um contador tradicional leva horas para fazer com os métodos manuais.

Por exemplo, com um software de gestão online conectado ao cliente, você tem acesso imediato aos dados financeiros, notas fiscais emitidas, contas a pagar e a receber saldo bancário, relatórios e qualquer informação necessária para o trabalho de contabilidade.

O resultado é um dia a dia muito mais produtivo com rotinas solucionadas rapidamente e contato com os clientes em tempo real.

Reduzir custos

A contabilidade online também traz a oportunidade de reduzir custos no escritório.

Com a automação de tarefas e atendimento digital, você consegue fazer mais com menos e ainda elimina gastos com papelada e deslocamento dos contadores para reuniões, por exemplo.

Sem falar na economia com TI ao utilizar softwares em nuvem, além da própria redução de custos com erros humanos.

Por isso, o contador online consegue praticar preços mais competitivos e escalar seu negócio.

Personalizar o atendimento

Com a experiência do cliente em foco no mundo dos negócios, o atendimento personalizado é um dos grandes diferenciais do contador.

Para o contador online, é muito mais fácil dar atenção individualizada aos clientes e agregar valor aos serviços.

Com uma rápida troca de mensagens, é possível solucionar as dúvidas do cliente e se fazer presente com muito mais frequência e qualidade.

Aumentar a base de clientes e crescer

Qual contador não quer aumentar sua base de clientes e seguir crescendo no mercado?

Na contabilidade tradicional, é difícil atender novas contas porque os profissionais ficam sobrecarregados com tarefas repetitivas.

Já o contador online consegue atender muito mais clientes de uma vez graças à automatização das rotinas e maior eficiência na prestação dos serviços.

Oferecer consultoria contábil

Uma das grandes vantagens de adotar a contabilidade online é ganhar tempo para desenvolver serviços mais estratégicos para os clientes.

Com todas as informações disponíveis em tempo real, você consegue oferecer uma consultoria contábil completa para o empresário, agregando um valor inestimável ao seu trabalho.

Em vez de cuidar apenas da parte burocrática, o contador online atua como um parceiro estratégico da empresa, sugere melhorias na gestão e fornece informações valiosas para a tomada de decisão.

Assim, o empreendedor ganha uma nova visão da contabilidade e valoriza muito mais seu contador consultor — e costuma pagar mais por esse diferencial.

Falar a língua do cliente

O contador online também precisa falar a língua do cliente para ter uma comunicação certeira pela internet.

Isso significa deixar os jargões e termos técnicos para trás, apresentando os dados contábeis e financeiros de forma objetiva e descomplicada.

Afinal, é isso que os empresários procuram em um contador moderno: alguém que se preocupe em traduzir os termos complicados em informações claras e úteis à gestão.

3 desafios para o contador online

Onde há grandes oportunidades, há desafios da mesma proporção para os contadores.

Confira os obstáculos que o contador online deve superar.

Vencer a resistência à mudança

O primeiro desafio que o contador online enfrenta é vencer sua própria resistência à mudança.

Afinal, não é fácil adotar novos hábitos, dominar tecnologias e mudar totalmente os métodos de trabalho com a rapidez que o mercado exige.

Muitas vezes, as pessoas insistem em manter sua rotina tradicional, mesmo que isso signifique perder oportunidades e clientes.

Por isso, é fundamental superar a zona de conforto para se tornar um contador online e sair na frente da concorrência.

Educar os clientes

Educar os clientes também pode ser um grande desafio para o contador online.

Para começar, alguns empresários são resistentes às mudanças e precisam ser convencidos a digitalizar e organizar seus processos para viabilizar o trabalho contábil online.

Além disso, o contador precisa orientar o cliente sobre os canais certos para cada tipo de comunicação online e definir limites para o atendimento em tempo real.

Reestruturar o escritório

Por fim, não é fácil reestruturar o escritório contábil para se adequar aos fluxos de trabalho e ferramentas da contabilidade online.

O processo exige um planejamento prévio com várias etapas, alocação inteligente de recursos, treinamentos para a equipe e melhorias contínuas na operação para alcançar o patamar desejado.

Mas é claro que o investimento de tempo e recursos vale muito a pena e pode iniciar um novo capítulo de sucesso na história da empresa.

7 ferramentas de comunicação para o contador online

O contador online só precisa estar conectado à internet para oferecer um atendimento ágil e eficiente aos clientes, seja via smartphone ou computador.

Mas não esqueça de se organizar e estabelecer regras para isso — a ideia é ficar online durante o expediente, e não 24 horas por dia.

Veja algumas ferramentas gratuitas que ajudam você a se conectar com os clientes.

1. WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros para trocar mensagens e fazer chamadas de voz e vídeo.

Para o contador online, é indispensável ter uma conta no app (normal ou comercial) para ter conversas rápidas com os clientes no dia a dia e trocar arquivos.

Mas lembre-se: o WhatsApp não é o mais indicado para compartilhar documentos e fazer reuniões, pois dificulta a pesquisa de mensagens e pode deixar informações para trás.

2. Skype

O Skype é outro comunicador útil para contadores, especialmente para reuniões em grupo por videoconferência.

Ele também permite fazer chamadas de voz gratuitas e trocar mensagens, com versões para smartphone, desktop e browser.

3. Google Meet

O Google Meet promete substituir o Google Hangouts como software de videoconferência para empresas.

Desde maio de 2020, a ferramenta se tornou gratuita para todos, liberando os recursos de videochamadas com até 250 usuários, além de transmissões ao vivo para até 100 mil pessoas.

Para o contador online, é uma boa opção para fazer reuniões com os clientes e equipe sem limitações.

4. Facebook Messenger

O Facebook Messenger funciona como um chat online, permitindo o contato em tempo real pela maior rede social do mundo.

Assim, o contador online pode conversar com o cliente na própria fanpage (página comercial) do escritório, com privacidade.

A vantagem é o alto nível de personalização, com opções de ativar ou desativar mensagens, cadastrar resposta automática e escolher a quem deseja se tornar visível para o bate-papo.

5. Franz

O Franz é um novato na relação de aplicativos úteis ao contador online.

Seu diferencial está no fato de reunir em um só lugar outros dez programas utilizados para troca de mensagens instantâneas.

Com ele, você pode se conectar a contas do WhatsApp, Skype, Hangouts e Facebook Messenger, entre outros, unificando os chats da empresa.

6. Chat online

O chat online é um espaço para troca de mensagens que pode ser disponibilizado ao cliente no próprio site do escritório de contabilidade.

É uma das melhores maneiras de administrar sua presença enquanto contador online, com a vantagem de funcionar apenas no horário que você configurar.

Além disso, o chat também informa ao usuário quando o serviço está ativo e pode ser programado com respostas automáticas por meio de um chatbot (robô de conversação).

7. E-mail

Embora tenha perdido parte da sua força como ferramenta de comunicação, o e-mail continua tendo seu lugar na internet moderna.

Ele ainda é uma das melhores opções para transmissão segura de arquivos, favorecendo o fluxo de informações do cliente para o escritório e vice-versa.

Conta Azul Mais é aliada do contador online

A Conta Azul Mais é uma grande aliada do contador online, porque reúne em um único sistema todos os recursos e ferramentas que você precisa para digitalizar seus serviços e se conectar aos clientes.

Com essa plataforma, você cuida de todas as rotinas contábeis, fiscais e de folha de forma automática, 100% online e integrada ao financeiro dos seus clientes, podendo trabalhar de qualquer lugar com produtividade máxima.

Para ajudar na organização do escritório, a Conta Azul Mais também inclui consultoria gratuita para sua transformação digital e um painel exclusivo para gerenciar sua empresa em busca dos melhores resultados.

Para começar sua jornada online e se tornar um contador parceiro Conta Azul, é só se cadastrar gratuitamente e conectar-se ao seu primeiro cliente.

Entendeu por que vale a pena ser um contador online e se abrir a novas oportunidades?

Comente se você já fez a migração para o digital ou ainda está dando os primeiros passos.

Leia também