Curso de contabilidade online: 6 passos para se tornar digital

Um curso de contabilidade online pode ser o acelerador que faltava para caminhar mais rápido rumo à era digital. Preparado?

Um curso de contabilidade online pode ser o primeiro passo para transformar sua empresa contábil e acelerar seu crescimento na era digital.

Hoje, adotar novas tecnologias e ir além dos serviços tradicionais de contabilidade é obrigatório para contadores que querem se destacar e ter vantagem competitiva.

Mas, para se tornar digital, você precisa entender como usar a internet para deixar seu trabalho mais ágil e produtivo

Se essa missão parece complicada, não se preocupe: criamos um curso rápido de contabilidade online cheio de dicas para você se aprofundar no assunto e evoluir seu negócio. Leia até o fim e entenda a importância dessa transformação e o melhor caminho para se tornar um contador online

Assista ao curso gratuito de Contabilidade Digital

Por que fazer um curso de contabilidade online

Fazer um curso de contabilidade online é um grande passo na carreira do contador e uma estratégia para acelerar empresas contábeis.

A crise que enfrentamos apenas reforça a necessidade de automatizar processos e acelerar nossa transformação digital, mas esse já era o destino do mercado há alguns anos. 

No relatório global de 2019 da Sage, por exemplo, 90% dos contadores confirmaram a existência de uma “revolução cultural” no mercado, impulsionada pela tecnologia e pela abordagem consultiva. 

Ao mesmo tempo, o domínio da tecnologia apareceu como uma das principais habilidades exigidas do contador moderno, além da prestação de serviços de consultoria e conhecimento sobre negócios.

Logo, a formação em contabilidade online deixou de ser opcional e se tornou um critério para obter vantagem competitiva e manter seu negócio relevante no mercado. 

Muito além de ensinar a lidar com soluções tecnológicas, esse curso muda sua forma de trabalhar e abre caminho para uma contabilidade mais ágil, eficiente e estratégica.

O que você aprende no curso de contabilidade online

Antes de fazer o curso de contabilidade online, é importante entender do que se trata essa formação. 

Para começar, vamos deixar claro que fazer contabilidade online não significa necessariamente ter um “escritório virtual”. Atender clientes somente à distância é possível, mas não é premissa para fazer contabilidade online. 

Contabilidade online consiste em que o contador use plataformas digitais para fazer a gestão da contabilidade, da parte fiscal e do departamento pessoal dos clientes. 

Outro ponto importante é que o trabalho do contador não será substituído por softwares nessa nova forma de trabalhar. 

Muito pelo contrário: as ferramentas e métodos que você vai conhecer servem para agilizar as rotinas contábeis e valorizar seu papel como profissional.

Se você continuar oferecendo os serviços de sempre do jeito tradicional, nunca terá tempo para incluir soluções de alto valor como consultoria contábil, relatórios de desempenho e BPO Financeiro, por exemplo.

Com o curso de contabilidade online, você vai aprender a usar a internet para acelerar processos, automatizar tarefas repetitivas e ampliar seu portfólio de serviços, além de melhorar seu relacionamento com os clientes.

Basicamente, é um atalho para economizar tempo, melhorar sua produtividade e captar mais clientes sem aumentar seus custos.

Como aplicar o conteúdo do curso de contabilidade online

Depois de fazer o curso de contabilidade online, você estará pronto para usar a internet como meio para tornar seu trabalho mais produtivo e eficiente.

Para você ter uma ideia, estas são algumas tarefas rotineiras que podem ser realizadas online:

  • Obrigações acessórias: notas fiscais, guias e declarações já são predominantemente eletrônicas e não há mais razão para lidar com papelada.
  • Integração contábil: em vez de usar o velho malote para receber informações contábeis, é muito mais prático integrar o sistema contábil com o da empresa e importar todos os dados online.
  • Análise financeira: analisar as finanças do cliente fica muito mais fácil com acesso às movimentações da empresa em tempo real. 
  • Suporte ao cliente: o atendimento também é mais rápido e eficiente com aplicativos de comunicação como WhatsApp, Zoom, Google Meet, entre outros.
  • Armazenamento de arquivos: os documentos continuam sendo armazenados e arquivados, mas no formato digital e na nuvem, para que possam ser acessados a qualquer hora e lugar.
  • Troca segura de informações: nada mais seguro do que trocar informações por meio de sistemas criptografados e preparados para proteger dados sigilosos.

Assista ao curso gratuito de Contabilidade Digital

Desafios e oportunidades da contabilidade online

O curso de contabilidade online também deixa claro quais são as oportunidades e desafios dessa nova era contábil.

O principal obstáculo à adoção da tendência, como você deve imaginar, é a resistência à mudança da parte de contadores, escritórios e seus próprios clientes. 

Afinal, não é fácil transformar a estrutura de uma empresa contábil, ter que aprender novos métodos de trabalho e se acostumar com o meio digital.

Mas a formação também serve para enxergar o quanto vale a pena o esforço da mudança  e quantas portas podem se abrir para o seu negócio a partir dela. 

Veja algumas oportunidades e vantagens que a contabilidade online traz:

  • Mais produtividade com o fim da redigitação e papelada
  • Mais eficiência e ganho de tempo
  • Melhora no atendimento ao cliente
  • Maior valor agregado ao negócio
  • Mais disponibilidade com a automação de processos
  • Maior oferta de serviços 
  • Mais segurança na troca de informações
  • Maior crescimento para a empresa
  • Mais satisfação para os clientes 
  • Mais diferenciais competitivos em relação à concorrência. 

Curso de contabilidade online: 6 passos para se tornar digital 

Que tal um curso rápido de contabilidade online para dar seus primeiros passos nesse universo? Confira abaixo. 

1. Comece pelo planejamento

O primeiro passo para adotar a contabilidade online é ter um projeto que responda às questões essenciais “o quê”, “quem”, “onde”, “quando” e “como fazer”.

Esse planejamento é essencial para orientar suas ações e começar a mudança cultural necessária para que sua empresa opere no digital.

A dica é definir seus objetivos com clareza, delegar responsáveis e levantar os recursos necessários, além de criar um cronograma e segui-lo à risca.

2. Faça um diagnóstico do seu negócio

Antes de passar por uma mudança tão importante quanto migrar para a contabilidade online, é fundamental que você conheça muito bem seu negócio e faça um diagnóstico completo.

Para que a transição seja bem-sucedida, é importante conhecer a fundo as demandas dos seus clientes, capacidade de atendimento da empresa e KPIs como LTV (Lifetime Value ou valor do tempo de vida do cliente), ticket médio, lucratividade, eficiência operacional, etc.

Esse conhecimento fará toda a diferença na hora de migrar para o universo digital, além de oferecer parâmetros de comparação para analisar a evolução da empresa. 

3. Mire na redução de custos

Um dos principais benefícios da contabilidade online é a redução de custos para a empresa contábil.

Com a digitalização e automação dos processos, você passa a fazer muito mais em menos tempo, e pode ajustar seus honorários ao novo grau de eficiência conquistado.

Assim, é possível praticar preços mais competitivos, ampliar a carteira de clientes e ainda melhorar a qualidade dos serviços.

4. Escolha as tecnologias certas

Para deixar a papelada para trás, é importante que você escolha as melhores soluções digitais para gerenciar sua empresa e as contas dos clientes.

O ideal é ter uma plataforma de gestão contábil e financeira como a Conta Azul, que permite a conexão direta com os clientes, automação de tarefas e troca de informações 100% online e segura.

Assim, tarefas que levavam dois dias para serem concluídas podem ser feitas em poucos minutos, graças à agilidade do sistema, funções automáticas e compartilhamento instantâneo de documentos. 

5. Invista na contabilidade consultiva

A principal função da tecnologia na contabilidade online é agilizar as rotinas para que você tenha mais tempo para se dedicar às questões estratégicas, como fornecer insights e apoiar a tomada de decisão dos seus clientes.

Por isso, a abordagem consultiva vem junto com a implementação dos processos digitais, agregando valor aos serviços da empresa com funções de orientação, aconselhamento e assessoria direta à gestão do empresário.

Afinal, qual empreendedor não quer receber sugestões de melhorias e alertas de oportunidades para o seu negócio prosperar?

6. Fidelize e atraia clientes

Com o projeto de contabilidade online em operação, você já pode partir para a fidelização e atração de clientes.

Nessa etapa, é importante verificar quais clientes atuais se encaixam melhor no novo modelo e estão dispostos a trabalhar 100% integrados com o escritório, com foco no crescimento.

Você pode segmentar seus clientes atuais em grupos, levando em conta a prioridade do atendimento e potencial da parceria, e utilizar estratégias de marketing digital contábil para atrair novos clientes adaptados à realidade digital. 

Lembrando que é fundamental contar com a organização financeira do cliente para que o trabalho se desenvolva com sucesso — daí a importância de mirar no público-alvo certo.

Conta Azul Mais: o melhor curso de contabilidade online 

Se você quer fazer um curso de contabilidade online completo, dinâmico e ministrado por grandes especialistas do mercado, a Universidade Conta Azul é o lugar certo.

Nosso Curso de Contabilidade Digital com Certificação Conta Azul é 100% online, gratuito e ensina tudo o que você precisa saber em 45 minutos de videoaulas. 

Basta fazer sua inscrição para ter acesso aos seguintes conteúdos:

  • Introdução — Contabilidade Digital e em Tempo Real
  • Conselhos dos empresários contábeis de sucesso
  • Contabilidade integrada aos clientes e em tempo real 
  • Avaliação —  garanta seu certificado em Contabilidade Digital
  • Como colocar em prática o que você aprendeu.

Assista ao curso gratuito de Contabilidade Digital

Depois de obter seu certificado, você também pode fazer parte do Programa de Contadores Parceiros Conta Azul: uma jornada de transformação digital com direito a consultoria, recursos tecnológicos e descontos exclusivos na aquisição de contas para seus clientes.

Baseada na rotina de escritórios que buscam organização de clientes, maior produtividade, valorização e crescimento, a Metodologia Conta Azul proporciona um planejamento fiel às necessidades da sua empresa, acompanhando cada passo do seu progresso.

Gostou de conhecer melhor o curso de contabilidade online? Comente o que achou das dicas e quais serão os próximos passos na sua jornada.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?