Inovação

Descubra como a Gestão Contabilidade cortou gastos na emissão de boletos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A Gestão Contabilidade é um escritório contábil especializado em empresas de TI que atende aproximadamente 1.100 clientes por mês;
  • Com a Conta Azul Mais, a Gestão Contabilidade reduziu de 10 horas para 90 minutos o tempo gasto com trabalhos manuais. Já com o Receba Fácil, a empresa consegue hoje economizar um dia inteiro dos analistas;
  • A Conta Azul Mais é uma plataforma para gestão da carteira de clientes de contabilidade, 100% gratuita para contadores. Integrada ao Receba Fácil, os ganhos em produtividade com as cobranças são ainda maiores.

Experimente a Conta Azul Mais!

A Gestão Contabilidade é um escritório contábil especializado em empresas de TI e conta hoje com mais de 40 colaboradores, distribuídos em três sedes. Atendendo entre 950 e 1.100 clientes por mês, cobrar todos eles em tempo hábil era um desafio antes da Conta Azul.

E se precisassem reemitir um boleto? Com a ferramenta antiga, cada via era cobrada. Isso sem contar com as horas perdidas em digitação e conferência de valores, já que a conciliação bancária não era automática.

Além disso, como todo processo manual, os erros eram inevitáveis e geravam retrabalho.

Continue lendo para descobrir como a Conta Azul ajudou a Gestão Contabilidade a cortar gastos e ganhar tempo, produtividade e mais qualidade no atendimento dos clientes. Boa leitura!

A Gestão Contabilidade é um escritório contábil especializado em empresas de TI que atende aproximadamente 1.100 clientes por mês;
Fonte: Gestão Contabildade

Reduzir os gastos com reemissão de boletos era o desafio da Gestão Contabilidade

A Gestão Contabilidade está no mercado desde 2002 com foco em contabilidade consultiva e estratégica para empresas de TI. A sede fica localizada em Joinville e duas filiais estão distribuídas nas cidades de Itapoá e Vidal Ramos, em Santa Catarina.

Os principais serviços que a Gestão Contabilidade oferece são:

  • Terceirização financeira;
  • Contabilidade para empresas de TI e startups;
  • Abertura de empresas;
  • Contabilidade estratégica.

Hoje, a Gestão Contabilidade é parceira da Conta Azul, utilizando duas ferramentas:

  • A Conta Azul Mais, plataforma para gestão da carteira de clientes de escritórios de contabilidade, onde todas as rotinas contábeis, como geração de DRE e emissão de Livro Razão são automatizadas;
  • O Receba Fácil,  funcionalidade que agiliza os recebimentos por Pix Cobrança, Cartão de Crédito (via link) e Boleto.

Antes de ser parceira da Conta Azul, a Gestão Contabilidade enfrentava vários desafios, como a digitação e conferência manual de documentos. Mas o principal gargalo da empresa estava relacionado à cobrança.

Isso porque a  ferramenta utilizada na época não era integrada ao financeiro do escritório nem era automatizada, o que gerava horas de trabalhos manuais custosos. E, a cada nova via de boleto emitida – bastante comum em qualquer empresa – era necessário pagar a taxa de emissão novamente.

Já pensou em como saía caro para a Gestão Contabilidade se os 1.100 clientes solicitassem uma segunda via?

No próximo tópico, entenda como o Receba Fácil mudou para melhor a rotina da Gestão Contabilidade.

Gestão Contabilidade: um caso de sucesso em produtividade contábil

Simplificando as cobranças dos clientes

Para Nelson Boing, Diretor Executivo da Gestão Contabilidade, “o Receba Fácil, como o próprio nome já fala, é uma forma mais de se fazer a cobrança dos clientes”. 

No seu BPO financeiro, hoje 100% da carteira de clientes utiliza o Receba Fácil. Essa solução da Conta Azul, segundo Nelson, facilita a operação de cobrança revertendo em produtividade do time.

O Receba Fácil, como falamos, é uma solução que agiliza os recebimentos. Com ela, é possível receber via:

  • Pix Cobrança de forma segura, gerando códigos copia e copia ou QR codes, com suas respectivas datas de pagamento, multas ou descontos;
  • Cartão de Crédito (via Link). Nesta modalidade, uma compra pode ser parcelada em até 12 vezes e a empresa recebe todas as prestações de uma vez só;
  • Boleto, que permite o recebimento dos principais bancos, de forma online e com taxas competitivas, cobradas somente após a compensação.

O melhor de tudo é que, no Receba Fácil Boleto, o empreendedor não paga pela segunda via, caso a emissão seja necessária. O que é muito importante para quem trabalha com clientes PJ, onde o boleto costuma ser a principal forma de pagamento.

Na Gestão Contabilidade, o Receba Fácil proporcionou duas vantagens principais, que, segundo Nelson, são:

  • Ganho de produtividade do time, já que as cobranças são integradas diretamente com o setor financeiro e as demais rotinas do escritório;
  • Redução de despesas, já que o boleto é cobrado apenas quando o cliente faz um pagamento, ou seja, na liquidação do título. O que não acontecia com a solução antiga, que cobrava duas vezes pela emissão do boleto.

Além disso, com o Receba Fácil Boleto, a Gestão Contabilidade conseguiu reduzir um dia de produtividade de cada analista.

Confira o depoimento completo:

Fique por dentro de tudo que aconteceu na Conta Azul CON 22

Aumente a produtividade como o Nelson Boing

“Em vez de ficarmos digitando, recolhendo documentação, fazendo o lançamento de contas a pagar, contas a receber, confrontando isso com os extratos bancários, com a Conta Azul Mais, nós conseguimos importar toda essa documentação que já foi previamente lançada pelo cliente, automatizando todo esse processo.”

Nelson, ao ver a produtividade dos colaboradores aumentar e os erros manuais diminuírem, decidiu fazer um teste. O objetivo era realmente comprovar os efeitos da Conta Azul na Gestão Contabilidade.

Com um mesmo cliente, a equipe fez todo o processo operacional da contabilidade duas vezes, sendo uma da forma tradicional e outra utilizando a Conta Azul. Ao comparar os resultados, Nelson viu uma redução de 10 horas de trabalhos manuais para apenas 90 minutos.

A Conta Azul Mais está presente em mais de 10 mil escritórios de contabilidade e 15 mil contadores já foram certificados no nosso Programa de Parceira.

Os principais benefícios da plataforma são:

  • Acesso ao balancete, emissão do livro razão, geração da DRE, DAS individual ou em lote;
  • Baixa automática no emissor de NFS-e para as prefeituras de mais de 600 cidades;
  • Folha de pagamento para todos os regimes de tributação e segmentos;
  • Envio de cobranças de honorários direto para o financeiro do cliente.

Além de tudo isso, como falamos, a Conta Azul Mais pode ser integrada com o Receba Fácil, tornando o processo de recebimentos mais simples.

O resultado? Mais tempo para atender os clientes e cuidar do que mais importa: a estratégia da empresa!

Otimize a gestão do seu escritório com quem entende do assunto: clique aqui para acelerar a jornada de sucesso do seu escritório! 

Leia mais

Leia também