Gestão

Descubra como o sucesso do cliente na contabilidade pode ser um diferencial

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Na contabilidade, o sucesso do cliente compreende as ações que visam manter a clientela satisfeita com todos os processos do escritório, desde os serviços contábeis até o atendimento;
  • Com os clientes satisfeitos, a retenção da carteira é praticamente garantida, gerando uma boa receita recorrente e contribuindo para o aumento do faturamento;
  • A Conta Azul Mais oferece tudo o que você precisa para prestar serviços diferenciados e fidelizar a sua carteira de clientes: processos online, documentos na nuvem, gestão financeira do escritório e muito mais!

Experimente a Conta Azul Mais!

Cuidar das obrigações contábeis e tributárias é dever de todo contador. Contudo, os clientes esperam mais que apenas tarefas cumpridas. A expectativa envolve também a adoção de uma postura consultiva e a possibilidade de transformar o setor contábil em um parceiro estratégico na hora de tomar as decisões importantes, especialmente as que envolvem finanças.

Esse desejo do mercado deixa claro que saem na frente os contadores que fazem além do básico. Mais do que isso, entendem que o desempenho do escritório está atrelado à satisfação e aos bons resultados do cliente.

Vamos te ajudar a entender o que é sucesso do cliente e como essa teoria se aplica na rotina do seu escritório, tanto nas operações internas quanto na hora de se relacionar com sua carteira de cliente.

Na contabilidade, o sucesso do cliente compreende as ações que visam manter a clientela satisfeita com todos os processos do escritório, desde os serviços contábeis até o atendimento; 

O que é sucesso do cliente?

Sucesso do cliente ou customer success, no geral, compreende todas ações desenvolvidas na empresa com objetivo de manter a satisfação dos consumidores. Ou seja, não é atender bem quando ele entra em contato para tirar dúvidas, mas sim acompanhar a jornada dele e se antecipar aos possíveis problemas.

Customer success também pode ser o termo usado para designar o profissional responsável por monitorar essa a relação da empresa com os clientes, a fim de entender como se sentem perante os serviços e produtos contratados.

Na contabilidade, o sucesso do cliente tem o mesmo objetivo, que é fidelizar clientes devido à qualidade dos serviços prestados no escritório e do atendimento oferecido.

De uma forma prática, o conceito de customer success na contabilidade está relacionado ao sucesso alcançado com serviços contábeis de qualidade.

Um exemplo é o balancete. Se no escritório há uma preocupação com o sucesso do cliente, você, contador, com base nos resultados encontrados, deve fazer uma análise, identificar os gargalos e propor soluções ao cliente.

Dessa forma, além do cumprimento de uma rotina contábil, o cliente recebe uma informação de valor, que facilita na tomada de decisão e contribui para o crescimento do negócio.

Para os escritórios que aplicam o sucesso do cliente, o aumento no lucro e a demanda recorrente são apenas consequências e não foco da empresa contábil.

Qual é a importância de ter um diferencial competitivo no seu escritório contábil?

Balancetes, geração de guias, controle de folha de pagamento: como falamos no início deste conteúdo, as rotinas contábeis fazem parte das obrigações.

O problema é que boa parte dos donos de negócio enxergam a contabilidade como um gasto, o famoso “mal necessário”. Para mudar essa percepção, o seu escritório precisa oferecer serviços diferenciados, que entreguem valor e não apenas evitem as multas da fiscalização.

Focando no sucesso do cliente, você deixa de ser apenas um profissional técnico, assumindo uma postura consultiva e de parceiro estratégico do negócio do cliente. Com isso, ele se tornará dependente de seus serviços e, dificilmente, trocará de escritório.

Acelere o crescimento do seu escritório. Clique aqui e conheça o Programa de Parceria da Conta Azul! 

Por que o sucesso do cliente é um diferencial competitivo para escritórios contábeis?

Menos clientes insatisfeitos 

Uma das bases do customer success, como já mencionamos, é estar sempre em contato com a carteira para identificar as necessidades e expectativas dos clientes.

Isso é fundamental para descobrir e resolver em tempo hábil todas as insatisfações, evitando ser pego de surpresa devido a um rompimento de contrato do dia para noite.

Aplicando o sucesso do cliente no seu escritório, as reclamações serão menores, você garantirá uma demanda fiel e o trabalho ficará mais leve.

Carteira fiel 

Ao estar em contato com os clientes, as chances de atingir as expectativas deles são maiores e a relação de confiança também se fortalece. O resultado não poderia ser diferente: a carteira será fiel e dificilmente deixará o seu escritório.

Além disso, os clientes também podem indicar os seus serviços para outros empreendedores. Afinal, a contabilidade é uma parte sensível de qualquer empresa e todo dono de negócio busca um escritório de confiança.

Ao receber uma indicação, o empreendedor interessado sente-se mais seguro ao fechar negócio com você.

Saiba como fazer a fidelização de clientes na empresa contábil.

Aprimoramento dos processos do escritório

O sucesso do cliente exige acompanhamento de resultados, como veremos mais adiante. Analisando o desempenho e tendo um tempo de qualidade com ele, você poderá identificar pontos de melhoria para aprimorar os processos internos do seu escritório.

A evolução do contador: de guarda-livros a consultor de negócios

Passo a passo para implementar o sucesso do cliente no seu escritório

1. Analise o atendimento do seu escritório

Coloque-se na posição do cliente e faça uma análise crítica do atendimento oferecido pelo escritório. Converse também com outros contadores para coletar mais informações e insights do mercado.

Conhecendo os principais problemas relacionados ao atendimento, você terá clareza do que precisa ser ajustado para implementar a cultura de sucesso do cliente no escritório.

Um dos gargalos mais comuns é a demora e a dificuldade para entrar em

contato com o contador. Isso pode acontecer, na maioria das vezes, devido ao volume de clientes no escritório e falta de tecnologia para agilizar os processos.

4 dicas para o contador ser mais produtivo no atendimento ao cliente

2. Faça uma análise dos outros processos 

A partir dos problemas com o atendimento dos clientes, você conseguirá identificar oportunidades de melhoria em outros processos do escritório, como:

  • Tempo gasto com digitação;
  • Erros e retrabalho;
  • Perda de prazo de pagamentos de guias;
  • Papelada e informações desencontradas.

“Apagar incêndios”, ou seja, resolver um ou outro problema do escritório não faz parte do conceito de customer success. Somente identificando as raízes dos gargalos de sua empresa contábil será possível encontrar uma solução realmente eficaz.

Por isso, documente todos os problemas e dê o próximo passo: aplicação da tecnologia no seu escritório.

Entenda o que é a análise de dados e como usá-la na contabilidade.

Busque tecnologia

O sucesso do cliente depende, principalmente, da qualidade dos processos internos de qualquer empresa. Então, é preciso olhar para dentro, identificar o que precisa ser ajustado e buscar uma alternativa.

Na prática, boa parte dos problemas nos processos dos escritórios de contabilidade são resolvidos com a tecnologia.

Ao utilizar um sistema que reduz o trabalho manual, como a digitação e conferência de documentos, você ganha tempo e evita o retrabalho com atividades simples, como refazer a DARF. Assim, você conseguirá atender até o dobro de clientes sem perder a excelência.

Dessa forma, para oferecer o sucesso do cliente no seu escritório, busque por tecnologia e vá atrás de um sistema para gerenciar a carteira.

A Conta Azul Mais reduz os erros e o retrabalho em empresas contábeis. Clique aqui e conheça o sistema que vai acelerar o crescimento do seu escritório!

3. Capacite os profissionais da contabilidade

Todos os contadores do escritório precisam falar a mesma língua. Isso significa entender de fato o que é sucesso do cliente e qual impacto dessa prática tanto para a carteira quanto para a rotina da sua empresa contábil.

Oferecer treinamentos e estar sempre em contato com a equipe são elementos fundamentais.

Como motivar equipes contábeis a engajar na contabilidade digital

4. Reforce a cultura de “cliente no centro”

O cliente no centro é uma das bases do customer success. Isso vai muito além de cumprir prazos e cuidar de tributos, como já falamos.

Reforce com os outros contadores a importância de ouvir os clientes e propor soluções reais. Como já falamos, se o cliente estiver satisfeito com seus serviços, dificilmente abrirá mão do seu trabalho.

5. Faça pesquisas de satisfação com o cliente

A opinião do cliente é o termômetro que indica se os serviços prestados estão ou não atendendo e superando as expectativas. A partir disso, estabeleça a aplicação de pesquisas de satisfação, quais os períodos e como serão aplicadas.

Todas essas informações coletadas precisam ser documentadas e analisadas, a fim de melhorar os serviços prestados.

6. Acompanhe e analise os resultados dos seus clientes 

O sucesso do cliente também garante o sucesso do escritório. Por isso, acompanhe e analise periodicamente os resultados da sua clientela.

Você pode definir um momento para essa análise, porém o ideal é que ela seja feita em tempo real, até para agilizar a identificação de possíveis problemas na empresa do cliente. Assim, tanto você quanto ele gastará menos tempo e dinheiro para resolver os gargalos.

Com os clientes satisfeitos, a retenção da carteira é praticamente garantida, gerando uma boa receita recorrente e contribuindo para o aumento do faturamento;

Garanta o sucesso do seu escritório com o apoio da tecnologia

A tecnologia oferece os recursos que você precisa para colocar em prática o sucesso do cliente no seu escritório: serviços com mais qualidade, maior produtividade, tempo disponível para dar atenção à clientela e menos riscos de erros. Com a Conta Azul Mais, essa pode ser a sua realidade!

A Conta Azul Mais é uma solução para contadores, que permite a gestão completa da carteira de clientes e do financeiro do escritório.

Com essa plataforma você pode:

  • Fazer todas as rotinas contábeis, fiscais e a folha de pagamento, independente do regime tributário do seu cliente;
  • Programar alertas conforme as pendências mensais, para não esquecer das datas de pagamento dos tributos;
  • Se reunir com seus clientes através da Conta Azul Mais em salas privadas de reunião, sem precisar instalar nada;
  • Controlar o recebimento dos seus honorários, sem dor de cabeça como fluxo de caixa do escritório. A conciliação bancária e fiscal também são automáticas;
  • Emitir as suas notas fiscais e boletos para cobranças recorrentes, pagando apenas por compensação;
  • Exportar os dados fiscais, contábeis e os lançamentos dos seus clientes para qualquer outro sistema.

Leve a tecnologia para o seu escritório e acelere a sua jornada de sucesso com a Conta Azul Mais. Clique aqui para conhecer agora mesmo essa solução! 

Leia também:

Leia também