Dia do Contador: saiba como surgiu a comemoração

Sobre o que estamos falando?

  • O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. Trata-se de uma celebração da importância deste profissional para a sociedade, responsável por auxiliar a vida tributária e financeira de pessoas físicas e jurídicas;

  • Conhecer a história de origem da própria área de atuação e celebrar esse dia é fundamental para pisar mais firme na jornada profissional;

  • O contador profissional ou estudante, júnior ou sênior, já enfrenta muitos percalços na carreira e no mercado. Neste Dia do Contador, gostaríamos de lembrar que sempre apoiamos os contadores com Conta Azul Mais.

Experimente grátis a Conta Azul!

O Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. Quando olhamos aquelas datas comemorativas nos calendários nacionais e internacionais, é normal ficar curioso com a origem dessas celebrações. Pois hoje você saberá por que esse é seu dia, contador!

E para comemorar, não vamos olhar só para trás. Mostraremos o agora e comentaremos o esperado para o amanhã. Qual o perfil de contador mais desejado em 2022 e nos próximos anos? Como você pode se capacitar para oferecer um serviço melhor e aumentar a clientela?

Neste conteúdo, tire essas dúvidas, conheça a origem do Dia do Contador, o propósito da função e as direções para alcançar o sucesso na sua carreira. Desejamos uma leitura inspiradora. 

Confira os tópicos:

Como surgiu o dia do contador?

No dia 22 de setembro de 1945, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei n.° 7.988, sobre os cursos de ensino superior de Ciências Contábeis e Atuariais e de Ciências Econômicas, criando a primeira graduação na área. Assim, surge o Dia do Contador.

Porém, não confunda com o Dia do Contabilista, também conhecido como Dia do Técnico de Contabilidade, que é dia 20 de novembro. Como você deve saber, o contador é o profissional graduado em Ciências Contábeis e o contabilista é quem faz um curso técnico ou profissionalizante da área.

Um adendo importante é que em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) começou a usar o termo Profissional da Contabilidade no lugar de contabilista, em razão da modernização dessa profissão.

Outro dia para ficar de olho é o 25 de abril que, em homenagem ao senador João Lyra Tavares, tornou-se o Dia Nacional da Contabilidade. Caso você não o conheça, ele é o Patrono da Contabilidade Brasileira e recebeu esse título por defender a regularização da profissão no Brasil nesse mesmo dia, no ano de 1926.

Por fim, temos o Dia Internacional da Contabilidade, 10 de novembro, quando se comemora o aniversário da publicação do livro "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità (Conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade).

Esse livro apresenta o Método das Partidas Dobradas criado pelo pai da Contabilidade Moderna, Luca Bartolomeo de Pacioli.

Mas, por que a contabilidade existe?

A contabilidade existe desde que o ser humano começou a registrar as operações do comércio. Quando começamos a vender, a contabilidade já existia, ainda que sua versão moderna tenha surgido em 1494, com o Frei Franciso Luca Pacioli.

Se a contabilidade tem o papel de ser a ciência aplicada que estuda o patrimônio de uma pessoa (física ou jurídica), então ela serve para medir a realidade econômica da mesma. Dessa forma, este profissional ajuda a administrar melhor os recursos, evitando escassez, eliminando prejuízo e garantindo a prosperidade.

Descubra o que é e como fazer o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR).

O papel do contador em 2022 

Nossos estudos, experiências com profissionais parceiros e previsões indicam que, tanto em 2022 quanto no futuro, o mercado precisa de contadores consultores. Os principais diferenciais desta postura estão no método e na proposta de valor oferecida aos clientes.

Isso porque muitos empreendedores ainda veem o contador como um "mal necessário", ou seja, o profissional da burocracia, que apaga incêndio e corre atrás de guias atrasadas. 

O contador consultor é diferente disso e está anos-luz à frente dessa postura mais antiga.

Afinal, ele estuda e aprimora seus serviços com ferramentas digitais, analisa os relatórios do cliente, ajudando-o a enxergar problemas e oportunidades. Dessa forma, torna-se o braço direito, um grande aliado para que o empreendedor alcance o sucesso.

O contador consultor ajuda os seus clientes na identificação de soluções realmente duradouras, fazendo a diferença na empresa. 

Avance na sua carreira: conheça a Formação de Heróis Conta Azul!

Seja um contador preparado para o futuro!

O presente do dia de hoje é poder estar preparado para o futuro e alcançar todos os seus objetivos de carreira. Você quer ser um grande contador? Ter um escritório de contabilidade referência? Fazer a sua marca na história de diversos empreendedores? 

Nós te ajudamos! 

A Conta Azul acredita que o mercado e a economia só se desenvolvem se todos trabalharem juntos. Por isso, oferecemos gratuitamente a Conta Azul Mais, plataforma de gestão de carteira de clientes, que também traz recursos que auxiliam nas operações e outras áreas administrativas da sua empresa contábil.

O primeiro benefício que vamos destacar aqui é o acesso à Universidade Conta Azul, uma grande biblioteca virtual. 

Contador, conhecimento é poder. Poder é estratégia, é expansão de negócio, é lucro, é reconhecimento. Confira alguns dos materiais disponíveis:

Só que o conhecimento precisa ser colocado em prática para fazer a diferença na sua jornada profissional. Nem o melhor astronauta do mundo vai ao espaço sem entrar na cabine e acionar o foguete.

Então, os próximos benefícios que vamos destacar fazem parte das vantagens da Conta Azul Mais. Eles agilizam a sua rotina e otimizam o atendimento que oferece aos seus clientes. Confira:

  • Painel Conta Azul Mais: tenha acesso aos dados contábeis dos seus clientes de forma clara, para se tornar um contador propositivo e que realmente faça a diferença no negócio;

  • Balancete, DAS (individual e em lote), DRE Contábil, Livro Razão e cálculo de depreciação sobre ativos imobilizados: emita e acesse em tempo real, com poucos cliques;

  • Envio de guias direto ao financeiro do cliente;

  • Notificação de pendências;

  • Emissão de nota fiscal de serviço e muito mais! 


Não espere o próximo Dia do Contador para evoluir na sua carreira: cadastre-se agora na Conta Azul Mais e acelere o seu sucesso na Contabilidade!

Leia mais:

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*