Gestão

Diretório de contadores: uma vitrine para o escritório e um atalho para os clientes

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Diretório de contadores: uma vitrine para o escritório e um atalho para os clientes

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em comunicação é prioridade para as empresas e o foco, mais do que nunca, deve ser voltado para as ferramentas e estratégias digitais. Afinal, hoje, todos os produtos e serviços podem ser acessados pela internet. E para o escritório contábil não é diferente.

Ao contador do futuro cabe o desafio de ocupar espaço online permitindo que o seu público-alvo possa encontrá-lo e que os clientes fiéis se relacionem com a sua marca. Do contrário, se o contador recua e evita investir em comunicação digital, na certa, a sua organização contábil perderá espaço, destaque e clientes.

É por isso que o seu escritório contábil pode (e deve) se destacar em diferentes espaços da rede como, por exemplo, no ranking de resultados de pesquisa do Google. Você sabia que 15% das buscas no Google nunca foram feitas antes? O percentual, indicado pelo Google revela que existe um número muito grande de descobertas a serem feitas por internautas curiosos — potenciais clientes — que estão em busca do melhor produto e/ou serviço para atender à sua demanda. É aí, neste espaço digital, com o uso de redes sociais, buscadores, diretórios de contadores, que seu escritório tem mais chances de ser encontrado pela primeira vez.

Por que pavimentar a via de acesso dos clientes?

Sabendo que existem tantos fornecedores e prestadores de serviços na disputa acirrada pelo cliente, a questão central é: como se destacar e conquistar as pessoas para que, na sequência, elas comprem o seu serviço? Mas, antes mesmo de pensar em como se destacar, o desafio é aparecer, se apresentar para o público, de modo que ele saiba que o seu escritório contábil é um dos atuantes no mercado.

Para isso, é preciso que o contador volte esforços para pavimentar a via de acesso dos clientes, criando atalhos e caminhos simples para que seu escritório seja encontrado na lista de contadores com CRC. Já na fase inicial, vale investir no relacionamento com o potencial cliente, mostrar a força do escritório, a importância e as vantagens do trabalho desenvolvido. É com essa postura que o contador se mostra pronto para uma parceria!

Quais ferramentas digitais podem ser usadas?

Site institucional

Já foi o tempo que ter um site era suficiente para se apresentar ao seu público. Hoje, é preciso ter um bom site: completo e com conteúdo relevante. O ideal é que as pessoas acessem o site do escritório contábil porque ele oferece algo de importante para elas. O chamariz do site deve ser a relevância do conteúdo. Se você usar o espaço para disponibilizar materiais educativos como, por exemplo, guias práticos e e-books sobre finanças e contabilidade, terá um número maior de acessos. As pessoas buscam conteúdos úteis.

À medida que você produz e fornece este tipo de material,  mostra que está auxiliando o seu cliente e reitera seu potencial de fazer ainda mais por ele com a prestação de serviços. Um exemplo é a página de conteúdos e materiais úteis de contabilidade no site da ContaAzul para Contadores, contendo e-books, guias, infográficos e planilhas para facilitar a vida do contador do futuro.

Redes Sociais

A presença da empresa nas redes sociais é uma estratégia que permite ao escritório aumentar sua visibilidade, e, além disso, estabelecer canais de relacionamento com o seu público, com atualizações, interações e acompanhamento constante. Com uma página no Facebook e no Linkedin ou contas no Twitter e no Instagram, o escritório mantém, em diferentes canais, o diálogo sempre aberto com o público.

Lembre-se de escolher com cuidado a melhor rede (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter), considerando a natureza do negócio e o perfil do seu público. Se bem planejada, a presença da empresa nas redes sociais é garantia de sucesso! Siga a fanpage da ContaAzul para Contadores no Facebook para acompanhar as novidades da contabilidade do futuro.

Investimento em buscador

Se você deseja destacar a empresa na rede, depois de desenvolver o site institucional do escritório contábil, o desafio é aumentar a visibilidade dele. Um dos caminhos é fazer com que o link apareça nos resultados do buscador do Google. Quando o internauta buscar uma palavra-chave, o site do escritório aparecerá na lista de resultados.

Hoje, é possível destacar o site de duas formas:

  • Com resultados patrocinados: é preciso investir na compra de palavras-chaves para aparecer no topo dos resultados do Google, competindo em um leilão virtual pelos termos mais procurados;
  • Por meio da busca orgânica usando a técnica de otimização de resultados (Search Engine Optimization – SEO): quanto mais conteúdo relevante o seu site e o seu blog tiverem sobre o assunto em questão e com as palavras-chaves certas, mais o Google reconhecerá relevância no seu escritório contábil e, de forma orgânica e automática, elevará o seu site no posicionamento de busca.

Para anunciar o site no buscador não há um custo fixo. O valor de investimento é variável, de modo que a diferença está no alcance do anúncio. Já as técnicas de SEO permitem ao escritório conseguir um melhor posicionamento na busca orgânica para certas palavras-chave, visando um alto número de conversões.

Como aumentar a visibilidade do seu site usando diretórios?

Uma das possíveis alternativas para pavimentar o acesso dos seus cliente, sem necessariamente investir em links patrocinados ou SEO, é usar os diretórios online, sejam gerais, sejam especializados. Existem dois tipos de listas: temáticas (gerais e especializadas) e geográficas. É possível, por exemplo, incluir seu escritório em uma lista/diretório de contadores por região. Assim, fica mais fácil o seu público encontrar você.

A página da ContaAzul para Contadores pode ajudar na divulgação do seu escritório. Ao usar o Diretório de Contadores da ContaAzul, você pode cadastrar uma breve descrição da empresa e outras informações essenciais para que o cliente o encontre. Indique site, telefone, e-mail e endereço do seu escritório e, a partir de então, passe a integrar o diretório de contadores. Se facilita para o contador, para o internauta também é ótimo. Afinal, assim ele tem acesso a uma lista de contadores com CRC.

Quatro razões para usar o Diretório de Contadores Conta Azul

  • Perfil completo do escritório: além do nome da sua empresa, você pode incluir um breve perfil do escritório, localização, números de telefone, site e outras informações relevantes. Em um só lugar, o potencial cliente tem tudo o que precisa para encontrar você!
  • Na vitrine em tempo integral: o nome do escritório estará na lista dos contadores com CRC 24 horas por dia, sete dias da semana. Ou seja, o anúncio do escritório estará sempre online e acessível de qualquer lugar, em qualquer tempo.
  • Dispensa investimento: a inclusão do escritório na lista/diretório de contadores por região é gratuita. Você aumenta (e muito) as chances de conquistar novos clientes, sem gastar nada. Basta cadastrar a empresa no diretório de contadores, receber e responder os contatos e conquistar o cliente. O investimento é zero e o retorno, em algum momento, virá.
  • Transforma potenciais clientes em clientes: ao entrar no diretório de contadores, o nome do escritório ganhará destaque e estará visível para quem estiver em busca dos seus serviços ou do nome da empresa. Com mais visibilidade, o número de potenciais clientes aumenta e as chances de conquistar novos e fechar vendas e contratos também.

Diretório de Contadores: perfeito para pavimentar o acesso dos clientes!

Hoje, um dos desafios dos escritórios de contabilidade é aumentar a visibilidade da empresa na internet e conquistar novos clientes. Como foi visto, existem vários caminhos possíveis, porém, com um único objetivo: pavimentar o acesso do público ao seu negócio. O Diretório de Contadores se destaca por vários atributos, como ser específico, gratuito e eficaz.

Avalie e comece agora mesmo a criar novas rotas de acesso para os potenciais clientes. Quanto antes você mostrar os atalhos para o seu público, melhor será. Assim, em breve você deve perceber os avanços e o crescimento da empresa. Então, não perca tempo! Comece agora mesmo!

Leia também