Gestão

Saiba por que uma empresa de consultoria contábil pode ser um negócio promissor

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Empresa de consultoria contábil pode ser negócio promissor

Quem foi que disse que para ter uma empresa de consultoria contábil você precisa iniciar um novo negócio? Neste artigo, vamos descobrir como o seu escritório pode atender a esta proposta promissora. Afinal, como os números indicam, não faltam empresas interessadas em contratar este tipo de serviço.

Empresa de consultoria contábil: uma boa ideia

Que o mercado está concorrido, você sabe bem. Não tem sido fácil para os contadores se reinventarem para atender o que os clientes desejam e ainda se diferenciarem. Diante deste desafio, você pode, por exemplo, segmentar sua atuação ou focar em um só serviço.

As possibilidades são muitas, tanto para quem já tem seu negócio quanto para aqueles que planejam abrir um escritório de contabilidade. Mas o que vai definir qual a estratégia correta é o conhecimento do mercado e do que se mostra mais indicado para ele.

Se você se vê diante desse dilema e quer ter mais clientes, mas não sabe o que fazer, há uma luz no fim do túnel. E o melhor de tudo: talvez você só precise de pequenos ajustes na rotina para se encaixar em um negócio altamente promissor. Vamos entender melhor?

Caso acompanhe o nosso blog, já leu aqui um artigo sobre uma interessante pesquisa. Desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ela avaliou a relação entre contadores e empreendedores.

O que há de mais revelador no estudo para profissionais contábeis são as percepções dos seus potenciais clientes. Donos de empresas entrevistados disseram que querem mais do contador e afirmaram que esperam seu suporte com mais serviços. Muitos, aliás, desejam um verdadeiro consultor de negócios.

Vamos relembrar alguns números:

  • 79% acreditam que o contador deveria oferecer mais recomendações para melhorar a empresa;
  • 73% pensam que ele poderia apoiar mais a gestão financeira;
  • 61% se mostram dispostos a pagar algo a mais para aquele que prestar serviço de consultoria;
  • 54% dizem que pagariam até 20% a mais ao contador consultor.

O recado que fica é claro: uma empresa de consultoria contábil viria em ótima hora. Mas como tirar a ideia do papel?

Como fazer do seu escritório uma consultoria

Antes de partirmos para a ação, vale uma rápida análise sobre os números que acabamos de apresentar. É muito relevante observar que mais da metade dos pequenos empresários aceita pagar mais por um serviço mais completo.

Você conhece esse mercado e sabe como a necessidade de economia está presente nos estabelecimentos de pequeno porte. Se, apesar disso, há uma intenção em abrir o bolso, isso indica que o empreendedor sabe o que um bom contador pode fazer por ele. Para você, isso se chama oportunidade.

Então, tenha em mente o seguinte: uma empresa de consultoria contábil nada mais é do que o seu atual escritório repaginado, agora voltado a serviços que aprofundam a assistência aos clientes.

Na prática, é fugir do básico. Não que folha de pagamento e emissão de guias não sejam tarefas importantes. Pelo contrário, elas são indispensáveis em qualquer empresa. Mas o contador que se limita a oferecer só isso restringe também as suas possibilidades e seus ganhos.

Assim, a questão a responder é: o que e como você pode oferecer ao seu clientes para, efetivamente, contribuir para a melhoria de suas empresas? Conhecer aqueles que atende e observar o mercado são passos fundamentais para encontrar a resposta.

Vencida esta etapa, é preciso definir os caminhos a adotar e preparar seu escritório para isso. Você e sua equipe devem estar engajados na mudança, que pode e deve ser gradual. Porém, não há grandes segredos para o sucesso da estratégia.

O contador consultor se destaca ao disponibilizar uma solução personalizada. É como um verdadeiro médico para a empresa que atende: ele diagnostica a enfermidade e descreve o tratamento que deve ser adotado.

O que uma consultoria contábil deve oferecer

A própria pesquisa do Sebrae deixou algumas dicas sobre quais serviços são vistos como mais interessantes. Duas das maiores preocupações são com o planejamento tributário e a gestão financeira.

A primeira foi mencionada por 84% dos entrevistados, que acham que o contador poderia contribuir mais nessa área. De fato, você sabe bem, a economia em impostos a partir de escolhas adequadas pode ser relevante. O problema é que, sozinho, o empreendedor raramente consegue definir o regime de recolhimento de tributos e maneiras de pagar menos impostos.

É por acreditar, com razão, que o contador pode apontar os caminhos da economia que os empresários aceitam pagar mais por um serviço de consultoria. E é o mesmo motivo que leva 73% dos entrevistados pelo Sebrae a desejarem maior apoio da contabilidade na gestão financeira.

Entre os pequenos empreendedores, muitos com uma empresa individual, é comum a atuação solitária. Vários sonhavam com o negócio próprio, mas só entendem da operação dele. Fluxo de caixa, controle de contas, conciliação bancária e tudo que envolve o monitoramento e análise das finanças passa longe do interesse e do conhecimento de parte deles.

Perceba que, nesse cenário, o contador e sua empresa de consultoria contábil são, muitas vezes, a única chance de sobrevivência e manutenção do sonho do empreendedor. Isso explica e justifica o investimento que o mercado deseja fazer no seu trabalho.

Ao se posicionar ao lado do cliente como um consultor, você pode ajudá-lo a entender seu presente e projetar o futuro financeiro, como definir metas e realizar a tomada de decisões ou ainda como promover cortes de forma a elevar os ganhos e viabilizar investimentos.

Para um contador consultor, a sua atuação vai muito além de garantir que o cliente não pague multas e atenda à fiscalização. Você é um parceiro, pronto para ajudar o empreendedor a crescer. E isso é exatamente o que ele deseja.

Seja um contador consultor

Neste artigo, vimos como uma empresa de consultoria contábil se mostra uma oportunidade promissora para encarar o mercado. Se você ainda cumpre apenas o básico, talvez seja o momento ideal para oferecer mais ao seu cliente. Aproveite as dicas deste artigo e cresça ao lado daqueles que você atende!

O que acha da ideia de transformar seu escritório em uma empresa de consultoria contábil? Comente!

Leia também