Gestão

Como motivar equipes contábeis a engajar na contabilidade digital?

Anderson Hernandes Anderson Hernandes | Atualizado em: 26/03/2024 | 9 mins de leitura | ← voltar

Que sua empresa contábil precisa se adaptar às diversas mudanças trazidas pela Contabilidade Digital, você já sabe. Agora, como engajar sua equipe nesse processo? Por que é importante fazer isso? Saiba tudo nesse artigo.

É nítido que as empresas contábeis estão passando por uma grande transformação com a contabilidade digital. E os proprietários dessas empresas têm o grande desafio de fazer com que a equipe de colaboradores entenda claramente seu papel nesse processo de transformação.

Se você deseja realizar um processo transformador em sua contabilidade é importante saber que não é possível fazer isso sozinho, sem que o seu time de profissionais siga para a mesma direção.

Por isso, nesse conteúdo, apresentamos quatro dicas essenciais para que você, empreendedor contábil, aplique na sua empresa e engaje sua equipe rumo à transformação.

Entenda como a transformação funciona

A primeira dica é: para fazer parte desse processo, e transmiti-lo ao seu time, você precisa entender claramente como ele funciona. Vemos que muitas empresas contábeis precisam se aprimorar nesse sentido, pois ainda têm uma visão equivocada sobre o processo de transformação.

Precisam entender, por exemplo:

  • Quais áreas estão sendo influenciadas inicialmente pela contabilidade digital?
  • Como precisam evoluir para não ficarem para trás?
  • Como essa transformação digital tem influenciado a operação diária?

Algumas definições também são muito importantes: é possível continuar trabalhando da mesma forma de sempre? Ou esse processo de evolução contábil tem trazido mudanças significativas no dia a dia?

O que as principais empresas contábeis do Brasil, que já estão avançadas em relação a isso, estão mudando nas suas operações? Como isso influencia a sua empresa contábil?

Somente compreendendo esse novo contexto que estamos vivenciando é possível ter condições de engajar o seu time de profissionais. Por isso, é fundamental que você possa entender e mergulhar nesse novo mundo digital que as empresas contábeis estão. Isso vai ajudar o seu time a se apropriar desse conhecimento.

Como repassar conhecimento para a equipe

A segunda dica é: compreender e planejar como será o processo de transferência desse conhecimento que você está adquirindo para o seu time. Isso é algo muito interessante, pois nós, empreendedores contábeis, temos uma visão diferente dos nossos colaboradores a respeito de nossas rotinas.

A compreensão do empreendedor acaba sendo diferente por vários fatores. Um deles se deve ao acesso às informações. Por exemplo, se tiver focado nos aspectos estratégicos, possivelmente está participando dos eventos que acontecem, tem um tempo maior para fazer leituras e pesquisar sobre as mudanças tecnológicas que estão acontecendo.

E os seus colaboradores ligados à área operacional, por exemplo, talvez não tenham esse mesmo tempo, já que estão muito voltados aos aspectos técnicos do dia a dia. Além disso, é muito comum também que profissionais contábeis tenham um perfil mais técnico do que voltado a aspectos tecnológicos e estratégicos.

Então, qual o nosso desafio? É garantir que todo o conhecimento que estamos adquirindo seja transmitido para eles, de forma que possa ser utilizado pela equipe. Transferir as informações que são relevantes para o nossos times não é uma tarefa tão simples. Fazer com que os colaboradores entendam claramente o que aprendemos, e o que pode ser de fato aplicado em nossa organização, é muito desafiador e vai exigir muito de você (pode acreditar!).

A contabilidade digital é um tema relativamente novo para o mercado e ainda precisamos criar um processo de transferência de conhecimento, tal qual fazemos com temas técnicos contábeis. Esse desafio ocorre em qualquer empresa de contabilidade. Nosso principal objetivo é compartilhar.

Como citado, nós empreendedores temos mais oportunidades de participar de eventos, que acontecem em outras cidades ou até em outros países, e nem sempre existe a possibilidade de levar a equipe. Quando isso acontece, temos que selecionar as informações mais relevantes para o time e fazer o repasse por meio de palestras, reuniões, anotações ou até áudio gravado. Compartilhar imagens também ajuda a contextualizar o que é dito.

Prepare um conteúdo especial a partir do que aprendeu e compartilhe. Isso é fundamental para gerar engajamento com a contabilidade digital. Faça sempre uma correlação do que aprendeu com o que pode ser aplicado na sua empresa contábil, levando em consideração os aspectos relacionados à própria cultura, os clientes da carteira, nichos de mercado, segmentação e assim por diante. Assim, seus profissionais conseguem entender o que é realmente aplicável dentro da operação deles.

Mostre sempre os benefícios que eles terão ao evoluir em relação a isso, ao invés de causar preocupação com esse processo de mudança digital. Muitos profissionais acreditam ser um processo que pode colocar suas atividades em risco. Mostre que, na verdade, eles precisam evoluir para um novo pensamento, uma nova forma de trabalhar e produzir resultados satisfatórios.

Inicie um processo de transformação digital

A terceira dica: é preciso, de fato, iniciar um processo de transformação digital. Você não pode simplesmente aprender e passar as informações para o seu time, se não iniciar o processo de transformação dentro da sua empresa contábil. Não faz o menor sentido.

As pessoas só vão se engajar em um processo de contabilidade digital se você e sua equipe gestora forem os agentes de mudança. E ele pode ter início nas pequenas coisas – o que pode significar uma mudança da parte física, por exemplo.

Se seu escritório se assemelha muito à contabilidade dos anos 1980 ou 1990, algo não está certo. Vivemos uma era de tecnologia e seu escritório deve acompanhar isso. Seus equipamentos, sua mesa de trabalho, as mesas do seu time, tudo isso precisa ser repensado. Até a decoração pode ajudar seu time a entender que as coisas evoluíram, afinal isso também gera um impulso psicológico. Não adianta falar sobre inovação tecnológica se a sua empresa contábil continua trabalhando de forma atrasada. Esse processo precisa ser contínuo e ser iniciado de fato dentro da sua empresa.

Envolva diretamente as pessoas

A quarta dica é: você precisa envolver as pessoas. Como isso funciona na prática? Como dito acima, na maior parte dos eventos, por exemplo, você participará sozinho, já que é complicado levar toda a sua equipe por vários motivos.

Um deles é que você não pode tirar o time todo da sua empresa e ficar em um evento por dias, é preciso que sua empresa continue funcionando. Outro é que alguns eventos exigem viagens para outros lugares, o que dificulta ainda mais. Tudo isso é compreensível, porém quando souber de eventos que enxerguem a possibilidade de participação do seu time é indispensável que faça um esforço para levá-los. Assim terão possibilidade de aprender muito mais na prática e de respirar um pouco mais essas mudanças.

Certas coisas não bastam ser ditas pela direção. De certa forma, os gestores são pessoas com as quais estão habituados. Quando uma pessoa de fora traz uma informação, ela pode ser muito mais útil em determinados aspectos. Outro profissional traz mais validação e credibilidade naquilo que está sendo dito.

O ditado “Santo de casa não faz milagre” se aplica em nossas empresas contábeis. Sempre que possível leve sua equipe para um treinamento fora ou traga alguém de fora para ajudar no processo. Isso facilita o processo de aprendizado interno.

Como começar a transformar sua contabilidade para o digital

Não sabe por onde começar? Saiba que você pode participar do Dia D ContaAzul. Nesse evento gratuito, além de treinamento individual, é possível treinar toda a sua equipe para a utilização da tecnologia em prol de um resultado muito melhor.

Sou um dos palestrantes do Dia D ContaAzul e minha palestra fala especificamente sobre a tecnologia. Nela mostro quais são as mudanças tecnológicas dentro dessa era que estamos vivendo. Isso ajudará o seu time entenda como ter melhores resultados. Se tiver interesse em participar, acesse o site do evento e verifique quando passará por sua cidade. Assim, você terá a oportunidade de levar seu time para participar – e eu garanto que fará toda a diferença.

Então, não se esqueça de que:

  • A transformação depende do seu entendimento sobre o processo de mudança, que você absorva esse conhecimento e possa levar para o seu time.
  • É muito importante transferir esse conhecimento conforme vai aprendendo e criar um processo para que ele seja disseminado dentro da sua empresa contábil.
  • As mudanças dentro da sua empresa contábil devem partir de você! Só assim seu time acreditará nesse processo e perceberá que está transformando o seu negócio contábil.
  • E por fim, é preciso realmente levar o seu time para fora da sua empresa para que entendam tudo na prática, bem como contar com a ajuda de outros profissionais. Tudo isso é indispensável na compreensão do processo de mudança.

Tenho plena certeza de que se começar agora, você terá sua empresa contábil muito mais preparada para os novos desafios que a contabilidade digital tem trazido para dentro do nosso mercado.

Leia também