Gestão

ERP online: integrando pequenas empresas ao escritório contábil

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar
ERP online: integrando pequenas empresas ao escritório contábil

O empreendedor brasileiro de uma pequena empresa é, antes de tudo, um sobrevivente. Segundo o IBPT –  Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, 41,86% das empresas deixam de existir antes dos 5 anos.

Se não bastasse o elevado nível de competitividade e a instabilidade econômica, aquelas que permanecem no mercado conseguiram ultrapassar também a burocracia e a alta tributação.

A questão de como administrar um negócio em meio a esse cenário é um dos maiores desafios apontados pelos empreendedores brasileiros de acordo com o Relatório Endeavor – Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções 2013.

No entanto, há um parceiro no mercado que pode trabalhar de forma integrada com a pequena empresa para o sucesso: o escritório de contabilidade. A organização contábil é um recurso valioso para ajudar o dono do negócio a buscar oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira. E para que esta união de forças aconteça de forma mais eficaz, é possível conectar-se ao escritório contábil via sistema integrado de gestão, um ERP online.

Muitas vezes, o dono do negócio enxerga o contador apenas como um profissional que irá garantir o cumprimento legal das obrigações fiscais e apurar impostos, fato que pode levar a empresa a limitar a contribuição deste profissional para o desempenho do seu negócio. O contador do futuro atua como um consultor e considera as finanças do cliente de uma forma estratégica, pensando em questões gerenciais, tributárias e contábeis. Veja como:

  • Estoque: Orientando se há excesso ou sobra para facilitar na captação e retenção do capital de giro. Analisando e comparando preços e taxas dos fornecedores para melhorar a aquisição do estoque.
  • Precificação: Calculando todas as despesas fixas, variáveis, aplicando taxas de juros e planejando o lucro necessário, o contador pode apontar um preço justo para vender seus serviços e produtos.
  • Fluxo de caixa: Analisando a entrada e saída do capital da empresa e prevendo quais são os lucros e as despesas futuras em determinado período de tempo.
  • Crédito: Preparando todos os documentos necessários da empresa para obtenção de crédito e avaliando as vantagens e desvantagens de determinadas linhas de crédito do mercado.

São inúmeras as vantagens de se contratar um contador para pequenas empresas, ainda mais com a integração de um ERP online. Imagine uma contabilidade sem papelada e burocracia, sem necessidade de enviar documentos e notas fiscais por e-mail ou malotes, com a garantia de que as obrigações financeiras e fiscais e as etapas de formalização da empresa sejam feitas e, tudo isso, integrado ao escritório contábil? Demais, não é mesmo?

O potencial de cooperação com um sistema integrado de gestão online inclui, ainda, a preparação para mudanças de legislação, a consultoria de negócios e o apoio estratégico em temas financeiros, como fluxo de caixa e rentabilidade de produtos e contratos.

No dia a dia do dono do negócio, nem sempre há tempo para aprender e se aprofundar em temas contábeis e de administração. Por isso, a Conta Azul valoriza o contador e continuamente vem construindo maneiras de facilitar essa conexão a partir de melhorias no sistema de gestão e controle financeiro.

O potencial de aumento na produtividade das empresas foi o que levou a ContaAzul para Contadores a construir essa integração entre softwares de administração (cliente) e contabilidade. Então, se o escritório contábil que atende você ainda não utiliza o ContaAzul para Contadores, faça já está indicação.

Agora, se ainda restam dúvidas sobre porque indicar a integração do ERP na nuvem, seguem os principais motivos que ajudarão neste convencimento:

  • Agilidade: ao conectar sua ContaAzul com a de seu contador, você ganha tempo na hora de separar e organizar os documentos necessários todos os meses. São menos emails com versões de arquivos anexados, menos idas e vindas de guias e um fluxo único para encaminhar o material, tudo online e digitalizado.
  • Economia: se tudo é digitalizado, você se livra de uma boa parte da papelada, evitando também gastos com motoboy, portador ou correio para enviar impressos. Economiza também com impressões e folhas de papel.
  • Precisão: a integração contábil garante fluidez e precisão na troca de informações. A etapa de redigitação de documentos, típica da contabilidade convencional, toma muito tempo e provoca erros com frequência. Ao permitir que os dados circulem por meio do ERP online, há maior precisão nas informações e mais segurança nos controles financeiros.
  • Rapidez: o contador aumenta sua capacidade de resposta às suas demandas e necessidades, com ganhos de agilidade e assertividade, a partir dessa integração. Quando você precisar de uma informação financeira, por exemplo, é mais rápido para fazer consultas a relatórios, gerados automaticamente. Ao enxergar os mesmos dados vocês estarão falando a mesma língua.
  • Sincronização: ao fazer a conciliação bancária, depois de exportar o extrato da conta bancária da empresa, é só conferir o saldo atual para saber que crédito corresponde a qual nota emitida e que débito a qual pagamento comprometido. Essa associação envolve a classificação de entradas e saídas em categorias. Ao se conectar com seu contador pelo ERP na nuvem ContaAzul, você consegue manter a categorização sincronizada com as recomendações da contabilidade.
  • Encantamento: a ContaAzul preza muito pelo atendimento aos clientes. Os encantadores de clientes tiram suas dúvidas sobre o ERP online e buscam informações sobre outros temas. Mas há temas de gestão e finanças nos quais seu contador é a melhor fonte de suporte e apoio. Você passa a ter um suporte duplo, altamente qualificado, para ajudar nos negócios.
  • Transparência: quem faz a contabilidade da empresa sabe sobre as movimentações de dinheiro: o que é faturado, o que entra e o que sai. A transparência tem grande valor na relação entre empresa e contador porque melhora a administração e permite um planejamento tributário mais eficaz para se enquadrar ao regime legal com alíquotas menores. Se não há o que esconder, quanto mais transparente for essa relação, mais  ganhos para todos.
  • Controle: com mais fluidez das informações entre sua empresa e a contabilidade, muito menor será a margem de erros no cálculo de impostos a pagar. Na prática: menos riscos de pagamentos de multas ou mesmo autuações por recolhimento incorreto de tributos.
  • Parceria: ao se aproximar mais de seu contador, você abre espaço para que ele apoie a gestão de sua empresa como um consultor de negócios. Muito além de impostos e burocracias, ele pode ajudar a organizar controles nas finanças, com relatórios e análises da saúde administrativa. Uma qualificação e tanto!

Com todos estes atributos de valor, indicar seu contador na ContaAzul é a melhor forma de manter a administração de seu negócio sob controle. Faça como milhares de empreendedores que já indicaram seu contador. E é um processo muito simples.

Desde o primeiro acesso à plataforma, um botão é apresentado com essa função no painel de controle inicial. Se você ocultou essa opção anteriormente, pode acessá-la novamente pelo menu Configurações, na barra de tarefas do sistema, clicando em Meu Contador.

A seguir, você pode informar o contato no campo E-mail de seu Contador. Para terminar, clique em Salvar. Uma mensagem de confirmação será apresentada. Caso seu contador já seja nosso parceiro, ele será notificado. A ContaAzul entrará em contato para continuar a integração.

E se você está abrindo sua empresa ou precisa trocar de escritório de contabilidade, acesse o diretório Encontre um Contador na página da ContaAzul. Lá você encontra uma lista de profissionais certificados, que estão espalhados por todo país. Os parceiros são identificados com uma marcação, o que facilita para você priorizar os que já permitem uma integração rápida por meio do ERP online.

Conecte-se a seu contador via ERP na nuvem ContaAzul e ganhe ainda mais tempo na gestão da sua empresa!

Leia também