Gestão

Fidelização de clientes na empresa contábil: como fazer?

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

fidelização de clientes na contabilidade

A fidelização de clientes na empresa contábil resulta em redução de custos e maior previsibilidade de faturamento. Mas você sabe como elevar essa retenção e aprimorar o atendimento para que a satisfação de cada um deles seja ainda maior?

Um dos caminhos é mostrar o verdadeiro valor do seu trabalho. Longe de ser apenas o profissional responsável pela burocracia relativa ao cumprimento das obrigações, o contador tem se tornado um consultor completo, apto a oferecer aos clientes bem mais do que o preenchimento de guias de imposto e auxiliando em diversas funções, como:

  • Gestão financeira
  • Planejamento estratégico
  • Questões trabalhistas
  • Gestão empresarial
  • Tranquilidade com o fisco.

O desafio talvez seja criar o relacionamento com seu cliente para que ele entenda a função vital da contabilidade em seu negócio.

Pensando nisso, reunimos abaixo algumas ideias e estratégias para que seus clientes permaneçam fiéis aos seus serviços.

Fidelização de clientes na empresa contábil: passo a passo

Algumas estratégias listadas a seguir podem até parecer óbvias, entretanto, são essenciais não somente para empresas contábeis, mas para qualquer negócio que deseje manter seus clientes e destacar-se no mercado, construindo a imagem de uma marca sólida e respeitável.

Bom atendimento

Um bom atendimento é a base para fidelização de clientes, afinal, ser acessível a sugestões, elogios e reclamações e estar atento a dúvidas e demandas do cliente é imprescindível.

Ser sempre educado e possuir um tempo de resposta relativamente curto são muito importantes, pois quando se trata de questões contábeis, é necessário inspirar confiança, de maneira que o cliente sinta que se tiver qualquer problema, pode contar com você e sua equipe para solucionar.

Treinamento da equipe

Uma empresa contábil não depende apenas do sócio responsável para operar, e você não será o único a atender ao cliente, então, para que a fidelização de clientes na empresa contábil seja eficiente, é necessário que toda a sua equipe seja treinada para o atendimento.

De nada adianta ser atencioso com os clientes e um de seus colaboradores atendê-lo mal ou deixar de sanar alguma dúvida. Lembre-se de que cada um de seus funcionários representa a empresa.

Organização das rotinas administrativas

A organização é muito importante quando o assunto é fidelização de clientes. Perder um documento que o cliente já enviou ou esquecer a data de alguma obrigação a ser cumprida junto ao fisco pode levar a sua empresa a perder mercado.

Como dito anteriormente, a empresa contábil precisa passar a imagem de confiança e solidez. Rotinas que não estão devidamente organizadas confundem a equipe e frustram o bom atendimento ao cliente.

E para manter tudo em ordem, a tecnologia é sua maior aliada, já que o armazenamento de documentos na nuvem traz maior praticidade e segurança.

Cumprimento de prazos

Para que a fidelização de clientes na empresa contábil seja eficaz, é preciso ser realista e sincero quanto aos prazos. Por isso, nunca prometa o que não pode cumprir para ganhar um contrato, pois a imagem da sua marca depende dela ser capaz de entregar aquilo que combinou.

Fique atento também aos prazos das obrigações que o cliente precisa cumprir junto ao fisco. Perder um deles pode trazer prejuízo para a empresa do cliente e para você, além da possível responsabilização do seu escritório. Portanto, ficar atento a questões como datas e horários é imprescindível.

Para solucionar essas questões, é interessante adotar um software de gestão, de preferência integrado aos clientes. Assim, fica muito mais fácil o controle da agenda de sua empresa.

Constante inovação

Esteja sempre motivado a buscar novas maneiras de realizar as tarefas rotineiras. Dessa forma, questões como prazo, bom atendimento e organização de rotinas se tornarão mais fáceis a cada dia.

A contabilidade digital é um bom exemplo de como a profissão contábil tem evoluído. E você pode usar essa nova abordagem para trabalhar a fidelização de clientes.

Outro bom exemplo são os softwares de gestão integrada. Como citado anteriormente, eles apresentam segurança, praticidade e a possibilidade de atender a um maior número de clientes com a mesma qualidade.

Autoridade

Se você deseja fidelizar seus clientes, é importante mostrar autoridade sobre a frente que escolheu atuar. Afinal, é muito melhor ser atendido por um especialista, não é verdade?

Para adquirir cada vez mais autoridade é preciso investir em treinamentos, workshops e cursos. Não esqueça de que esse conhecimento não deve ficar restrito ao gestor — é preciso que toda a equipe compartilhe das atualizações.

Parcerias estratégicas

Para que suas estratégias de fidelização de clientes na empresa contábil sejam eficientes é importante que você não caia em uma zona de conforto. O mundo está cada vez mais integrado, e os clientes buscam facilidade e formas de ganhar tempo.

Buscar parcerias que possam agregar valor aos serviços que você oferece é uma ótima saída. Você pode, por exemplo, formar parcerias com escritórios de advocacia, de maneira que seus clientes terão um auxílio maior no que tange à legislação. E em contrapartida sua empresa ser indicada por esses parceiros.

Além disso, na Conta Azul, também possuímos um diretório de contadores, oferecendo visibilidade e autoridade para a sua empresa contábil.

Preparado para a fidelização de clientes?

Como vimos, a fidelização do cliente passa, principalmente, pela prestação de um serviço de alto nível, que compreende o atendimento das necessidades e das demandas dele e vai além, podendo chegar em uma atuação que oferece assessoria estratégica para a tomada de decisão.

Nesse sentido, o atendimento de qualidade é um dos principais instrumentos para reforçar os laços com o cliente. Como nem sempre esse quesito é atendido em empresas de contabilidade, busque treinar sua equipe e deixar, cada vez mais, o papel burocrático para assumir a sua função de parceiro do gestor.

Essa visão estratégica e o foco em atendimento tornam-se muito mais fáceis com a adoção de um software de integração contábil. Uma plataforma como a Conta Azul elimina o retrabalho e reduz (muito) o número de horas que sua equipe perderá na coleta de dados, liberando tempo para você auxiliar no crescimento do seu cliente.

E você, quais estratégias tem utilizado para a fidelização de clientes em sua empresa contábil? Comente!

Leia também