Descubra 7 novas formas de contato com o cliente na contabilidade

Descubra 7 novas formas de contato com os clientes na contabilidade para ganhar agilidade, produtividade e tempo para atender melhor.

Responda uma pergunta: em que lugar você sempre vai encontrar o seu cliente? 

Se você respondeu "no escritório", errou. Existe um lugar em que ele está ainda mais: no celular. O celular está na mão do empresário o tempo todo, e o contador que souber aproveitar essa oportunidade vai conseguir se aproximar ainda mais do seu cliente.

Hoje, as empresas esperam que seus contadores estejam em vários canais de comunicação e querem a agilidade do atendimento online. Se você não estiver presente nas mídias digitais, pode acabar sendo ultrapassado pela concorrência.

Por isso, vale a pena apostar em novas formas de contato com o cliente e melhorar sua conexão com as empresas. 

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

A internet multiplicou as formas de contato com o cliente e trouxe inúmeras oportunidades para a contabilidade.

De acordo com a pesquisa State of Accounts, realizada em 2016 pela Xero, menos da metade dos pequenos empreendedores do Reino Unido (42%) planejam conversar cara a cara com seus contadores em um futuro próximo.

Eles estão muito mais interessados na interação por meio de outros canais, como e-mail, plataformas de integração, mensagens instantâneas e videoconferências. 

Ao mesmo tempo, a importância da contabilidade só cresce, com 42% das empresas recorrendo aos conselhos de seus escritórios e 30% tendo o contador como principal parceiro do negócio.

Ou seja: as tecnologias têm o poder de aproximar as empresas dos contadores, graças à conexão em tempo real.

7 novas formas de contato com o cliente contábil

Se você quer ficar mais perto do seu cliente e fortalecer a parceria com o negócio, vale a pena apostar nos seguintes canais de comunicação:

1. E-mail

O e-mail já é um meio clássico para se comunicar com os clientes e continua sendo indispensável na relação com o contador.

Mas o nome “correio eletrônico” faz ainda mais sentido hoje, pois os e-mails estão sendo usados para comunicados mais formais e informações de menor urgência.

De modo geral, o e-mail não é a melhor ferramenta para comunicação instantânea, mas é essencial para construir o relacionamento com o cliente e deixar registradas as mensagens por escrito. 

O que mais chama a atenção nesse canal é a possibilidade de automatizar seus e-mails para criar um fluxo constante de comunicação, usando ferramentas como o Mail Chimp, por exemplo.

Assim, você pode disparar e-mails automáticos para informar sobre pagamentos e vencimentos, além de aproveitar o canal para enviar mensagens em datas comemorativas e manter seus clientes informados sobre as novidades da empresa e do mercado.

2. WhatsApp Business

O WhatsApp já possui mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo dados publicados no Tecnoblog, e promete se tornar ainda mais eficiente com o WhatsApp Business (app exclusivo para empresas).

Empresas de todos os segmentos já estão utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas para se comunicar rapidamente com seus clientes, aproveitando a popularidade do app no país.

Na contabilidade, o WhatsApp Business está entre as formas de contato com o cliente mais eficazes, pois traz algumas funções exclusivas para facilitar os contatos de negócios.

Você pode, por exemplo, categorizar as mensagens recebidas por tema, analisar estatísticas sobre as mensagens enviadas e configurar respostas rápidas para qualquer ocasião.

Ou seja: é um excelente canal para consultorias em tempo real e suporte contínuo ao cliente.

3. Facebook Messenger e Workplace Chat

O Facebook Messenger é o segundo mensageiro mais utilizado pelas empresas, pois facilita o contato diretamente da fanpage na rede social.

Se a sua empresa contábil tem uma página no Facebook, é uma ótima ideia se conectar com os seguidores por esse canal, especialmente para aquisição de clientes.

Outra opção interessante é o Workplace Chat, um portal de comunicação completo do Facebook feito especialmente para empresas.

A ferramenta inclui recursos como mensagens instantâneas, chamadas de vídeo em grupo, feed de notícias, transmissões ao vivo e várias integrações. 

4. Trello e softwares de tarefas

O Trello é uma das plataformas de gestão de tarefas mais conhecidas, baseada no modelo Kanban, e também entra na lista de formas de contato com o cliente.

Em uma plataforma 100% online com opção de plano gratuito, você pode criar quadros, listas e cartões para organizar seus projetos e trabalhar em conjunto com toda a equipe e clientes, em tempo real.

Outros serviços semelhantes são o Asana, que contém planos desde o gratuito, e o Runrun.it, que oferece 14 dias de teste grátis. Ambos também proporcionam uma experiência colaborativa.

Se a ideia é organizar todas as tarefas e funções da contabilidade online e ainda compartilhar com os clientes, essas ferramentas são ótimas soluções. 

5. Skype e Google Meet

Se você tem um assunto mais complexo para tratar com o cliente, um relatório para apresentar ou um contrato para discutir, que tal uma reunião online?

Com ferramentas como o Skype e Google Meet, ou mesmo o Facebook Messenger, você pode fazer chamadas de vídeo e voz com seus clientes a qualquer hora e lugar.

Assim, você se faz presente na rotina do negócio e reafirma seu papel de parceiro estratégico, sem precisar se deslocar constantemente para reuniões presenciais.

6. Conta Azul Mais

A Conta Azul Mais é uma das formas de contato com o cliente mais inovadoras da atualidade, pois permite que você se conecte às empresas e acesse os dados financeiros e contábeis em tempo real.

A plataforma é grátis para o contador e funciona 100% em nuvem.

Oferece recursos como importação automática de notas fiscais, gestão do fluxo de caixa, escrituração, geração de relatórios e todas as funções contábeis, fiscais e de folha — tudo em poucos cliques.

E o melhor é que você e seu cliente dividem o mesmo sistema, integrando todas as informações necessárias, e podem se comunicar e compartilhar documentos a qualquer momento.

Assim, você centraliza a troca de informações em uma única plataforma, com total segurança e acessibilidade. 

Você não vai mais precisar que seu cliente envie as notas fiscais por malote ou e-mail todo mês, já estará tudo pronto para você visualizar a qualquer momento pela Conta Azul Mais.

7. Apps que digitalizam documentos

Foi-se o tempo em que as empresas contábeis dependiam do sistema leva e traz para enviar e receber pilhas de documentos.

Felizmente, a contabilidade digital está eliminando a papelada e criando novas formas de contato com o cliente, principalmente quando o assunto é compartilhamento de documentos.

Para digitalizar seus documentos, você pode utilizar desde o clássico pacote Office, com sua solução online OneDrive, até ferramentas gratuitas como o Google Documentos e Google Planilhas, que permitem criar, editar e compartilhar arquivos online.

Também é possível utilizar plataformas específicas para gestão de documentos, como o E-CLIC.

Inove nas formas de entrar em contato com seu cliente

Mais do que diversificar suas formas de contato com o cliente contábil, você precisar inovar sua comunicação para acompanhar a evolução do mercado.

Afinal, seus clientes atuais já não se entendem com papelada e burocracia, e esperam que os contadores estejam no mesmo ritmo de suas empresas e startups.

Então, se você quer fidelizar seus clientes, é melhor investir em canais de comunicação ágeis e estar presente nas mídias digitais.

E não vale ficar só no e-mail: você precisa atender seus clientes em tempo real, em plataformas multimídia, para que eles saibam que podem contar com seu apoio e insights.

Se quiser oferecer um atendimento ainda mais completo, experimente usar a Conta Azul Mais para compartilhar informações valiosas e acompanhar de perto as movimentações do seu cliente.

Assim, você vai entender melhor do negócio do que o próprio cliente — e terá sempre um conselho certeiro para a tomada de decisão.

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.