Razões para acreditar no futuro da contabilidade

 

Razões para acreditar no futuro da contabilidade

O futuro da contabilidade está em jogo com as informações cada vez mais automatizadas. Como você encara essa afirmação? Como uma oportunidade ou como uma barreira para o seu crescimento? Neste artigo, vamos apresentar razões para você confiar em dias melhores para a sua profissão e para a sua empresa também.

Sabe o que falta para sua empresa contábil crescer?  Se você precisa de ajuda diante da transformação do mercado, conheça o  Programa ContaAzul de Contadores Parceiros: a visão e o método que transforma  sua forma de fazer Contabilidade, rumo ao crescimento Quero CrescerA profissão de contador não vai acabar

Já vimos reportagens que citam a extinção da contabilidade nos próximos anos. A justificativa aponta para o fato de que, atualmente, muitos trabalhos já são automatizados. Mas como uma máquina poderá auxiliar na gestão de uma empresa e na tomada de decisão?

O trabalho de um contador vai muito além de realizar atividades manuais e apenas lançar notas fiscais. Ele compreende a análise cuidadosa das demonstrações financeiras de cada cliente para dar suporte ao sucesso de um negócio.

Mas, sim, é muito importante utilizar a tecnologia para automatizar os processos e manter-se atualizado. Afinal, não é novidade para ninguém que a contabilidade também precisa de inovação.

A contabilidade que entrará em extinção é aquela realizada do modo antigo, repleta de lançamentos manuais e pilhas de arquivos. Mas o contador nunca deixará de desempenhar um papel essencial para as empresas. Papel esse, aliás, que vai muito além de uma obrigação. Trata-se de ser um parceiro estratégico para os negócios.

Então, veja a seguir o que pode contribuir para o futuro da contabilidade cada vez mais digital, mas também cada vez mais importante com a ajuda do contador para garantir o sucesso das empresas.

Tendências tecnológicas para o futuro da contabilidade

A contabilidade já evoluiu – e muito – com o passar dos anos. Grande parte dessa evolução ocorreu graças à tecnologia. Por isso, veja quais são as principais tendências para a contabilidade do futuro.

Armazenamento de arquivos em formato digital

A nota fiscal eletrônica trouxe uma grande evolução para a contabilidade, facilitando o armazenamento de informações de forma digital e também o lançamento das informações nos sistemas ERP.

Mas, muito além disso, a tendência é que todos os documentos sejam armazenados eletronicamente, deixando de ser necessário arquivar pilhas e pilhas de documentos.

Isso pode ser feito de uma maneira ainda mais otimizada ao guardar seus arquivos em nuvem. Além de ser um local seguro, também pode ser compartilhado com seus clientes e colaboradores para aumentar a produtividade do seu trabalho.

Sistema de gestão em nuvem

O uso de tecnologia deve ser um item estratégico para os contadores. Dessa forma, os escritórios podem crescer de forma escalável, reduzindo as atividades manuais para usar seu tempo em tarefas de alto valor agregado. Entre elas, o auxílio na gestão das empresas.

É algo que já é realidade, mas que tende a se tornar um item essencial para todas as empresa contábeis. Isso se materializa por meio dos sistemas de gestão em nuvem, oferecendo integração entre a empresa do cliente e o escritório de contabilidade, como é o caso da plataforma ContaAzul.

Ao utilizar todas as funcionalidades dessa ferramenta, o tempo de trabalho manual é reduzido drasticamente. Ao integrar automaticamente as informações financeiras de um cliente, a atividade que antes demorava aproximadamente 2 dias é reduzida para 15 minutos.

Isso faz com que o ganho de tempo e de produtividade permita que o contador ajude as empresas atuando como um consultor, ou, melhor ainda, como um parceiro de negócios.

Reuniões online

Uma tendência tecnológica para o futuro da contabilidade, que também é uma forma de aumentar a produtividade, é a realização de reuniões online. Elas permitem a solução de dúvidas e problemas sem a necessidade de estar presencialmente com um cliente.

Isso já é realidade para muitas profissões, mas alguns contadores ainda são resistentes a essa mudança. Porém, o tempo que você perderia se deslocando pode ser utilizado para entregar soluções ainda melhores ao seu cliente. Afinal, você terá mais tempo para pensar e planejar estrategicamente.

As reuniões podem ser realizadas por plataformas variadas, como o conhecido Skype, o Google Hangouts ou o Zoom, que permite, inclusive, que as reuniões sejam gravadas para posteriores consultas.

O perfil dos clientes está mudando

Tempo é algo cada vez mais escasso para todos. Por isso, os clientes sempre estão buscando formas de ganhar produtividade, automatizando seus processos. Com a contabilidade não é diferente.

É importante que seu escritório forneça soluções rápidas e práticas para a satisfação dos clientes. E isso pode ser feito tanto utilizando as ferramentas tecnológicas quanto fazendo parcerias estratégicas.

Interação e parceria com outras áreas

É de extrema importância a interação com diversas áreas de atuação, tais como advocacia, engenharia, administração e, inclusive, com profissionais da área de tecnologia.

Vale citar um exemplo clássico que ocorre após a Lei 11.638/2007, sobre a internacionalização da contabilidade. Muitas atividades antes eram feitas com dados preestabelecidos, como a depreciação dos bens. Hoje, é necessário contar com a ajuda de engenheiros para analisar de forma técnica o tempo de depreciação de um imobilizado, com o impairment test.

Além de atividades cotidianas, você também pode realizar parcerias estratégicas com empresas que forneçam soluções para o seu cliente, como é o caso de empresas de marketing.

Já imaginou como aumentaria a satisfação do seu cliente se você também oferecesse uma solução completa para ajudar no crescimento do negócio dele, tanto com seus serviços de contabilidade quanto indicando uma agência de marketing de sua confiança?

Não tenha medo da mudança

Mudanças geralmente acontecem para melhorar o processo das empresas. E se tantos escritórios têm resultados positivos com as atualizações tecnológicas, por que ter medo do futuro da contabilidade?

É fato que o perfil dos profissionais precisa ser diferente do tradicional contador, que antes era conhecido como uma obrigação que a empresa precisava para se manter regular perante o fisco.

Mas o contador precisa ter um perfil muito mais estratégico. E isso é possível graças ao avanço da tecnologia. O tempo poupado pode ser revertido em produtividade, permitindo uma análise gerencial. Ela, por sua vez, possibilita dar apoio ao negócio do cliente e, até mesmo, pensar estrategicamente na própria empresa.

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir AgoraEntão, por que você, que já possui seu próprio escritório e clientes fixos, teria medo do futuro da contabilidade? Mantenha-se sempre atualizado, busque parcerias estratégicas e esteja sempre à frente dos seus concorrentes. Esse é o segredo das empresas de sucesso.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.