Contabilidade

Guia para conquistar mais clientes como contador em Curitiba

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 16 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Para conquistar mais clientes em Curitiba, é importante investir em tecnologia e serviços consultivos: hoje, os clientes buscam muito mais do que apenas um profissional para cuidar das obrigações contábeis da empresa;
  • Veja alguns números sobre o mercado da contabilidade no país e em Curitiba, qual é o salário médio do contador na cidade, como conquistar mais clientes e ser um profissional de sucesso;
  • Entenda também a importância da contabilidade digital e conheça os principais benefícios para os contadores e seus clientes;
  • A Conta Azul facilita o dia a dia dos contadores e ainda oferece benefícios exclusivos para os que se tornam parceiros, através da Jornada de Sucesso do Contador Parceiro. .

Cadastre-se grátis na Conta Azul!

 

 

 

O desejo de todo profissional de contabilidade é conquistar mais clientes e ver o seu escritório crescer, concorda?

Mas, para isso, é fundamental analisar o mercado, seus clientes e, o mais importante: ter a tecnologia como sua melhor aliada!

A Conta Azul preparou este guia especialmente para que os contadores de Curitiba aprendam a conquistar mais clientes por meio da entrega de valor. 

Neste guia, você verá os seguintes tópicos:

 

guia-para-conquistar-mais-clientes-como-contador-em-curitiba

Mercado da contabilidade no Brasil e em Curitiba: tecnologia e consultoria

Segundo dados do Portal da Transparência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), o Brasil conta hoje com mais de 520 mil contadores com registro ativo e um total de 78.191 empresas, ou seja, escritórios que oferecem serviços contábeis. 

Já no Paraná, conforme o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem 25.821 contadores ativos. Desses:

  • 3.131 estão em sociedade;
  • 1.819 são empresários; 
  • 50 atuam como MEI e 668 como EIRELI.

E, para quem deseja se destacar no mercado contábil brasileiro, precisa se apoiar em dois pilares: os serviços digitais e de consultoria. 

Afinal, além de fazer as atividades rotineiras de um contador, atualmente, a busca vai além de uma DRE ou folha de pagamento: é fundamental estar lado a lado do cliente e oferecer soluções para os seus problemas.

Prova disso foi uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e divulgada no Terra, onde apontou que 61% dos clientes estão dispostos a pagar a mais se o contador oferecesse consultorias para suas empresas.  

Nesse contexto, a tecnologia é indispensável. 

Análise e controle de dados, cálculos automáticos, informação em tempo real para a tomada de decisão: é disso que os clientes mais precisam. 

É claro que, muitos deles, podem não chegar de cara pedindo tudo isso. Porém, com certeza, você já presenciou alguma situação onde o cliente se perdeu nos extratos bancários ou então que reclama por não conseguir encontrar informações simples  com facilidade.

E, em Curitiba, essa tendência não tinha como ser diferente. Segundo Laudelino Jochem, vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR): 

“Este é um caminho sem volta. Costumo dizer que não é a tecnologia que tirará os profissionais do mercado. Ela vem facilitar o trabalho que é realizado. Muitas vezes, as pessoas têm resistência às mudanças e às inovações e isso sim pode impedir um profissional de obter sucesso. Quem está disposto a mudar, pode usar a tecnologia para seu próprio crescimento e facilitar o trabalho que realiza”, disse Laudelino numa entrevista para o portal G1.

Para crescer, todo negócio, independente do tamanho ou nicho de atuação, precisa investir em tecnologia.

De acordo com uma pesquisa divulgada no site da Associação Brasileira de Internet (ABRANET), as empresas que melhoraram os seus investimentos em tecnologia na fase mais intensa da pandemia viram sua receita aumentar 5 vezes mais rápido do que os concorrentes.  

Contudo, nem todos os contadores conseguem transmitir para os seus clientes essa mensagem. Por outro lado, o profissional que, além dos cálculos contábeis, oferece um suporte diferenciado às empresas que atende, unindo tecnologia, suporte e apoio à decisão se destaca.

Como consequência, ganha mais. Veja agora quanto pode ganhar um contador em Curitiba. 

Quanto um contador em Curitiba pode ganhar?

Conforme o site Salário.com, em Curitiba, boa parte dos profissionais de ciências contábeis são do sexo feminino, têm em média 32 anos e costumam trabalhar no regime de 44 horas semanais.

Na cidade, o piso salarial de um contador em regime CLT, conforme as convenções e acordos coletivos no município, é de R$ 3.872,27. 

Já como autônomo ou trabalhando em sociedade em um escritório, um contador em Curitiba pode ganhar bem mais que isso, seja cuidando da contabilidade de empresas ou fazendo serviços avulsos, como o registro de Sociedade Limitada, que custa em torno de R$ 1.900,00.

Mas, para manter a qualidade e poder atender cada vez mais clientes, o uso de um sistema de gestão é indispensável, certo?

A Conta Azul é a melhor parceira dos contadores! Clique aqui para saber mais sobre a Jornada de Sucesso do Contador Parceiro!

guia-para-conquistar-mais-clientes-como-contador-em-curitiba-2

Contabilidade online x contabilidade digital 

Durante este guia, ainda vamos falar bastante sobre a tecnologia aplicada à área contábil. Por isso, é importante que você saiba o que significa, na prática, a diferença entre contabilidade online e digital.

Na contabilidade online, o objetivo do escritório é apenas gerenciar o pagamento das obrigações contábeis do cliente, através de um sistema, sem precisar de papéis, como era feito antigamente. Porém, a troca de informações entre a empresa e o contador não é feita de forma automática. 

Já na contabilidade digital, as informações contábeis do cliente são integradas a outros setores da empresa, como financeiro e vendas, automaticamente. 

Com isso, o contador fica mais próximo do cliente, oferecendo muito mais do que o pagamento das obrigações em dias e sim, um serviço consultivo. 

Para exemplificar, imagine que você decide viajar para um destino que não conhece. A agência de viagens “A” indica então que você faça o download de um aplicativo de mapas, como o Google Maps. 

Você então decide pesquisar mais e encontra a agência “B”, que disponibiliza um guia de turismo. Ele, além de indicar o caminho correto, vai sugerir os melhores lugares para passeio, os que devem ser evitados, os mais caros, etc.

Qual das duas agências oferece mais valor para o viajante? 

Sem pensar muito, você provavelmente respondeu que é a agência “B”. 

Trazendo essa analogia para área contábil, a agência “A” é como se fosse a contabilidade online e, a agência “B”, a contabilidade digital. 

“Mas, e o que isso tem a ver com conquistar mais clientes?”

Tudo!

É agregando valor e se apoiando na contabilidade digital que você será visto muito além do que o profissional que apenas envia os balancetes mensais. 

Contabilidade digital: benefícios para contadores e clientes

Os principais benefícios da contabilidade digital para contadores e clientes são:

  • Aumento da produtividade. Sem precisar lançar no sistema manualmente informações ou ter que entregar documentos impressos, o contador e seus clientes ganham tempo e qualidade no processo contábil;
  • Redução de custos, principalmente no que diz respeito às multas cobradas devido ao pagamento de tributos atrasados;
  • Menos clientes insatisfeitos, já que os erros, como justamente não lançar um ou outro imposto, poderão ser evitados;  
  • Mais rapidez no acesso às informações da empresa, pelo contador e pelo dono do negócio. 

Como conquistar clientes sendo contador em Curitiba?

O primeiro passo para todo contador de Curitiba que deseja conquistar mais clientes é entender o seu público e saber onde ele está. 

Seus serviços são voltados para micro e pequenas empresas? Ou então, seu foco são os serviços avulsos, como planejamento tributário e imposto de renda? E seus potenciais clientes estão nas redes sociais ou não?

Depois:

  • Faça uma análise do seu trabalho, defina seus diferenciais e onde você precisa melhorar. Aqui, o principal ponto é identificar o que você oferece de novo e que pode ser a solução para as dores dos clientes; 
  • Sabia que você pode conquistar novos clientes através de indicação da sua carteira atual? Invista nas indicações e, para estimulá-las, ofereça facilidades a quem indicou os seus serviços; 
  • Se o seu público é presente nas redes sociais, aposte em uma boa estratégia de marketing digital. Você pode começar de forma simples, colocando posts no seu perfil com informações relevantes e que tirem as dúvidas dos seus clientes. Inclusive, existem até ferramentas gratuitas para fazer publicações, como o Canva. 

guia-para-conquistar-mais-clientes-como-contador-em-curitiba-3

Para reflexão: você está realmente preparado para ter mais clientes?

Todo mundo precisa de dinheiro. Mas, apesar disso, de que adianta ter o escritório lotado se você ainda não consegue gerenciar uma demanda maior?

Por isso, antes de investir na conquista de mais clientes, veja o que você pode fazer internamente no seu escritório para atendê-los cada vez melhor. 

Analise ferramentas novas, reveja processos e invista na sua equipe, seja com capacitações ou até novas contratações. 

“Se eu não tenho nem dinheiro para manter o escritório hoje, como faço para investir?”

É claro que, quando se fala em investimento, para quem está precisando de dinheiro, pode parecer algo distante, ou até impossível. Porém, o que você não pode é ficar sem fazer nada, de braços cruzados, enquanto perde clientes, tempo e dinheiro.

Para te inspirar, trazemos a história da Rosilda, CEO da Emprework, empresa de contabilidade. Ela, após ouvir de um de seus clientes que “se todas as orientações passadas por um contador dessem certo, todos os contadores estariam ricos”, decidiu virar o jogo. 

Clique aqui e conheça a história dessa grande contadora e empresária.

O que é preciso para ser um contador de sucesso em Curitiba?

Se você respondeu que, para ser um contador de sucesso em Curitiba é preciso saber tudo sobre as obrigações contábeis de cada tipo de empresa, não está errado, porém, isso ainda não é suficiente. 

Para começar, a organização é essencial. Do contrário, você não conseguirá dar a atenção necessária para cada cliente e a reputação do seu trabalho pode ficar comprometida. 

Em seguida, vem:

  • Ter um bom relacionamento interpessoal e networking para manter os seus clientes atuais e conquistar novos;
  • Resiliência, pois nem sempre você encontrará uma empresa, sócios e/ou gestores organizados e fáceis de lidar;
  • Estar sempre em busca de inovação e de conhecimento. Mesmo que a tributação e os processos contábeis sofram poucas mudanças, sempre há uma forma melhor de fazer o seu trabalho;
  • Proatividade. É neste ponto que entra o contador como consultor, pois, nem sempre, o cliente entende o seu trabalho ou muito menos a situação da empresa. Ele pode até ter uma noção de que algo não anda bem, mas não sabe nem por onde começar; 
  • Mostrar para os seus clientes que a tecnologia pode trazer resultados para empresa e não como sendo um gasto a mais. Muitas empresas ainda trabalham com processos manuais porque nunca conseguiram vislumbrar os benefícios da automatização.

Por fim, é importante citar a liderança, principalmente se você tem um escritório onde outras pessoas trabalham para você. Se este for o seu caso:

  • Apresente para toda a sua equipe a missão, visão e valores do seu escritório. Se você ainda não tem essas definições, aproveite para construí-las com a equipe;
  • Comunique-se bem e incentive a boa comunicação entre as pessoas que trabalham no seu escritório;
  • Ofereça condições para que as pessoas da sua equipe se desenvolvam. Por isso, aposte em cursos, palestras e ferramentas que auxiliem o dia a dia, reduzindo o trabalho manual; 
  • Dê atenção especial aos estagiários: eles podem se tornar os seus funcionários efetivos no futuro. 

Clique aqui e aprenda sobre liderança contábil.

Por que é tão importante oferecer controle financeiro às empresas de Curitiba?

O controle financeiro da empresa impacta diretamente a contabilidade. Afinal, de um lado, a gestão financeira compreende boa parte das tomadas de decisões da empresa que estão relacionadas com o fluxo de caixa, como compras, contratação de funcionários, etc.

Do outro lado, tem-se a gestão contábil, que possui os dados necessários para que o empreendedor tome essas as decisões de forma  mais assertiva,  com base em dados reais da empresa. 

Entretanto, ainda não é claro para todos os donos de negócio essa relação.

Aqui, cabe ao contador apontar que, ao ter uma boa gestão financeira, não só a contabilidade, como também o desempenho da empresa melhora como um todo. 

guia-para-conquistar-mais-clientes-como-contador-em-curitiba-4

A Conta Azul é a parceira ideal do contador em Curitiba

Já pensou em gerenciar a sua carteira de clientes em uma plataforma completa, na nuvem e com todas as funcionalidades que você, contador, precisa?

Sim, isso é possível!

A Conta Azul Mais foi desenvolvida para transformar a realidade dos escritórios de contabilidade, além de oferecer benefícios exclusivos para contadores parceiros. 

Na nuvem, ou seja, online e 100% gratuita para contadores, com a Conta Azul Mais você pode gerenciar as rotinas contábeis dos seus clientes de onde você estiver com uma plataforma simples e fácil de usar. 

Com a Conta Azul, os contadores podem:

  • Gerar balancetes;
  • Contar com o cálculo automático de depreciação de ativos imobilizados adquiridos pelos clientes;
  • Exportar para vários sistemas contábeis os dados da contabilidade de fiscais dos seus clientes;
  • Fazer a DRE e emitir o Livro Razão de forma automática e sempre atualizada;
  • Emitir DAS em lote para o Simples Nacional Anexos III, IV e V
  • Fazer a folha de pagamento dos funcionários dos seus clientes, com todos os cálculos automáticos, sem estresse;
  • Criar alertas mensais automáticos de rotinas e pendências para os seus clientes e muito mais!

Tudo isso pode ser integrado diretamente ao financeiro dos clientes, através do ERP Conta Azul para pequenas e micro empresas. 

Sem risco de erros manuais e tudo feito de forma automática, você ganha mais produtividade e entrega mais valor aos seus clientes. 

“E como fica meu escritório de contabilidade?”

A Conta Azul também pensou nisso!

Ao se tornar um contador parceiro da Conta Azul, você ganha acesso gratuito à plataforma de Gestão Financeira, para gerenciar o próprio escritório de contabilidade.

Com ela, você controla os seus recebimentos de honorários recorrentes, tudo integrado ao financeiro do seu escritório, facilitando a sua conciliação bancária e fiscal. 

Através da plataforma de Gestão Financeira da Conta Azul, você também pode emitir boletos sem burocracia, pagando até menos de R$ 3,50 somente quando ele for compensado. 

Acha que acabou?

A Conta Azul criou a Jornada de Sucesso do Contador Parceiro, onde os contadores ganham benefícios à medida que sobem de nível de parceria.

Ao todo, são 4 níveis: Bronze, Prata, Ouro, Platina e Diamante. E, em cada um, você ganha vantagens exclusivas, como:

  • Perfil de destaque na página Encontre um Contador;
  • Assessoria comercial e materiais para apresentação do Conta Azul Pro aos seus clientes; 
  • Bonificação em cashback de clientes que aderirem a Conta Azul;
  • Acesso à metodologia do contador digital de sucesso da Conta Azul e à Universidade Conta Azul;
  • Desconto para os seus clientes na adesão da Conta Azul;
  • Suporte exclusivo do canal de contabilidade da Conta Azul.

 

Seja um contador parceiro da Conta Azul em Curitiba

Gostou da ideia e quer saber como se tornar um contador parceiro da Conta Azul em Curitiba?

Para começar, é só fazer o cadastro gratuito na Conta Azul Mais

Depois, realize o Curso de Contabilidade Digital, gratuito, com certificado e duração de menos de uma hora. Assim, você libera o acesso da Conta Azul Mais, para organizar a sua carteira de clientes e exportar todos os dados. 

Você também ganha uma consultoria personalizada, para te ajudar com os primeiros passos na Conta Azul Mais. 

Não espere mais para transformar o seu escritório: clique aqui e comece agora a Jornada de Sucesso do Contador Parceiro!

 

 

 

 

Leia também