Marketing

Inbound marketing contábil: conteúdo relevante pode fazer a diferença

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 8 mins de leitura

Inbound marketing contábil: conteúdo relevante pode fazer a diferença

Quando você precisa buscar informações sobre um determinado assunto, como por exemplo como “ferramentas indispensáveis para o escritório contábil”, seu primeiro passo, basicamente, será acessar a internet e, por meio de um buscador como o Google, digitar o que você quer encontrar. Pronto! Num instante uma lista de links, que podem responder suas dúvidas será apresentada e, muito provavelmente, você encontrá em algum deles a resposta que procura.

Como essas entidades (pessoas jurídicas ou físicas) que apareceram nessa lista conseguem isso? A resposta é inbound marketing. E o melhor: seu escritório contábil também pode (e deve!) fazer uso dele. As estratégias de inbound marketing são baseadas na promoção de ações que atraem os potenciais clientes até sua empresa. E as ações estratégicas do inbound marketing contábil precisam de um combustível em comum: conteúdo!

É aí que entra o marketing de conteúdo. Com base nele seu escritório contábil produzirá conteúdos de qualidade para impulsionar o as ações de inbound marketing, aumentando a presença digital e consequentemente os resultados de sua empresa. Para começar, é preciso disponibilizar um blog (dentro do seu site contábil) que vai armazenar informações de qualidade e conteúdos relevantes para engajar seu público. É esse conteúdo que vai definir como o negócio será encontrado ou descoberto por seus potencias clientes. Se um microempreendedor fizer uma busca na internet, por “escritório contábil estratégico”, a sua empresa contábil aparecerá na lista de resultados?

Confira como o marketing de conteúdo oferece os mecanismos certos para sua empresa ser encontrada pelo público que você deseja:

1) Como usar o marketing de conteúdo na minha estratégia de inbound marketing contábil?

Primeiro você precisa saber o que escrever

Definir a persona e conhecer a jornada de compras, como você já leu aqui. São os primeiros passos para começar a fazer o marketing contábil digital do seu escritório. E eles serão diferenciais também para a qualidade do seu marketing de conteúdo.

Com essas informações bem-estruturadas, você conseguirá direcionar seu planejamento e selecionar os temas mais impactantes para conquistar sua audiência. Além de personalizar a profundidade e forma de abordagem do conteúdo.

As empresas têm estado às voltas com mais uma obrigação do Fisco, a entrega do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal), certo? Essa é uma excelente oportunidade para o contador atuar com um consultor de negócios, e também é um bom momento para publicar conteúdos com informações e orientações relevantes de como as empresas devem se preparar para atender a obrigação. Além é claro, de contar com sua contabilidade para ajudá-las nesse processo.

Depois, entenda como produzir conteúdo envolvente

Um requisito muito importante para seu escritório contábil fornecer conteúdo bem assertivo é escolher o formato certo para passar as informações. O mais tradicional é o formato de post, que são aqueles conteúdos mais curtos e mais delimitados, que ficam disponíveis no seu blog. Pode optar também por um e-book (um livro em formato digital composto de conteúdo mais detalhado sobre o tema abordado). Este formato lembra uma revista com textos, imagens e gráficos que enriquecem as informações. Confira um exemplo aqui.

Existem ainda os whitepapers, conteúdos mais condensados, utilizados para apresentar resultados e outros elementos quantificáveis sobre um assunto. Os whitepapers são ótimas opções para apresentar um case de sucesso de um de seus clientes, por exemplo. Ainda nessa linha mais visual, você tem a opção dos infográficos, como esse, que são caracterizados por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto, que buscam transmitir a mensagem por meio de uma representação visual, apoiada por breves textos informativos.

O eSocial, por exemplo, é um tema que está muito em alta, e que certamente deriva muitas pesquisas por parte dos empresários, preocupados em se preparar para atender as exigências e prazos estipulados. Por estar em evidência, esse é um assunto também abordado por muitos na internet. Que tal se sua contabilidade utilizar um infográfico para demonstrar de forma bastante prática e dinâmica as etapas para as empresas se preparem para o atendimento ao eSocial? Seria bem útil e interessante, certo?

Ah, é muito importante também estar atento aos títulos dos seus conteúdos. Utilizar as palavras-chave nos títulos é um diferencial — aquelas que representam a necessidade de seu público-alvo, que despertam interesse da sua persona e que podem ser usadas nas pesquisas do Google. Os títulos precisam ser atraentes também para chamar a atenção do leitor. O conteúdo apresentado no texto, por sua vez, precisa entregar o que seu título diz. Assim, você garante credibilidade junto aos seus leitores.

Além de envolvente, seu conteúdo deve ser relevante

Com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é possível transformar o posicionamento de seu site e de seu conteúdo nos buscadores, como o Google. Lembra da persona, da qual falamos alguns parágrafos atrás? Ao conhecê-la, você sabe também quais os termos mais utilizados no seu dia a dia, e por meio dos quais ela fará suas pesquisas. Esses termos, ou palavras-chave, quando utilizados da forma certa na produção de seu conteúdo, farão toda a diferença no marketing digital do seu escritório.

Veja o exemplo de um gerente financeiro ou mesmo o dono de uma MPE. Ele vai ao Google, e procura por “como atender a ECF no prazo”. Se o blog da sua contabilidade oferece orientações e serviços para essa obrigação fiscal, e tem conteúdos que abordam o assunto e utilizam, na medida certa, os termos “ECF” ou “ECF no prazo”, então muito provavelmente você pode aparecer na lista oferecida como resultado desta pesquisa.

2) Quais objetivos meu escritório contábil pode alcançar com o marketing de conteúdo?

Com um bom planejamento de marketing de conteúdo, seu escritório contábil conseguirá manter seus clientes informados (com uma linguagem clara e de fácil entendimento) sobre novidades na legislação ou simplesmente fornecer dicas para facilitar a rotina contábil e financeira. Com marketing de conteúdo, você cultiva um relacionamento próximo com sua carteira, repassa conhecimento e conquista novos clientes.

É isso mesmo! Sua estratégia de inbound marketing contábil poderá usar seu conteúdo relevante para diferentes objetivos, tais como:

Geração de leads

Um lead é uma pessoa que demonstra interesse nos serviços oferecidos pelo escritório quando, por exemplo, ela se cadastra no seu site para continuar recebendo informações que você publica. É possível promover um material que ajude, por exemplo, as MPEs a fazerem seu orçamento anual e, para que elas tenham acesso, devem preencher um pequeno formulário. Aí está o contato. O marketing de conteúdo pode continuar a estreitar a comunicação entre esse lead e sua empresa, oferecendo conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos para essa pessoa e a empresa que ela representa.

Fortalecimento da sua marca

Philip Kotler define assim o valor de uma marca: “deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.” E a aplicação do marketing de conteúdo contribui nesse processo quando potencializa a construção e consolidação da imagem de seu escritório contábil, ao demonstrar o conhecimento, preocupação e o compartilhamento de informações relevantes por meio do conteúdo difundido em seu blog.

Relacionamento e retenção de clientes

Como fazer marketing para se relacionar com seus clientes e estar sempre presente? Com campanhas voltadas à fidelização, por meio de conteúdos que ajudam seu cliente e avisam, por exemplo, sobre eventuais mudanças de legislação que estão por vir. Outras abordagens interessantes estão ligadas a ratificar seu conhecimento e autoridade no segmento, para que o cliente continue percebendo valor na relação estabelecida entre ele e seu escritório contábil. Compartilhar cases de sucesso de clientes, mostrando os ganhos obtidos por meio dos seus serviços é uma boa opção aqui. E lembre-se sempre de demonstrar o papel estratégico do contador para o crescimento das MPEs.

Entender como fazer marketing contábil digital precisa fazer parte da agenda do contador do futuro. Com essa estratégia, ficará mais fácil gerenciar sua carteira, conquistar novos clientes, dar visibilidade para sua contabilidade e ser visto para ser “clicado”.

Saiba mais sobre marketing para seu escritório contábil aqui.

Leia também