Inovação na contabilidade: bom para o escritório e seus clientes!

 

Inovação na contabilidade: bom para o escritório e seus clientes!

Com certeza você já assistiu a algum dos filmes “Jurassic Park”. No quarto e mais recente, lançado em 2015, os visitantes da ilha já estão ficando cansados de ver sempre as mesmas atrações e, com isso, o faturamento do parque começa a despencar. Para tentar solucionar o problema, diretores decidem criar eles mesmos um animal geneticamente modificado para oferecer às pessoas uma nova atração e despertar novamente o interesse do público pela ilha.

Se até ver dinossauros um dia perde a graça, por mais que seja no mundo da ficção, isso deixa claro mais uma vez uma lição perfeitamente aplicável no mundo real: a inovação é necessária para todos os segmentos e todas as empresas — ou, pelo menos, para aquelas que querem crescer e se diferenciar, como é o caso do seu escritório contábil!

Acesse grátis seu painel exclusivo

É por isso que ações de inovação devem estar sempre presentes no seu planejamento contábil para conquistar novos clientes e estreitar cada vez mais o relacionamento com os antigos. Neste artigo serão apresentadas três iniciativas nas quais você pode começar a trabalhar desde agora com esse objetivo. Confira:

1. Produzir e disponibilizar conteúdos

Sua empresa já tem um bom site de contabilidade? É ativa nas redes sociais? Se sim, já é meio caminho andado para você impulsionar o crescimento do seu escritório contábil e começar a produzir e disponibilizar conteúdos relevantes para o seu público. Publicar com frequência artigos educativos sobre contabilidade e gestão financeira, por exemplo, vai ajudar seus clientes atuais e atrair mais público  seus potenciais clientes!  para seu site. Podem ser disponibilizados também outros materiais como vídeos, e-books e infográficos com temas do interesse de sua audiência.

2. Oferecer atendimento on-line

WhatsApp, Skype e Facebook Messenger são aplicativos que não precisam fazer parte apenas da sua vida pessoal. Eles também podem promover a inovação contábil e o aumento da carteira de clientes no seu escritório por serem novos canais de comunicação. Tecnologias como essas tornam o atendimento mais ágil com uma grande vantagem: são gratuitas ou oferecem valores acessíveis com a contratação de pacotes de uso. Com elas, é possível fazer reuniões sem se deslocar, aumentando a abrangência da empresa contábil, e ter mais liberdade para sair do escritório e participar de eventos, realizar cursos e visitar clientes e prospects, por exemplo. Aplicativos de comunicação instantânea como esses estão cada vez mais incorporados no dia a dia das pessoas, e um escritório que ofereça essa praticidade com certeza vai chamar a atenção e se destacar perante os demais. Leia mais sobre atendimento contábil on-line aqui!

3. Ser um consultor de negócios

O fato de o contador se posicionar como um verdadeiro consultor de negócios para as pequenas empresas — delegando atividades para se dedicar a ações mais estratégicas  é capaz de gerar inovação na contabilidade de diversas formas no posicionamento do seu escritório. Além disso, gera atração por estar inteiramente conectado com as atuais necessidades do empreendedor. Entre as ações que podem ser colocadas em prática para se alcançar essa inovação está o uso de ferramentas de gestão de tarefas. Elas são capazes de controlar todas as atividades que foram delegadas e deixar o contador seguro quanto ao andamento da rotina e manter o foco no propósito de ajudar o cliente a crescer de forma sustentável e organizada.

4. Contar com a tecnologia

A tecnologia é a grande aliada do contador para a realização de análises financeiras relevantes, uma vez que é possível acessar o sistema de gestão (ERP) do cliente e coletar informações importantes para fazer essas análises. O dono do negócio muitas vezes não sabe como ou não tem tempo para repassar os dados que são de grande valia para sua empresa quando analisados por um contador. Por isso, contar com a tecnologia certa, que permite integrar escritório contábil e cliente faz toda a diferença para ampliar seu envolvimento no crescimento da pequena empresa e, assim, aumentar as chances de sucesso do seu público.

Entre os principais benefícios trazidos por essa integração promovida pela tecnologia, a Gerencial Auditoria e Consultoria destaca que o contador pode consultar documentos digitalizados dos clientes ou conferir se a pequena empresa fez a conciliação bancária adequadamente, oferecendo retaguarda nas operações.

Para ser o contador do futuro que você quer ser, oferecendo os serviços de alto valor agregado expostos neste artigo, você vai precisar de algo muito importante e raro: tempo. Conseguir liberar espaço na agenda também significa poder olhar para o seu negócio com mais zelo. Uma solução de integração contábil é uma ferramenta poderosa que elimina a digitação dos lançamentos e, consequentemente, o tempo dedicado a essa tarefa, bem como os erros da digitação manual.

Você está pronto para criar sua própria fórmula para atrair e manter os clientes interessados pelos seus serviços? Use as dicas acima e bom trabalho!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.