Inovação

Inovação disruptiva: 4 formas de gerar valor no escritório contábil?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura

Inovação disruptiva: 4 formas de gerar valor no escritório contábil?

Como você, contador, quer ser percebido pelo mercado e por seus clientes? Você quer ser visto como um empresário que busca a inovação na contabilidade ou prefere manter-se na zona de conforto, sem grandes diferenciais em meio a concorrência?

Basta ver o que está acontecendo em diversos segmentos: da queda das livrarias tradicionais com o advento da Amazon e seu modelo de e-commerce seguido em todo o mundo; o fim da era PC (computadores pessoais) com a disseminação e o aumento do poder de processamento dos smartphones; até a reviravolta da indústria de táxis, com a chegada do Uber.

Todos exemplos de inovação disruptiva que estão revolucionando os seus segmentos de atuação, fazendo com que as empresas tradicionais do ramo precisem se reinventar ou, até mesmo, fechar suas portas. No segmento contábil, o contador do futuro precisa também buscar inovação para seus serviços.

Ser bem sucedido é ter entusiasmo para se adaptar a um mundo em rápida mudança. Mas como você pode capitalizar estas tendências de inovação disruptiva e diferenciar sua prática daquelas organizações contábeis que ainda estão presas no passado? E mais, como essa  inovação contábil pode ser transformada em valor para o seu escritório e percebida por seus clientes? ,

Aqui no blog ContaAzul para Contadores, você já leu sobre segmentaçãofranquias contábeis, proximidade com o cliente, formas de buscar produtividade e como mostrar seu valor para se posicionar e firmar seu espaço.

Tudo isso é de grande relevância para gerar diferenciação e neste post será apresentado e reforçado mais quatro dicas de como o contador do futuro pode transformar a inovação disruptiva em valor para a sua organização contábil. Confira!

1 – Conteúdo de valor

A publicidade tradicional não está mais funcionando. A dica é criar um conteúdo “matador” para divulgar no blog da sua empresa contábil, com dicas para melhorar a organização das informações contábeis para as pequenas empresas. Você pode demonstrar o seu talento e o domínio sobre o tema para atuais e potenciais clientes, conquistando-os e fidelizando-os. É importante ficar atento para os conteúdos em vídeo, pois eles criam um diferencial e um chamariz no meio das inúmeras informações disponíveis hoje. Uma sugestão é incluir na proposta de trabalho o acesso a conteúdos e vídeos educativos.

2 – Mobilidade

A adoção generalizada de dispositivos móveis criou uma enorme mudança para qualquer negócio. Certifique-se de otimizar o seu conteúdo online para smartphones. Qualquer um que faça uma busca online deve ver, em primeira mão, um mapa e uma descrição geral do seu negócio no Google. Se ainda não o fez, esta é a primeira coisa que você deve corrigir para ter presença online. Mas é preciso estar preparado para ser ágil no atendimento. Certifique-se de que você está conectado para resolver potenciais momentos de insatisfação do cliente, suas dúvidas e desejos. Por “você”, entenda-se todos os pontos de contato da sua empresa com o cliente.

O sucesso do Uber ocorreu, principalmente, pelo fato de seus carros realmente aparecem rapidamente ao serem chamados e você poder ver onde eles estão, o que não é uma experiência que a maioria das pessoas têm ao chamar um táxi. Com isso, as centrais de táxi tiveram que rapidamente adotar as mesmas tecnologias mobile do Uber para buscarem alguma competitividade.

3 – Previsão de sucesso

Com dados ricos do desempenho dos negócios prontamente disponíveis nas plataformas em nuvem, é hora da organização contábil pensar em si mesma como uma empresa de gestão de processos de negócios. O contador pode (e deve!) aproveitar a riqueza de dados de seus clientes a fim de obter uma maior compreensão sobre a sua saúde financeira.

Usando um software de integração contábil na nuvem, como o ContaAzul para Contadores, é possível analisar rapidamente o que está acontecendo no negócio do cliente e fornecer um serviço com mais valor agregado do que simplesmente realizar as obrigações fiscais.

Muitas vezes, as questões financeiras das empresas causam mais falhas para o negócio do que as condições de mercado. Por isso, contar com a tecnologia para trabalhar de forma integrada a um contador que atue de forma consultiva, leva ao aumento das receitas para os clientes. Passando da economia da atenção para a economia da intenção, você pode ajudar seus clientes a compreender e aproveitar esta mudança em seu benefício.

4 – Propósito

Propósito pode ser definido como o modo único e autêntico pelo qual sua marca fará a diferença no mundo. O publicitário americano Joey Reiman, apontado como um dos gurus que estão mudando as formas de trabalho, é uma profissional que ajudar as empresas a identificarem seu propósito — e lucrarem com isso. Reiman foi o responsável, por exemplo, pela internacionalização das sandálias Havaianas para a Alpargatas. Ele disse que descobriram que a marca ia muito além dos chinelos, pois vendia também a alegria de viver do povo brasileiro e que isso a transformou em um sucesso de vendas em todo o mundo.

A Apple, uma das marcas mais admiradas e desejadas do mundo, também é um ótimo exemplo de propósito que gera valor. Steve Jobs dizia que sua empresa não vende computadores ou smartphones, ela vende design, inovação e criatividade.

Outro caso de sucesso é americana Graco, uma das líderes mundiais de assentos infantis e carrinhos de bebês. Antes, quando limitava-se a fabricar e vender seus produtos, faturava 450 milhões de dólares pro ano. A partir do momento em que estabeleceu como propósito ajudar os pais a criar melhor seus filhos e direcionar suas ações para isso, em uma década, o faturamento mais que dobrou, para 1,3 bilhão de dólares por ano.

Em relação aos negócios, quando o seu propósito é bem definido, é muito provável que o da sua empresa também seja. Em consequência disso, fica muito mais fácil promover uma oferta de valor para o mercado, porque você consegue transmitir confiança naquilo que oferece.

Você pode escolher ser engolido pelas mudanças disruptivas ou abraçar essa inovação garantindo que a sua organização contábil esteja numa posição mais para Uber e Amazon do que para a livraria da esquina ou para o velho táxi. Na contabilidade do futuro, o software online na nuvem, disponível, acessível e integrado, é o suporte para gerar inovação disruptiva.

A ContaAzul para Contadores dedica-se a ajudar os contadores e as pequenas empresas a trabalharem juntos, usando as ferramentas e sistemas mais inovadores para alcançar mais eficiência e maiores lucros. A tecnologia impulsiona a inovação contábil, por isso, manter-se informado é fundamental para o sucesso.

Fique ligado aqui no blog para ter acesso não apenas a informações de tecnologia, mas também novas ideias sobre gestão, estratégia, marketing e produtividade. Tudo que você precisa para abraçar a inovação da contabilidade com confiança.

Leia também