Produtividade

Lançamentos Contábeis: 7 dúvidas dos seus clientes

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 7 mins de leitura

7 dúvidas de seus clientes sobre lançamentos contábeis (e como solucionar)

Dominar os lançamentos contábeis é algo básico para qualquer profissional da área. Mas o que parece extremamente simples para você nem sempre é compreendido pelo cliente. E como todo bom contador, ser didático nessa hora é uma forma de agregar valor ao seu serviço.

A oportunidade nos lançamentos contábeis

É assunto recorrente aqui no blog a importância de o contador crescer a partir de oportunidades diversas. Pode ser ao se mostrar parceiro para melhorar a empresa do cliente, por exemplo. Também vale trazer o empreendedor para mais perto da contabilidade. Se ele perceber maior valor no seu serviço, você só tem a ganhar.

Nesse último aspecto se encaixa a ideia de descomplicar os lançamentos contábeis. Esse é um assunto que você domina, mas para o cliente pode parecer técnico demais. Há expressões estranhas a ele, números, siglas e todo o tipo de informação que o afasta dessa demanda.

Mas aí talvez possamos questionar o que vem primeiro. Será que o empresário não tem nenhum interesse pela contabilidade ou a forma como ela é apresentada a ele que o leva a se desinteressar?

Como cada caso é um caso, o melhor é fazer a sua parte. Ao facilitar o entendimento do cliente sobre os lançamentos contábeis da sua empresa há um ganho duplo ao contador:

  • Você ganha ao oferecer um serviço diferenciado, o que é útil para crescer e se posicionar bem no mercado
  • Você ganha em agilidade, pois as informações chegam mais ajustadas até você, considerando que agora a fonte delas já não estranha mais tanto a contabilidade.

Que tal lhe parece a ideia de melhorar a apresentação dos lançamentos contábeis e oferecer uma melhor solução ao cliente?

7 dúvidas dos clientes sobre lançamentos contábeis

Livro Caixa, Livro Diário, Livro Razão, ativos, passivos, patrimônio líquido, débito, crédito, contas e registros. Os lançamentos contábeis são um mundo à parte. Para você, que é técnico no assunto, raramente há dificuldade. Mas o seu cliente não compartilha da mesma opinião. Veja algumas das dúvidas mais comuns que ele tem e como ajudá-lo.

1. Por que preciso registrar lançamentos contábeis?

Você pode dar ao seu cliente duas respostas diferentes para essa pergunta: porque é importante e porque é obrigatório. A parte da exigência está prevista no Código Civil e na Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, por exemplo, e segue até a Resolução CGSN n.º 94/2011.

Mesmo micro e pequenas empresas precisam ter livros para a manutenção da escrituração contábil regular. Aquelas optantes pelo Simples Nacional só estão dispensadas da apresentação anual da Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Já para justificar a importância dos lançamentos contábeis, vamos destacar outra das dúvidas mais comuns entre os empresários.

2. Como os lançamentos contábeis ajudam a empresa?

Essa pergunta, na verdade, é uma desconfiança sobre a validade do registro. Afinal, por que a informação precisa estar em livros e de forma muitas vezes detalhada?

A melhor forma de esclarecer esse ponto é apresentando como tais lançamentos são úteis para gerar relatórios financeiros sobre a própria saúde da empresa. Se forem imprecisos ou insuficientes, podem mascarar a realidade e prejudicar a tomada de decisão no negócio.

3. Regime de caixa ou de competência: qual o melhor?

Empreendedores têm dificuldade em entender porque os lançamentos contábeis são registrados de uma forma e não de outra, especialmente quando não seguem o que a maioria faz. Seja qual for o caso, é dever do contador deixar claro por que razões um determinado regime está sendo utilizado. Também é preciso explicar como isso afeta os demonstrativos do fluxo de caixa.

4. O que é débito e o que é crédito nos registros?

É preciso se colocar no lugar do cliente. Como espera que ele reaja ao ver um lançamento que traga as letras C de crédito, +A indicando ganho de ativo e +PL remetendo ao aumento no patrimônio líquido? Parece demais para o nível de conhecimento do empresário, certo?

Mais do que siglas, ele precisa entender conceitos. É necessário que ele compreenda porque uma retirada do caixa para depósito no banco representa tanto um débito quanto um crédito, por exemplo, assim como ganho e perda de ativos. Dar ao registro contábil um entendimento mais fácil é também papel do contador.

5. Como deve ser descrito o fato contábil?

Seu cliente comprou um automóvel no CNPJ da empresa. Para registro desse lançamento, é importante que haja detalhamento. É muito diferente uma descrição sobre o modelo adquirido, ano, data e valor, de outra que inclua mais dados do veículo (como placa e chassi), número da nota fiscal, nome e CNPJ da empresa vendedora. Havendo necessidade de consulta futura, não restará dúvidas sobre o histórico do fato contábil.

6. Qual a diferença entre despesas acumuladas e diferidas?

O cliente por vezes tem dificuldade para entender conceitos. As despesas acumuladas, em geral, são passivos de contas a pagar, como os juros de um empréstimo a vencer. Já as despesas diferidas são uma forma de ativo, pois você já pagou, mas não usufruiu do benefício ainda. Um bom exemplo é a contratação de um seguro, que é pago antecipadamente e válido por 12 meses.

7. Qual a diferença entre receitas acumuladas e diferidas?

Essa vai na mesma linha da questão anterior. As receitas acumuladas são contas a receber, como as vendas no cartão cujos valores serão creditados em conta em 30 dias. Já as receitas diferidas correspondem a um valor recebido antecipadamente sobre um serviço que ainda será concluído ou um produto a ser entregue. A primeira é um ativo; a segunda é um passivo.

Que tal ser um contador consultor?

Neste artigo, apresentamos algumas das dúvidas mais comuns que empreendedores têm sobre lançamentos contábeis. Certamente, há muito mais perguntas que o seu cliente tem a fazer a respeito do assunto. Por que não se aproximar dele e qualificar essa relação?

Como dica final, vale lembrar da pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sobre a qual já falamos aqui no blog. O estudo evidenciou a oportunidade ao contador consultor, que atua diretamente na melhora da empresa.

Converse com seu cliente. Talvez ele queira esse serviço e até pense em pagar mais por ele, como o próprio Sebrae sugere na pesquisa. Pode estar aí tanto um diferencial quanto uma chance de crescimento.

E você, tem mostrado ao cliente o valor dos lançamentos contábeis? Comente!

Leia também