15 livros de contabilidade que valem a sua leitura

 

livros de contabilidade

O conhecimento é uma das principais exigências do contador para o exercício de sua atividade. É também uma forma de se destacar em meio à multidão, oferecendo soluções eficientes aos clientes. Mas em quais fontes buscar esse conteúdo? Este artigo se propõe a mostrar que livros de contabilidade são uma ótima opção.

Reduza em 90% o tempo gasto no fechamento contábil de seus clientes

Livros de contabilidade para ajudar a encarar os desafios da profissão

Vamos conhecer agora 15 livros de contabilidade para ampliar seus conhecimentos e torná-lo um contador mais preparado e atualizado para os desafios diários da sua profissão.

1. Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil

Autor: Edison Carlos Fernandes
Editora: Trevisan

Este livro apresenta a relação entre direito comercial e contabilidade. O autor defende que tais ciências devem andar lado a lado, com o objetivo de organizar as relações empresariais. Fernandes aborda o contexto histórico, destacando a evolução das relações jurídicas e financeiras e como tudo isso impactou na forma como as decisões empresariais são tomadas hoje.

2. Manual de contabilidade societária

Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens Gelbcke
Editora: Atlas

Como o próprio nome indica, é um dos mais completos manuais aplicados a sociedades. Não por acaso, ficou conhecido como a bíblia dos contadores. É obrigatório para contadores em formação ou recém-graduados, pois traz normas, interpretações legais e orientações diversas relacionadas à harmonização contábil com a adoção de regulamentos internacionais.

3. Contabilidade de custos

Autor: Eliseu Martins
Editora: Atlas

Apesar de ser uma obra técnica, tem uma linguagem acessível, muito em razão da habilidade de seu autor, Eliseu Martins, que é figura reconhecida no meio contábil. O livro traz desde conceitos básicos até metodologias de trabalho, culminando na tomada de decisões gerenciais a partir das informações colhidas. É bastante indicado para quem deseja uma especialização.

4. Contabilidade introdutória

Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz
Editora: Atlas

Este é outro livro obrigatório para quem está iniciando na área contábil. A obra foi escrita por alguns dos melhores professores da Universidade de São Paulo, tem linguagem clara e informações atualizadas sobre leis e normas. Aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais.

5. Contabilidade empresarial

Autor: José Carlos Marion
Editora: Atlas

Muitos livros focam na técnica, mas a obra de José Carlos Marion aborda com propriedade a análise e a compreensão dos relatórios contábeis. Por suas características, estamos falando de um livro bastante útil para contadores aplicarem no seu dia a dia e, inclusive, indicarem a alguns de seus clientes.

6. Contabilidade tributária

Autor: Láudio Camargo Fabretti
Editora: Atlas

A obra já está em sua 15ª edição, servindo como manual para contadores que atuam na área tributária. Com linguagem esclarecedora quanto a conceitos tributários e uma abordagem bastante didática, Fabretti destaca o atual papel do contador e a necessidade crescente de atualização profissional.

7. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

Autor: Instituto Endeavor
Editora: Campus / Elsevier

Embora seja voltado a empreendedores, trazendo o depoimento de 50 empresários brasileiros, está entre as leituras recomendadas a contadores por posicionar a contabilidade entre uma série de desafios para uma empresa dar certo no país. Para interessados em gestão fiscal e tributária, é uma obra e tanto.

8. Contabilidade aplicada ao setor público

Autor: João Eudes Bezerra Filho
Editora: Atlas

Você tem interesse pela atuação na contabilidade pública? Essa obra é um bom começo para isso. Atualizado de acordo com normas nacionais e internacionais, o livro fala das características e dos desafios da aplicabilidade da contabilidade patrimonial no setor público brasileiro.

9. Gestão contábil financeira

Autores: André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto Dos Santos Silva, Carlos Vieira, Raimundo Nonato Souza Silva
Editora: FGV

O livro aborda a relevância da contabilidade no meio empresarial, destacando-a como uma ferramenta fundamental para o processo decisório. Dá importante destaque aos relatórios contábeis, sua utilidade e critérios de análise e também fala sobre os indicadores de desempenho que mapeiam a situação econômica, financeira e operacional da empresa.

10. Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Autor: Rubens Manzatti
Editora: Trevisan

A obra coloca uma importante questão em evidência: estariam as faculdades formando profissionais voltados às grandes empresas? A partir daí, Manzatti apresenta um plano de gestão voltado aos pequenos empreendimentos, incluindo controle de estoque e do caixa. A metodologia por ele adotada pode facilmente ser aplicada a negócios de atividades diversas.

11. A revolução do marketing de serviços para empresas contábeis

Autor: Ricardo de Freitas
Editora: Clube de Autores

Seu escritório ainda não tem uma estratégia de marketing ou não sabe como elaborar uma? Então essa obra é de leitura obrigatória, pois é a primeira a falar das vantagens do marketing para empresas de contabilidade, abordando temas como cadastro e retenção de clientes, gestão de redes sociais e marketing pessoal, por exemplo.

12. Livros contábeis: a escrituração contábil no atual cenário tributário

Autor: Manoel de Almeida Henrique
Editora: Trevisan

Seu escritório ainda enfrenta dificuldades com a escrituração nos moldes do Projeto de Escrituração Pública Digital (SPED)? A convergência do setor para um padrão internacional é destacada no livro, que explica ainda todo o processo de cumprimento das obrigações tributárias principal e acessórias, além do cruzamento de informações pelo fisco.

13. Big brother fiscal - III, o Brasil na era do conhecimento

Autor: Roberto Dias Duarte
Editora: Ideas Work

O SPED Contábil e Fiscal aparece novamente, agora na obra de Duarte, que traz uma visão aprofundada sobre a implantação do processo no país. São assuntos abordados pelo autor: notas fiscais eletrônicas, Simples Nacional, certificação digital e sistema de gestão online.

14. Perícia contábil

Autor: Franklin Santos
Editora: Clube de Autores

Esta é uma obra da série de livros de Franklin Santos sobre oportunidades profissionais no meio contábil, com destaque ainda para o livro Auditoria Contábil. O contador que deseja atuar como perito tem aí uma leitura obrigatória.

15. A evolução das ciências contábeis no Brasil

Autor: Carlos Eduardo Barros Leite
Editora: FGV

Esta é uma obra de abordagem histórica, mas, sobretudo, educacional. No livro, o autor relata os principais acontecimentos e sua influência sobre a evolução da contabilidade no Brasil. Além disso, destaca o fundamental papel do ensino para o desenvolvimento da profissão e para seu maior reconhecimento junto à sociedade atual.

Leia sobre contabilidade

Neste artigo, sugerimos 15 livros de contabilidade voltados a profissionais em diferentes estágios da carreira. Como dica final, fica o recado: não importa se você é um estudante ou veterano, manter-se atualizado é preciso. E, para isso, nada melhor que uma boa leitura.

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir Agora Você tem mais algum livro de contabilidade para indicar? Deixe um comentário!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.