15 livros de contabilidade que valem a sua leitura

Manter-se atualizado é exigência para o contador. Veja 15 sugestões de livros de contabilidade para seu escritório não ficar para trás.

O conhecimento é uma das principais exigências do contador para o exercício de sua atividade. É também uma forma de se destacar em meio à multidão, oferecendo soluções eficientes aos clientes.

Mas em quais fontes buscar esse conteúdo? Este artigo se propõe a mostrar que livros de contabilidade são uma ótima opção.

O Bird ID é o seu certificado digital em nuvem

Livros de contabilidade para ajudar a encarar os desafios da profissão

Vamos conhecer agora 15 livros de contabilidade para ampliar seus conhecimentos e torná-lo um contador mais preparado e atualizado para os desafios diários da sua profissão.

1. Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil

Autor: Edison Carlos Fernandes
Editora: Trevisan

Este livro apresenta a relação entre direito comercial e contabilidade. O autor defende que tais ciências devem andar lado a lado, com o objetivo de organizar as relações empresariais. Fernandes aborda o contexto histórico, destacando a evolução das relações jurídicas e financeiras e como tudo isso impactou na forma como as decisões empresariais são tomadas hoje.

2. Manual de contabilidade societária

Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens Gelbcke
Editora: Atlas

Como o próprio nome indica, é um dos mais completos manuais aplicados a sociedades. Não por acaso, ficou conhecido como a bíblia dos contadores. É obrigatório para contadores em formação ou recém-graduados, pois traz normas, interpretações legais e orientações diversas relacionadas à harmonização contábil com a adoção de regulamentos internacionais.

3. Contabilidade de custos

Autor: Eliseu Martins
Editora: Atlas

Apesar de ser uma obra técnica, tem uma linguagem acessível, muito em razão da habilidade de seu autor, Eliseu Martins, que é figura reconhecida no meio contábil. O livro traz desde conceitos básicos até metodologias de trabalho, culminando na tomada de decisões gerenciais a partir das informações colhidas. É bastante indicado para quem deseja uma especialização.

4. Contabilidade introdutória

Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Iudícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramom Domingues Jr. e Stephen Charles Kanitz
Editora: Atlas

Este é outro livro obrigatório para quem está iniciando na área contábil. A obra foi escrita por alguns dos melhores professores da Universidade de São Paulo, tem linguagem clara e informações atualizadas sobre leis e normas. Aborda conceitos comuns à atividade do contador e é utilizado por instituições de ensino para preparar os novos profissionais.

5. Contabilidade empresarial

Autor: José Carlos Marion
Editora: Atlas

Muitos livros focam na técnica, mas a obra de José Carlos Marion aborda com propriedade a análise e a compreensão dos relatórios contábeis. Por suas características, estamos falando de um livro bastante útil para contadores aplicarem no seu dia a dia e, inclusive, indicarem a alguns de seus clientes.

6. Contabilidade tributária

Autor: Láudio Camargo Fabretti
Editora: Atlas

A obra já está em sua 15ª edição, servindo como manual para contadores que atuam na área tributária. Com linguagem esclarecedora quanto a conceitos tributários e uma abordagem bastante didática, Fabretti destaca o atual papel do contador e a necessidade crescente de atualização profissional.

7. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

Autor: Instituto Endeavor
Editora: Campus / Elsevier

Embora seja voltado a empreendedores, trazendo o depoimento de 50 empresários brasileiros, está entre as leituras recomendadas a contadores por posicionar a contabilidade entre uma série de desafios para uma empresa dar certo no país. Para interessados em gestão fiscal e tributária, é uma obra e tanto.

Acesse sua consultoria personalizada grátis

8. Contabilidade aplicada ao setor público

Autor: João Eudes Bezerra Filho
Editora: Atlas

Você tem interesse pela atuação na contabilidade pública? Essa obra é um bom começo para isso. Atualizado de acordo com normas nacionais e internacionais, o livro fala das características e dos desafios da aplicabilidade da contabilidade patrimonial no setor público brasileiro.

9. Gestão contábil financeira

Autores: André Luis Fernandes Limeira, Carlos Alberto Dos Santos Silva, Carlos Vieira, Raimundo Nonato Souza Silva
Editora: FGV

O livro aborda a relevância da contabilidade no meio empresarial, destacando-a como uma ferramenta fundamental para o processo decisório. Dá importante destaque aos relatórios contábeis, sua utilidade e critérios de análise e também fala sobre os indicadores de desempenho que mapeiam a situação econômica, financeira e operacional da empresa.

10. Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Autor: Rubens Manzatti
Editora: Trevisan

A obra coloca uma importante questão em evidência: estariam as faculdades formando profissionais voltados às grandes empresas? A partir daí, Manzatti apresenta um plano de gestão voltado aos pequenos empreendimentos, incluindo controle de estoque e do caixa. A metodologia por ele adotada pode facilmente ser aplicada a negócios de atividades diversas.

11. A revolução do marketing de serviços para empresas contábeis

Autor: Ricardo de Freitas
Editora: Clube de Autores

Seu escritório ainda não tem uma estratégia de marketing ou não sabe como elaborar uma? Então essa obra é de leitura obrigatória, pois é a primeira a falar das vantagens do marketing para empresas de contabilidade, abordando temas como cadastro e retenção de clientes, gestão de redes sociais e marketing pessoal, por exemplo.

12. Livros contábeis: a escrituração contábil no atual cenário tributário

Autor: Manoel de Almeida Henrique
Editora: Trevisan

Seu escritório ainda enfrenta dificuldades com a escrituração nos moldes do Projeto de Escrituração Pública Digital (SPED)? A convergência do setor para um padrão internacional é destacada no livro, que explica ainda todo o processo de cumprimento das obrigações tributárias principal e acessórias, além do cruzamento de informações pelo fisco.

13. Big brother fiscal - III, o Brasil na era do conhecimento

Autor: Roberto Dias Duarte
Editora: Ideas Work

O SPED Contábil e Fiscal aparece novamente, agora na obra de Duarte, que traz uma visão aprofundada sobre a implantação do processo no país. São assuntos abordados pelo autor: notas fiscais eletrônicas, Simples Nacional, certificação digital e sistema de gestão online.

O Bird ID é o seu certificado digital em nuvem

14. Perícia contábil

Autor: Franklin Santos
Editora: Clube de Autores

Esta é uma obra da série de livros de Franklin Santos sobre oportunidades profissionais no meio contábil, com destaque ainda para o livro Auditoria Contábil. O contador que deseja atuar como perito tem aí uma leitura obrigatória.

15. A evolução das ciências contábeis no Brasil

Autor: Carlos Eduardo Barros Leite
Editora: FGV

Esta é uma obra de abordagem histórica, mas, sobretudo, educacional. No livro, o autor relata os principais acontecimentos e sua influência sobre a evolução da contabilidade no Brasil. Além disso, destaca o fundamental papel do ensino para o desenvolvimento da profissão e para seu maior reconhecimento junto à sociedade atual.

Leia sobre contabilidade

Neste artigo, sugerimos 15 livros de contabilidade voltados a profissionais em diferentes estágios da carreira. Como dica final, fica o recado: não importa se você é um estudante ou veterano, manter-se atualizado é preciso. E, para isso, nada melhor que uma boa leitura.

Você tem mais algum livro de contabilidade para indicar? Deixe um comentário!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.