Marketing

Marketing para escritório contábil: conheça 4 benefícios

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 10 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O marketing contábil ajuda os contadores a atrair e reter clientes para o escritório. Para isso, é preciso desenvolver boas estratégias, considerando os limites legais da profissão;
  • Investindo em marketing no seu escritório você vai atrair mais clientes. E, para atender todos eles com excelência, a sua empresa contábil precisa estar preparada.
  • Conte a Conta Azul para elevar a sua produtividade, economizar tempo e oferecer serviços de qualidade a todos os seus clientes. Automatize todos os processos e consulte o que precisar com poucos cliques!

Cadastre-se grátis na Conta Azul Mais

O marketing contábil pode atrair muitas pessoas que estão em busca de serviços de contabilidade para seu escritório. Através de boas estratégias, você gera autoridade no mercado e faz com que o seu negócio ganhe destaque frente aos concorrentes.  E, como consequência, o seu faturamento também aumenta. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Nós te explicamos tudo isso nesse conteúdo.

Continue a leitura para entender o poder do marketing nos escritórios de contabilidade.

marketing-para-escritorio-contabil-conheca-4-beneficios-1

O que é marketing contábil?

Marketing contábil é o conjunto de estratégias, sejam elas digitais ou off-line, que divulga e fortalece a imagem de um escritório de contabilidade.

Alguns exemplos de ações de marketing contábil são:

  • Estar presente em eventos importantes do setor. Neles, você pode encontrar potenciais clientes para seu escritório Assim, caso os seus serviços sejam voltados para salões de beleza, por exemplo, é indispensável participar de congressos da área, tanto para conhecer mais sobre ela como para prospectar novos clientes;
  • Ter redes sociais e um site bem gerenciados. Aqui, caso você não tenha expertise no ramo, procure profissionais especializados;
  • Fazer parcerias com outras empresas que ofereçam serviços complementares ao seu, como cursos de gestão de pessoas ou estoque;
  • Divulgar cases de sucesso do seu escritório contábil;
  • Reforçar o relacionamento com quem já é seu cliente.

O que é preciso para começar a investir em marketing contábil?

Antes mesmo de criar um perfil nas redes sociais ou veicular um anúncio, você deve seguir alguns passos básicos. São eles:

  • Definir a missão, a visão e os valores da sua empresa contábil;
  • Estabelecer os objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • Identificar quem são seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Analisar os pontos fortes e fracos em relação à concorrência;
  • Delimitar o público,  seu ramo de atuação, principais dores e o que você pode fazer para gerar oportunidades financeiras;
  • Estipular quanto você pode investir em marketing contábil, como tempo e dinheiro.

Todas essas informações ajudam a desenhar as estratégias de marketing contábil de uma forma mais assertiva.

Direcionando esforços para onde o seu público realmente está e se diferenciando da concorrência, é possível atingir os objetivos do seu escritório muito mais rápido.

4 benefícios do marketing para escritório contábil

1. Ajuda a construir autoridade no mercado

Ser autoridade em uma área significa dominar o assunto: é preciso mostrar ao público o quanto seu escritório está preparado e que você é especialista no que faz.

Isso é muito importante principalmente porque os serviços contábeis cuidam de dados sensíveis da empresa, como faturamento, por exemplo.

Nas redes sociais, crie publicações que esclareçam as dúvidas dos seguidores e também fale sobre as principais novidades que possam estar ocorrendo na contabilidade, como as mudanças na legislação.

Fora do mundo digital, participe de eventos para divulgar os seus serviços, para estar sempre em contato com público. Aproveite essas oportunidades para expor os seus conhecimentos para os seus potenciais clientes, dando dicas e tirando dúvidas.

Seja no ambiente virtual ou off-line, o objetivo é mostrar ao seu público as melhores soluções para problemas contábeis e como seu escritório pode ajudar.

Além disso, não esqueça de falar que a sua empresa contábil está adequada a todas as diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, o que ajuda ainda mais a transmitir a confiança e a credibilidade para o público.

2. Aumenta a sua visibilidade do seu escritório 

Ao posicionar seu escritório como autoridade, a visibilidade da empresa contábil aumentará nas redes sociais e também fora delas.

Isso se dá pela confiança que você ganha do seu público através da criação de conteúdos interessantes para o dia a dia dele.

3. Faz com que você se destaque da concorrência

Atualmente, o Brasil conta hoje com mais de 520 mil contadores com registro ativo e um total de 78.191 empresas contábeis, de acordo com dados do Portal da Transparência do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

O mercado da contabilidade é bastante concorrido e, para se destacar nele, é preciso entregar valor. Talvez parte boa parte dos seus concorrentes ainda não faça um bom trabalho de marketing, seja nas redes sociais ou fora delas. Se esse for o caso, aí está uma boa oportunidade para se destacar e conseguir mais clientes.

4. Agora, o melhor: atrai mais clientes!

Se você é autoridade no que faz, se destaca frente à concorrência e é reconhecido por  potenciais e atuais clientes, o resultado não pode ser outro: o seu escritório certamente conquistará mais contratos!

Porém, ao passo que mais clientes chegam, é importante se atentar para o relacionamento com eles. Entenda mais no próximo tópico!

Marketing para escritório contábil x fidelização de clientes

Como uma árvore precisa de cuidados para se manter forte e saudável, os seus clientes também precisam ser acompanhados de perto para que continuem confiando nos seus serviços.

Isso porque o relacionamento entre empresa e escritório de contabilidade não se resume apenas às obrigações contábeis e fiscais. A verdade é que o contador pode ser o braço direito do empreendedor na gestão do seu negócio como um todo.

É nesse contexto que entra o marketing contábil, a fim de manter esse cliente cada vez mais próximo do seu escritório e fortalecer a relação, seja para renovar o contrato ou adicionar mais serviços.

Nesse sentido, algumas ações de marketing contábil para fidelização de clientes são:

  • Oferecer brindes em datas comemorativas e de forma inesperada, como quando o cliente completa seis meses de contrato com seu escritório;
  • Incentivar os clientes a interagirem com sua empresa contábil nas redes sociais;
  • Analisar e comparar o resultado dessas interações com outras postagens;
  • Fazer pesquisas com seus seguidores nas redes sociais para saber o que estão achando dos conteúdos e também com os próprios clientes, entendendo a percepção deles sobre o trabalho prestado.

O que deve ser evitado no marketing para contabilidade?

Em qualquer profissão, é importante ter ações de marketing bem desenvolvidas para evitar alguns problemas, como propagandas ofensivas e que possam gerar interpretações equivocadas.

No entanto, algumas áreas possuem limitações legais.

No caso do marketing contábil, esses direcionamentos estão previstos no artigo 3º inciso I do Código de Ética Profissional do Contador, que diz:

“I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.”

Independentemente do meio de comunicação usado, ainda conforme o Código de Ética Profissional do Contador, é proibido aos contadores:

  • Dizer que é mais capacitado que o concorrente ou sugerir esse tipo de interpretação;
  • Informar o valor dos serviços, uma vez que os honorários só podem ser definidos considerando o que consta no artigo 6° do mesmo documento;
  • Ofertar qualquer tipo de promoção ou vantagens;
  • Divulgar propagandas enganosas.

Para saber mais sobre o que deve ser evitado no marketing contábil, clique aqui e confira um conteúdo completo sobre este assunto.

marketing-para-escritorio-contabil-conheca-4-beneficios-2

Participe da Formação de Heróis da Conta Azul e eleve seu escritório

Aprenda sobre marketing para escritório contábil na Formação de Heróis da Conta Azul, evento online com temas super interessantes sobre o mercado de contabilidade!

Nela, você aprenderá como mostrar o real valor do seu escritório para o cliente e ir além das obrigações contábeis, com exemplos práticos e cases de sucesso.

Faça networking e capacite seu escritório para atender o dobro de clientes com qualidade. Clique aqui e dê o primeiro passo rumo a alta performance!

A Conta Azul ajuda a impulsionar seu escritório!

Ao investir em marketing para seu escritório, a expectativa é atrair mais clientes. E para atender a todos eles com a mesma qualidade, sua empresa contábil precisa estar preparada e com processos bem organizados.

Para isso, nada de papéis, retrabalhos com digitação ou informações dispersas: conte com a Conta Azul Mais e transforme a rotina do seu escritório!

A Conta Azul Mais é a plataforma de gestão para contabilidade da Conta Azul. Com ela, você pode:

  • Diminuir as chances de erros, pois todas as informações dos clientes ficam salvas na nuvem;
  • Integrar e fazer a conciliação das informações com a empresa do cliente;
  • Acompanhar em tempo real todas as movimentações financeiras do cliente: quando uma venda é feita e a nota emitida, automaticamente esse lançamento é registrado na Conta Azul Mais;
  • Fazer a gestão completa da folha de pagamento da empresa parceira;
  • Acessar balancete, emitir livro razão e gerar DRE e DAS em lote com poucos cliques;
  • Capturar e classificar automaticamente as notas fiscais.

Além disso, nossos contadores parceiros ganham acesso gratuito ao sistema para gestão financeira dos escritórios de contabilidade.

Com esse sistema, dentre outros benefícios, o contador:

  • Controla o recebimento dos honorários e integra todos essas movimentações com o fluxo de caixa do escritório;
  • Faz a conciliação bancária e fiscal de forma automática;
  • Emite boletos e paga apenas por compensação através do Receba Fácil, outra solução da Conta Azul que simplifica os recebimentos via Pix Cobrança, boleto e cartão de crédito.

Que tal se tornar um parceiro da Conta Azul e ter acesso a todas essas funcionalidades? Comece agora mesmo a sua jornada de sucesso na contabilidade!

Leia também