Marketing

Matriz BCG e contabilidade: veja por que essa combinação dá certo

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 6 mins de leitura

Matriz BCG e contabilidade: veja porque essa combinação dá certo

Ter processos automatizados e eficientes, estabelecer honorários justos e rentáveis e se posicionar como um verdadeiro consultor de negócios frente aos seus clientes. Todas são estratégias fundamentais para manter seu escritório contábil funcionando sempre na mais perfeita ordem quando o assunto é competitividade. Mas você sabia que os serviços que sua empresa de contabilidade oferece também estão diretamente ligados ao sucesso — ou não — do seu negócio? É por isso que existem ferramentas de marketing como a matriz BCG!

Desenvolvida em 1970 pela consultoria empresarial americana Boston Consulting Group (de onde se origina o nome do conceito), a matriz BCG e contabilidade têm tudo a ver. E você vai entender neste post por quê.

Matriz BCG: o que é e como funciona

A matriz BCG é uma análise gráfica concebida com o objetivo de realizar análises de produtos e/ou serviços oferecidos pelas empresas baseando-se no seu ciclo de vida, de forma que a empresa consiga realizar planejamentos estratégicos com maior assertividade e definir prioridades a serem dadas aos diferentes produtos/serviços. Esta matriz é uma das formas mais comuns de representação do posicionamento de produtos/serviços em relação a variáveis internas e externas.

O método trabalha com duas dimensões, representadas por eixos: crescimento do mercado (eixo “y”) e participação de mercado em relação à de seu principal concorrente (eixo “x”).

Abacaxi, Estrela, Vaca Leiteira e Ponto de Interrogação. Não, calma, você não clicou em outro link sem querer: esses são os nomes dados a cada um dos quatro quadrantes presentes na matriz BCG, conforme pode ser observado na imagem abaixo.

Matriz BCG e contabilidade: veja porque essa combinação dá certo

  • Ponto de Interrogação (introdução): é o quadrante que inclui o produto/serviço que exige investimentos altos, apresenta baixo retorno e tem baixa participação de mercado. Apesar disso, ainda é considerado uma indefinição porque, se nada for feito para mudar sua participação de mercado, pode absorver muitos investimentos e depois se tornar um Abacaxi, ou, por outro lado, por estar em um mercado de crescimento alto, se tornar um produto/serviço Estrela;
  • Abacaxi (declínio): enquadra as ofertas com participação e crescimento de mercado baixos. A avaliação dos itens desse quadrante deve ser feita com o objetivo de conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa. Caso contrário, devem ser abandonados;
  • Estrela (crescimento): o nome já diz tudo. Aqui ficam os produtos/serviços que exigem grandes investimentos e são referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Podem se tornar uma Vaca Leiteira se não houver perda de mercado;
  • Vaca Leiteira (maturidade): são as ofertas que proporcionam lucros altos e, como o crescimento do mercado é baixo, não exigem grandes investimentos.

Colocando em prática os conceitos acima, a maioria dos produtos/serviços, ao serem lançados, estão inseridos no quadrante do Ponto de Interrogação (mercados com elevadas taxas de crescimento, porém, participação relativa de mercado baixa). Se tiver sucesso, transforma-se em uma Estrela, e com o passar do tempo pode migrar para o quadrante das Vacas Leiteiras. Quando a empresa perde a liderança de mercado nesse produto/serviço, ele se torna um Abacaxi.

Suponha que você atue de forma segmentada e é especializado na prestação de serviços contábeis a startups e empresas desenvolvedoras de tecnologia há algum tempo. Provavelmente grande parte dos serviços deve ter passado de Ponto de Interrogação a Estrela, e, hoje, é Vaca Leiteira do escritório.

Por que é vantajoso utilizar essa matriz na contabilidade?

A aplicação da matriz BCG na contabilidade ajuda o empresário a analisar seu escritório contábil, a partir do momento em que é capaz de identificar os serviços oferecidos que já são ou podem ser mais rentáveis ao negócio. E saber quais são os que se comportam de forma contrária também pode ser extremamente útil — aqueles que exigem alto investimento e proporcionam baixo retorno.

O primeiro passo para começar a utilizar a matriz BCG é posicionar os serviços oferecidos pelo seu escritório de contabilidade dentro do quadrante que, ao seu ver, seja o mais adequado. Confira abaixo um modelo de quadro preenchido com pelo menos um item em cada posição. Mas, atenção: esta tabela deve ser tomada realmente como um mero exemplo para ilustrar como a matriz BCG funciona, já que a distribuição dos serviços varia muito de acordo com o perfil do escritório contábil e de seus próprios clientes.

Matriz BCG Participação Relativa de Mercado
Alta Baixa
Crescimento do Mercado Alto Estrela
Legalização empresarial, como abertura, transferência, alterações e encerramento.
Ponto de Interrogação
Atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI).
Baixo Vaca Leiteira
Assessoria fiscal, como apuração de impostos e entrega de declarações ou consultoria empresarial e de negócios.
Abacaxi
Assessoria trabalhista, lidando com todos os trâmites de folhas de pagamento, INSS e documentos de entrada e saída de funcionários, por exemplo.

A matriz BCG tem a vantagem de ajudar a equilibrar a carteira de serviços em geradores e tomadores de caixa por meio de uma representação visual simples, a qual pode ajudar nas tomadas de decisão. Segundo Bruce Henderson, o próprio criador da matriz BCG, “para ter sucesso, uma empresa precisa ter um portfólio com diferentes taxas de crescimento e participações no mercado. Produtos de alto crescimento exigem injeções de dinheiro para crescer. Produtos de baixo crescimento devem gerar excesso de caixa. Ambos são necessários simultaneamente”.

Porém, ainda que a matriz BCG seja considerada um método consagrado e de comprovada relevância, como todas as ferramentas de marketing, o método tem suas limitações e oferece apenas um recorte da situação dos produtos e serviços. Por isso, tenha sempre em mente que participação alta de mercado não é o único fator de sucesso, crescimento de mercado não é o único indicador de atratividade e que, às vezes, um Abacaxi pode gerar mais lucro do que uma Vaca Leiteira, dependendo do caso. No mais, a matriz BCG não deixa de ser um instrumento obrigatório para ajudar a pensar e repensar os rumos da sua empresa contábil!

Leia também