Gestão

Matriz Swot ajuda o contador a analisar seu escritório

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura | ← voltar

Matriz SWOT ajuda o contador a analisar seu escritório

Hora de deixar estrelas, abacaxis, vacas leiteiras e pontos de interrogação um pouquinho de lado e começar a falar de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ou análise Swot — em inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats. Assim como a BCG, a matriz Swot é uma das ferramentas de marketing que pode funcionar como uma aliada e tanto na realização de balanços criteriosos da atuação do seu escritório contábil. Quer ver só?

Matriz Swot: objetivos e como funciona

Matriz SWOT ajuda o contador a analisar seu escritório

Criada entre os anos de 1960 e 1970, a matriz Swot é uma ferramenta utilizada na realização de avaliações do cenário interno e externo de uma organização. Sua representação gráfica é formada por quatro quadrantes que dizem respeito a aspectos internos e externos à organização:

Ambiente interno

  • Forças: vantagens internas da empresa em relação à concorrência. Exemplo: o uso de um sistema de integração contábil, garantindo automatização de processos e o trabalho com dados mais assertivos;
  • Fraquezas: desvantagens internas da empresa em relação à concorrência. Exemplo: o fato de o escritório estar organizado de tal forma que o empresário contábil ainda precise se envolver muito em atividades de baixo valor agregado e ainda não ter segurança suficiente para a delegação de atividades.

Ambiente externo

  • Oportunidades: aspectos do contexto no qual a empresa está inserida capazes de fazer as vantagens competitivas do negócio crescerem. Exemplo: a complexidade da legislação e, com isso, a percepção crescente do valor do contador pelas pequenas empresas, o que proporciona a chance de este profissional se apresentar como um verdadeiro consultor de negócios aos clientes, oferecendo serviços de alto valor agregado e se diferenciando no mercado;
  • Ameaças: aspectos do contexto no qual a empresa está inserida capazes de influenciar o desempenho do negócio negativamente. Exemplo: a vinda de renomadas franquias contábeis estrangeiras para o Brasil e, com isso, o fortalecimento da concorrência.

Os itens listados dentro dos quadrantes do ambiente interno em geral são variáveis controláveis pela organização, dessa forma, os pontos fortes percebidos têm condições de serem ressaltados ao máximo. Os fracos, por sua vez, podem ser controlados e minimizados. Já o ambiente externo está completamente fora do controle da empresa, mas mesmo sem conseguir controlá-los, é preciso conhecê-los e monitorá-los com frequência para aproveitar oportunidades e traçar planejamentos para enfrentar ameaças.

A importância da matriz Swot na contabilidade

A ideia é que a combinação dos dois ambientes e de suas quatro variáveis (recapitulando: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) facilite a tomada de decisões e a definição de estratégias de negócios nas empresas. Combinar aspectos listados como forças com os de oportunidades, por exemplo, vai ajudar o escritório contábil a potencializar o uso de seus pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

De que formas um sistema de integração contábil pode ajudar o contador a se tornar um consultor de negócios? Fazendo-o ganhar escalabilidade e maior agilidade nos atendimentos e, assim, liberando o empresário contábil e seu time de tarefas meramente operacionais e possibilitando que se dediquem às atividades de maior valor agregado. E esses são apenas alguns dos itens de uma imensa lista!

Ao mesmo tempo, associar forças a ameaças vai ajudar a empresa de contabilidade a tirar o máximo proveito de seus pontos fortes para minimizar os efeitos das situações adversas identificadas. Voltando ao exemplo dos sistemas de integração contábil, o escritório que fizer uso de um software assim dificilmente passará apertos em meio a um cenário de concorrência acirrada, dadas as inúmeras vantagens que essa profissionalização proporciona.

A combinação de quadrantes de uma matriz Swot é uma ferramenta que está alinhada à necessidade do escritório contábil de reinventar seu negócio de tempos em tempos, ainda mais diante dos atuais cenários de crise, globalização e forte competitividade.

Que tal reservar alguns minutos dentro dos próximos dias para testar a matriz Swot dentro de sua empresa de contabilidade para ver o resultado? Lembre-se que você não terá nenhum custo com isso e, de quebra, ainda vai ficar conhecendo informações altamente relevantes para o futuro do seu negócio!

Leia também