Contabilidade

Mercado Contábil: como a gestão consultiva e a tecnologia te ajudam a se destacar

Soluti Soluti | Atualizado em: 26/03/2024 | 5 mins de leitura

Já pensou em como ser ainda mais relevante, assertivo e reconhecido enquanto profissional? Se a resposta for sim, este conteúdo é para você, contador. No Brasil, o segmento contábil tem se reinventado, avançando com uma tendência consultiva e tecnológica.

Com mais de 519 mil profissionais ativos no país, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o mercado contábil segue em constante crescimento, evolução e modernização dos processos. Por isso, os profissionais desse segmento precisam estar sempre atualizados, buscando parcerias estratégicas que gerem ainda mais valor para os clientes.

Nesse sentido, o perfil do contador moderno é proativo, tendo na digitalização de processos e aplicação de tecnologias na rotina diária, importantes caminhos para a diferenciação profissional. De forma complementar, esse novo posicionamento contribui ainda para o aumento do ticket médio.

Em um cenário de mudanças constantes, ganhar notoriedade é um desafio cada vez maior, por isso, preparamos esse conteúdo para você. Continue a leitura e saiba como ser um contador de sucesso.

O que é a gestão consultiva na contabilidade?

O contador consultivo é aquele que se dedica a uma atuação mais próxima e individualizada com cada cliente. Dessa forma, esse profissional se afasta das atividades meramente operacionais e passa a ter um posicionamento estratégico, de análise de dados e orientações assertivas ao empresário, contando com soluções como os Certificados Digitais na digitalização e assinatura de documentos, por exemplo.

Nesse entendimento, a gestão consultiva marca o desenvolvimento da contabilidade tradicional, acompanhando as exigências de um mercado altamente competitivo. Na prática, esse novo perfil agrega valor aos serviços contábeis, à medida em que aproxima o contador do nível estratégico das organizações, o colocando enquanto especialista nos assuntos financeiros e contábeis.

Com essa nova perspectiva, a contabilidade se renova, adquirindo uma atuação ainda mais protagonista nas organizações, a partir desse olhar de orientação e acompanhamento, que reconhece e valoriza as expertises e competências únicas do setor contábil.

Assim, com a contabilidade consultiva, esse segmento do mercado passa a ser cada vez mais demandado, sendo indispensável para os profissionais que querem não só se destacar, mas também ser referência nesse setor que é estratégico para o Brasil. Afinal, muito além de atender apenas às exigências tributárias, o contador contribui para o desenvolvimento sustentável e consistente das empresas e, por consequência, de todo o país.

Tecnologia e contabilidade: você já explora todo esse potencial?

Muito além de planilhas e softwares dedicados apenas ao controle e acompanhamento, a tecnologia aplicada ao segmento contábil viabiliza processos, análises e fluxos cada vez mais integrados e eficientes, apoiando o contador.

No dia a dia, soluções digitais e inovadoras contribuem para a construção de um relacionamento mais próximo entre esse profissional e o empresário, que passam a dispor de informações muito mais completas, integradas e orientadas para os resultados. Assim, a tecnologia proporciona maior eficiência e assertividade para a atuação contábil.

Desde a coleta de dados, mapeamento de informações e análises, até a pesquisa de mercado e mapeamento da concorrência, muitas são as oportunidades do uso da tecnologia na contabilidade. Nesse sentido, a Soluti, se firma enquanto aliada estratégica para o mercado contábil, ao desenvolver soluções que digitalizam processos, com segurança e transparência.

Na prática, a IDTech moderniza atividades e fluxos, desburocratizando a rotina do contador, para que ele se dedique à atuação consultiva. Um exemplo dessas soluções são as plataformas de assinatura digital, que possibilitam a gestão completa de documentos de forma virtual, como o Assine.Online.

Líder nacional no mercado de Certificação Digital, a Soluti tem avançado, enquanto parceira para a contabilidade, com um portfólio completo de soluções em identidade digital. A empresa disponibiliza um conjunto completo de Certificados Digitais, tanto em mídia, quanto em nuvem, com foco sempre nas demandas do mercado.

De forma adicional, a Soluti proporciona programas exclusivos de parcerias com  contadores, com foco nos profissionais que querem alavancar os seus negócios e ganhar destaque no setor, aumentando o seu faturamento.

Com o programa Contador Parceiro, por exemplo, este profissional agrega vantagens ao seu atendimento, oferecendo aos seus clientes comodidade, segurança e agilidade, importantes diferenciais competitivos para o setor.

E então, qual o futuro do mercado contábil?

Dinamismo e atualização fazem parte do segmento contábil. Nessa direção, o conceito de Contabilidade 4.0  tem se firmado, fazendo referência a uma atuação mais estratégica do contador, focada no relacionamento consultivo e soluções que maximizam a eficiência e, simultaneamente, entregam uma experiência mais completa e individualizada aos clientes.

Assim sendo, a contabilidade digital tem avançado, deixando de ser uma tendência e se tornando um fator crítico para a atuação no segmento. Vale lembrar que a tecnologia tem a função de otimizar os processos, deixando o contador com as atividades mais estratégicas e consultivas, estabelecendo, inclusive, conexões fundamentais para o crescimento dos negócios.

Desse modo, contadores, tecnologia e parcerias-chave se integram para uma contabilidade mais eficiente, que gera valor e promove resultados.

Leia também