Como fazer a migração do sistema contábil para a nuvem

Aprenda como migrar seu sistema contábil para a nuvem e descubra como acelerar suas rotinas com a cloud computing.

Ter um sistema contábil na nuvem é mais fácil, acessível e vantajoso do que você imagina.

É provável que você já tenha pensado em migrar para a nuvem, mas tenha esbarrado em preocupações como segurança, importação de dados e estabilidade.

Felizmente, há soluções de gestão contábil 100% online que facilitam essa mudança e garantem a proteção das suas informações.

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

E quem não quer um sistema mais econômico, flexível e intuitivo para gerir suas finanças?

Se você quer aproveitar os benefícios do cloud computing, continue lendo e aprenda a fazer a migração com tranquilidade.

O que significa ter um sistema contábil na nuvem?

Ter um sistema contábil na nuvem significa gerenciar suas finanças por meio de um sistema 100% online, que dispensa a instalação local para ser acessado e utilizado.

A “nuvem” é, na verdade, uma rede global de servidores remotos ao redor do planeta que armazenam e gerenciam dados, permitindo que você acesse programas, arquivos e serviços somente com uma conexão à internet.

Nós já usamos a computação em nuvem há muito tempo, nas tarefas básicas do dia a dia, como acessar o e-mail e as redes sociais.

Nesse caso, os dados do seu perfil e conta não ficam armazenados no seu computador, mas estão sempre disponíveis a qualquer hora e lugar, certo?

A mesma lógica vale para os softwares de gestão da sua empresa, que podem ser migrados dos seus servidores e computadores para a nuvem — ou seja, para o servidor externo de um fornecedor.

De acordo com um levantamento da Gartner de 2019, mais de 75% das empresas globais já usam a computação em nuvem como sua principal estratégia de tecnologia.

Já o estudo Cloud Vision 2020: The Future of the Cloud Study, realizado pela Logic Monitor, revela que, até 2020, 83% da carga de trabalho global será processada na nuvem.

No Brasil, os softwares na nuvem começaram a ser utilizados entre 2008 e 2012, e já estão consolidados no mundo corporativo.

Logo, a próxima pergunta é: por que migrar seu sistema contábil para a nuvem?

Acesse sua consultoria personalizada grátis

Vantagens de migrar para a nuvem

São muitas as vantagens de migrar o sistema contábil para a nuvem e acessar todas as funcionalidades remotamente.

Confira os principais diferenciais dessa tecnologia.

Redução significativa de custos

Há alguns anos, você teria que instalar seu software de gestão contábil nos seus próprios servidores, arcando com os custos de infraestrutura, manutenção, licenças de bancos de dados e equipe de TI.

Com as soluções em nuvem, esses problemas foram superados: basta “alugar” os servidores e software do fornecedor e pagar apenas pelos recursos que você precisa — o que sai muito mais barato.

No modelo SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço) você só precisa pagar uma mensalidade para ter acesso a um sistema financeiro completo, sem se preocupar com seu funcionamento e estrutura. 

Segurança e preservação de dados

Outra vantagem do software de gestão financeira em nuvem é o aumento da segurança e preservação de dados da sua empresa.

Muitos gestores imaginam que é perigoso deixar que terceiros armazenem suas informações.

Mas, na verdade, os fornecedores de serviços na nuvem contam com tecnologias avançadas para proteção contra invasões e proteção dos dados em seus servidores.

Melhora do engajamento da equipe

As soluções em nuvem são desenvolvidas para facilitar o trabalho da sua equipe, por meio de interfaces intuitivas, processamento ágil e excelente usabilidade.

Além disso, a tecnologia em nuvem permite que vários colaboradores utilizem o sistema financeiro ao mesmo tempo, sem problemas de instabilidade e com muito mais integração.

Logo, uma consequência natural de adotar a tecnologia é melhorar o engajamento da equipe, que certamente ficará motivada com o novo sistema. 

Acesse grátis seu painel exclusivo

Como fazer sua migração sem preocupações

Se você imaginou a dor de cabeça de migrar todos os seus dados, não se preocupe: o processo pode ser muito simples e seguro.

Veja como garantir uma migração tranquila: 

1. Planeje o processo 

Comece definindo quais informações serão migradas, quando e por quem, de acordo com as funcionalidades do software.

Lembrando que todo o processo deve ser planejado para não prejudicar as operações da empresa — ou afetar o mínimo possível. 

2. Documente cada etapa da migração

Também é fundamental que você documente cada etapa da migração, para que qualquer erro seja detectado e corrigido rapidamente.

Além disso, você terá um material para consultar em caso de falhas futuras e novos processos semelhantes. 

3. Aproveite para fazer a “faxina”

Ao migrar seus dados para o software contábil na nuvem, você tem uma ótima oportunidade de fazer aquela “faxina” nas informações e transferir somente o que importa.

É o momento de acabar com as planilhas soltas, duplicação de dados e informações inúteis que só ocupam espaço. 

Então, aproveite as funções do novo sistema para organizar seu financeiro e ganhar mais agilidade no dia a dia.

4. Escolha o fornecedor certo 

A escolha do fornecedor é essencial para garantir o sucesso da migração, pois a empresa deverá apoiar você durante todo o processo.

A Conta Azul, por exemplo, é uma plataforma de gestão de negócios que oferece uma solução completa e um suporte premiado internacionalmente, garantindo uma mudança tranquila para a nuvem.

A plataforma é poderosa e intuitiva, já que atua tanto na gestão financeira quanto na gestão contábil.

Com a Conta Azul Mais, você pode se conectar diretamente aos seus clientes para importar suas notas fiscais e movimentações.

Assim, você gasta menos tempo com digitação, elimina o retrabalho e torna muito mais eficiente a troca de dados com os clientes.

Tudo isso com suporte aos sistemas contábeis tradicionais, para que a transição seja a mais tranquila possível.

E na outra ponta, a das finanças, você ganha uma interface com fluxo de caixa, emissão de notas, controle de clientes e muito mais.

Inclusive, você pode sincronizar suas contas bancárias no software para automatizar a conciliação, importando as informações diretamente do extrato — com a segurança da tecnologia SSL

Ao final da migração, você terá um painel de controle completo, disponível 24 horas e acessível de qualquer lugar do mundo. 

E o melhor: a Conta Azul (plataforma de gestão financeira) e a Conta Azul Mais (solução para contadores) são gratuitas para empresas contábeis com clientes que usam Conta Azul para fazer sua gestão.

Saiba mais sobre a solução contábil da Conta Azul Mais 100% na nuvem

Entendeu como migrar seu sistema contábil para a nuvem sem estresse?

Então, seja bem-vindo à era do cloud computing.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.