As mudanças no mercado contábil e no relacionamento com o cliente

As mudanças no mercado contábil estão ditando novos rumos tanto na profissão quanto no empreendedorismo dentro da Contabilidade. Nelson Boing traduziu isso em um manifesto, uma espécie de carta direcionada a profissionais da contabilidade que querem impulsionar o sucesso próprio e do Brasil, como um todo.

O mercado contábil está em plena transformação. E esta transformação está acontecendo de forma muito acelerada. Os profissionais contábeis e as empresas de contabilidade nunca foram tão requisitados para testarem novos produtos e novas tecnologias. Convites para treinamentos e eventos da área contábil explodem em nossas caixas de e-mail e redes sociais diariamente.

Todos estão vendo na contabilidade uma ótima oportunidade de negócio. Todos estão enxergando nos contadores uma conexão com o gigantesco mercado das micro e pequenas empresas. Cabe-nos analisar as melhores opções, dentro de cada estratégia e de cada demanda, e usufruir.

Webinar | Primeiros passos para a contabilidade digital  Inspire-se com exemplos práticos e saiba como alavancar sua empresa contábil  por meio da contabilidade digital. Webinar exclusivo e gratuito Assista agora

Não podemos reclamar, opções temos. Tanto de tecnologia, como de treinamento. Há pouco tempo, tínhamos que comprar informativos físicos e caros, e só tínhamos acesso a, basicamente, conteúdos técnicos. Hoje, temos à nossa disposição inúmeros materiais que vão muito além do “tecniquês”: sobre gestão, financeiro, produtividade, marketing e até desenvolvimento pessoal - que achávamos nem ser necessário para nossa área de atuação. No entanto, vimos que a questão comportamental é fundamental nesse período de plena transformação. Mudança de hábitos, culturas, pensamentos, quebras de paradigmas.

Neste universo todo de tecnologia e informação, temos softwares que permitem nos conectar com nossos clientes e otimizar muito nossa operação. Poder contabilizar diretamente dentro do financeiro do cliente é fantástico. Isso nos permite sair de um modelo convencional e ultrapassado e migrar para um formato digital.

Processos e pessoas: conexão fundamental

Porém, nessas transformações, não podemos esquecer também dos processos e pessoas que se conectam de forma fundamental (e até imprescindível) para avançarmos de maneira acertada e sustentável. Essa mudança cultural precisa ser colocada à prova o mais rápido possível, já que não é possível implementá-la da noite para o dia. Estamos (até que enfim), chegando na era da contabilidade consultiva, da geração de valor. Apesar de ouvirmos isso há muito tempo, hoje conseguimos enxergar mais de perto, cada dia mais perto.

Temos conseguido escalar um negócio, que até há pouco tempo era inimaginável. Ganho de produtividade é igual a redução de custos. Redução de custos é igual a mais rentabilidade. Para aproveitar este momento e não perder o bonde, o profissional contábil precisa mudar seu posicionamento comportamental. Somos, por natureza, muito técnicos e operacionais. Precisamos nos reinventar.

Precisamos saber nos vender mais, criar novos produtos para nossos clientes. Afinal, já existem muitas pessoas fazendo isso em nosso quintal. Precisamos perder o medo de nos posicionar, de questionar e, quando preciso, contrapor. E sabemos fazer isso, basta mudarmos nosso comportamento. Se a mudança está otimizando os processos operacionais, está mais do que na hora de nos posicionarmos de forma diferente se quisermos seguir.

Clientes: aproximação que impulsiona a transformação

E onde fica o cliente nesta história toda? Com a sobra de tempo que geramos pela maior produtividade, podemos estar mais perto deles, termos mais contato. Mas, se estamos falando de contabilidade digital não estamos indo contra ao encontro presencial? Claro que não! Paradigma quebrado.

Temos visto que quanto mais digital nos tornamos, mais contato temos com o cliente. E, aqui, estamos falando de contato digital também, por meio das tantas e tantas ferramentas disponíveis. Quanto mais contato, mais afinidade, pessoalidade, informação.

Geramos consultoria indireta (como costumo falar): consultoria do dia a dia, muito mais valorizada pelo cliente. Com esta sobra de tempo, podemos mergulhar de cabeça na contabilidade consultiva, criar vários produtos e novos negócios para oferecer aos nossos clientes. Alguns exemplos: BPO Financeiro, conciliação financeira, insights periódicos de informações relevantes, apresentação dos balancetes mensais com seus relatórios, fluxo de caixa, orçamento e por aí vai.

Perceba como esta transformação tem mudado, e muito, o relacionamento entre contador e cliente. Temos que instigar, orientar e incentivar nossos clientes também para esse movimento, contribuindo de forma ativa em suas empresas e negócios. É por meio dessa aproximação que caminhamos rumo à mudança, não só dos pequenos empresários, mas de todo o Brasil.

Chegou o nosso tempo. Vamos lá?

-----

Quer se inspirar ainda mais com os conhecimentos e experiências de Nelson Boing? Garanta agora mesmo sua participação no ContaAzul [CON]

Cadastre-se agora 

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.