Negócios contábeis 2.0: transforme problemas em oportunidades

 

Negócios contábeis 2.0: Transforme problemas em oportunidades

Geralmente, os empreendedores vêem os problemas como grandes barreiras para o crescimento da empresa. Na realidade, os problemas precisam ser encarados com oportunidades de aprendizado, afinal, como diz o ditado: mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Cadastre-se agora

Vivemos em uma realidade onde todas as profissões estão se transformando. Consequentemente, o mercado também muda, inclusive o contábil. Os contadores e profissionais contábeis de hoje estão notavelmente diferentes daqueles de 10, 20 anos atrás. Vemos a tecnologia da conectividade evoluir e tomar cada vez mais espaço na sociedade. É a era 2.0!

E esse movimento, em especial na área contábil, está ocorrendo de forma muito acelerada. O conhecimento técnico é fundamental, mas já não garante muita coisa. Ele, por si só, não basta. Os empreendedores dessa era 2.0 estão muito mais exigentes e não têm se contentado com o básico. A geração Y está mais ativa do que nunca no mundo dos negócios e, como uma de suas características, o senso de urgência está muito mais apurado. Isso vem requerendo uma visão contábil com vieses fiscal, de auditoria e consultoria, entre outros.

Hoje, quando uma empresa procura contratar um contador — ou uma empresa contábil, geralmente, ela busca aquele que já possui conhecimento em sua área de atuação. Por exemplo, um supermercado prefere um escritório contábil com know-how no setor varejista; uma indústria, por sua vez, tende a escolher alguém com expertise neste campo, e assim por diante. Isso porque a especialização confere autoridade ao contador, possibilitando maior geração de valor para si e para seus clientes.

Contador, mantenha-se atualizado! Olhe atentamente para a eficácia e a produtividade do seu negócio, assim como para a sua concorrência. Você já ouviu falar da análise SWOT? É uma excelente técnica para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa e do seu setor. SWOT é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA.

Análise SWOT

O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área, podendo assim fazer um diagnóstico certeiro com o objetivo de encontrar alternativas estratégicas que tragam resultados viáveis. Dessa forma, você consegue descobrir como transformar os problemas em soluções.

Incentive seus colaboradores a trazerem ideias e sugestões inovadoras para dentro do escritório. Além de você acabar recebendo grandes ideias, valoriza e motiva a sua equipe. Comece a adotar estratégias e, em pouco tempo, verá os benefícios que essas técnicas podem trazer.

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir Agora

Empreender se torna menos complicado quando encontramos metodologias que apoiam nosso negócio. Este é um procedimento que deve ser copiado por todos os empreendedores da área contábil, pois é o primeiro passo para a diferenciação e valorização dos seus serviços.

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.