Gestão

[Novidade ContaAzul] Importação de XML de compra e manifesto do destinatário

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/03/2024 | 3 mins de leitura

[Novidade ContaAzul] Importação de XML de compra e manifesto do destinatário

Ganhe produtividade no fechamento mensal com o ContaAzul. O XML de compra emitida contra o CNPJ do cliente é importado automaticamente.

Na hora de fazer o fechamento de seus clientes, faltam dados? O fim do mês fica corrido com documentos e documentos para digitar e redigitar? Esse tipo de situação tem tudo para melhorar com uma novidade do ContaAzul. Agora, seus clientes podem baixar automaticamente o XML das notas fiscais eletrônicas de compra, emitidas contra o CNPJ da empresa deles. Você, contador, não vai mais precisar acessar e fazer o download manual dos arquivos junto à Sefaz (Secretaria da Fazenda), porque o ContaAzul realiza essa tarefa.

A importação automática representa mais confiabilidade ao controle de contas a pagar da empresa, porque a automatização reduz erros. Por isso, a funcionalidade era uma demanda frequente de contadores como você, interessados em entregar mais valor e em ser mais produtivo.

No caso das empresas que fazem a manifestação do destinatário, seja por obrigação legal, seja por decisão voluntária, o ContaAzul também facilitou o processo, com a realização desta etapa pelo sistema. Cabe a seu cliente assinalar a opção adequada dentro do prazo.

Como funciona a importação de XML de compra

Entenda como funciona, com o vídeo que fizemos com Mateus Ambrois, gerente de produto do ContaAzul:

https://youtu.be/r9OSoXRg7GE

Na prática, o ContaAzul conecta-se à Sefaz pela Internet para baixar e arquivar todos os arquivos XML de NF-e emitidas para o CNPJ de sua empresa sempre que uma outra empresa validar uma nota contra seu cliente. O documento é baixado e importado automaticamente.

Antes, já estava disponível a importação de cada arquivo de nota fiscal de compra separadamente. Tanto no processo manual quanto no automático, para cada XML trazido ao ContaAzul, é possível alimentar o estoque com as informações das mercadorias adquiridas, cadastrar fornecedores, criar compras e cadastrar lançamentos de contas a pagar no financeiro. Os arquivos ficam armazenados por 5 anos e podem ser exportados para o sistema contábil usado em seu escritório para o fechamento contábil.

Assim como em outras operações que envolvem nota fiscal, é preciso ter um certificado digital (apenas A1) instalado e configurado no ContaAzul, além do CNPJ ativo. São poucos passos e tudo foi pensado para funcionar de uma forma simples.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus clientes. E aproveite para convidá-los a usar o ContaAzul.

Leia também