O que falta em seu site de contabilidade

 

O que falta em seu site de contabilidade

Você decidiu marcar presença no meio online e escolheu um site de contabilidade como a sua porta de entrada. Parabéns, pois está indo no caminho certo. Mas o desafio apenas começou: só figurar na internet não garante bons resultados. Para moldar uma imagem positiva e atrair atenções ao seu escritório, o conteúdo oferecido faz toda a diferença.

Cadastre-se agora

Site é parte da estratégia de marketing

Hoje em dia, todos estão na internet — e o seu cliente também, seja o atual, o antigo ou aquele que tem potencial para negociar com você. Quase 60% da população adulta navega por sites, de acordo com o IBGE, e busca neles soluções para atender às suas necessidades.

Isso não significa que você precise realizar atendimento contábil online, mas também não quer dizer que a estratégia deva ser desconsiderada, pois tudo depende de planejamento. O que queremos destacar é que a presença digital pode servir como um perfeito canal de divulgação de seus serviços. Para isso, a palavra-chave é marketing.

Para marcar presença no meio online, ter um site que funcione como vitrine para o escritório é o primeiro passo. Afinal, muitos daqueles que procuram na internet por serviços contábeis podem chegar até você, o que é especialmente importante se considerarmos que existem mais de 50 mil organizações contábeis ativas registradas no Brasil.

A melhor forma de ter sucesso nesse propósito é apostando em um site com informação útil e relevante, o que é característica própria do marketing de conteúdo.

Com artigos bem escritos e conteúdo que ajude o usuário, aumentam as chances de seu escritório ser conhecido e reconhecido, despertando a atenção de clientes e figurando com mais destaque no Google — o que é um passo decisivo para ser encontrado.

9 dicas para o seu site de contabilidade

Agora que está convencido da importância de um site bem construído para seu escritório de contabilidade, vamos relacionar tudo aquilo de mais importante que não pode faltar no seu espaço virtual.

1. Pense na finalidade

Seu site de contabilidade será destinado a divulgar o escritório ou a prestar serviços de forma remota? Seja qual for a finalidade estabelecida, é importante que esteja de acordo com a estratégia estabelecida para a empresa. Se o planejamento não prevê o atendimento por outras plataformas, concentre-se no marketing e em utilizar a ferramenta para criar uma imagem positiva e ser localizado.

2. Mais conteúdo, menos propaganda

Você até pode (e deve) ter uma seção no site para elencar tudo aquilo que é capaz de fazer, mas não esqueça que o sucesso depende de oferecer uma informação útil e relevante, o que se traduz em conteúdo de qualidade. Aborde problemas comuns de seus clientes e fale sobre as soluções. Isso passará melhor a ideia de que seu escritório está preparado para ajudar.

3. Construa artigos otimizados

Ter um blog vinculado ao site é uma dica bastante interessante. Dessa forma, os artigos nele publicados servirão como atrativo para potenciais clientes. Lembre sempre da importância de ser relevante e construa um texto que resolva a necessidade do usuário que chegou até ele. Isso fará o material ser mais bem classificado junto ao Google e outros buscadores.

4. Use pop-ups, mas com moderação

É provável que você se sinta incomodado com novas janelas que se abrem sempre que navega em um site. Elas são chamadas de pop-ups e, por mais desagradáveis que sejam, só existem por uma razão: ainda que a contragosto, dão resultado. Diferentes estudos e monitoramentos indicam que a estratégia ajuda a aumentar a taxa de conversão, como no direcionamento a uma oferta especial que serve para capturar o e-mail. Só pegue leve para não afastar o usuário.

5. Convite à ação

Seja na forma de texto, banner ou imagem, um call-to-action (CTA) serve como um convite ao usuário para interagir com o conteúdo. Pode ser uma chamada para clicar e saber mais sobre o assunto, para comentar o artigo, para baixar uma planilha ou documento ou mesmo para se cadastrar em uma promoção. O ideal é usar o CTA de forma orgânica e também relevante ao usuário.

6. Garanta a compatibilidade

Você sabia que há mais celulares no Brasil do que pessoas? O aparelho ganha de goleada: 276 milhões contra 207 milhões. E há mais um dado interessante: o número de acessos à internet pelos smartphones é maior do que por computadores (92,1% conta 70,1%), segundo o IBGE. Sabe o que tudo isso significa? Seu site precisa ser responsivo.

Um site responsivo oferece compatibilidade mobile, ou seja, é capaz de se adaptar para a visualização em diferentes plataformas, como computadores, tablets e celulares.

Mas preste atenção: seu site ser visualizado em um aparelho móvel não basta, é preciso oferecer uma experiência de qualidade, garantindo o maior engajamento e interação do usuário.

7. Fuja da lentidão

Seja no computador, notebook, tablet ou celular, seu cliente precisa acessar o site de contabilidade sem dificuldades em qualquer plataforma. Se houver lentidão e o usuário precisar aguardar a página carregar, talvez ele não tenha paciência para esperar e vai parar no site de outro escritório.

Importante: esse detalhe você resolve na programação. Confirme com os especialistas contratados — sim, a produção de um site precisa de profissionais no assunto.

8. Interaja

As pessoas que visitam seu site podem fazer comentários — e eles precisam ser respondidos quase que imediatamente. Deixar um usuário sem resposta demonstra desleixo e passa um certo desinteresse pelo potencial cliente. É tudo o que você precisa evitar.

9. Agregue conteúdo multimídia

Fechando a nossa relação, vamos falar agora de um tipo de conteúdo que está muito em alta: os vídeos que agregam valor e informação. Sempre que você puder trazer um artigo comentado, seja em áudio ou vídeo, apresentará um diferencial ao usuário, tornará o conteúdo ainda mais relevante e abrirá novos canais para compartilhamento.

Seu site é também sua marca

Na atribulada rotina de um escritório de contabilidade, por vezes falta tempo para pensar em novas estratégias voltadas para o crescimento. Mas como vimos neste artigo, construir um bom site contábil não é nenhum bicho de sete cabeças, pode ser fácil de planejar e mais ainda para manter. Tudo depende de um pequeno esforço, mas que gera grandes resultados. Está pronto para apostar nessa ideia?

Contabilidade digital: sabe quais são os primeiros passos?  Assista gratuitamente um vídeo com dicas práticas sobre como ser um escritório  contábil digital. Assistir Agora

Como você define a presença do seu escritório de contabilidade na internet? Comente!

Quer acesso a materiais gratuitos exclusivos para Contadores?

Junte-se a mais de 100 mil profissionais e empresários contábeis e receba gratuitamente novidades e dicas sobre tecnologia, marketing e vendas para Contabilidade.