Formação de Heróis

O que o contador precisa saber para atender clientes do mercado digital

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O mercado digital cresce a cada ano. Segundo a consultoria de mercado Valuates Reports, a estimativa até 2027 é que este segmento ultrapasse o faturamento de 241 bilhões de dólares no mundo;
  • Para conquistar sucesso neste mercado, é indispensável que o contador o conheça, além de entender a fundo o segmento do cliente. Esses são os ensinamentos que Leandro Bueno trouxe ao evento Formação de Heróis em julho de 2022;
  • Conte com a Conta Azul Mais para agilizar o atendimento ao cliente, eliminar tarefas, erros manuais e toda a papelada. Assim, você acelera a sua jornada de sucesso na contabilidade!

Experimente a Conta Azul Mais!

Com certeza, você já deve ter baixado algum e-book na internet. Ou visto algum anúncio de curso online, mentoria e até mesmo adquirido um produto como esse.

Há aproximadamente 10 anos, o mercado digital faz parte das nossas vidas. Porém, os serviços contábeis e financeiros especializados neste segmento não cresceram na mesma velocidade.

E é aí que você, como contador, pode atuar para aumentar os ganhos do seu escritório! Mas antes de tudo, saiba que este mercado tem as próprias peculiaridades, e ficar por dentro delas é essencial para oferecer serviços de qualidade.

Continue lendo para entender por que vale a pena investir neste mercado e conferir as dicas que Leandro Bueno, empresário contábil há mais de 20 anos, trouxe à Formação de Heróis da Conta Azul em julho de 2022.

E as inscrições para a edição de setembro já estão abertas. Clique na imagem abaixo para saber mais.

Desejamos que você tenha uma leitura inspiradora!

Por que se adequar ao mercado digital?

O mercado digital começou ainda nos anos 90, com Jeff Walker, que lançou uma espécie de fórmula para vender cursos online. Uma das etapas deste processo era o envio de newsletter por e-mail.

Quando ele alcançou 2 mil assinantes, decidiu fazer uma oferta para essas pessoas e alcançou bons resultados. Depois, Jeff fez mais outros 3 lançamentos até que conseguiu faturar 34 mil dólares.

Essa Fórmula do Lançamento, como é chamada, chegou ao Brasil em 2013, pelas mãos do brasileiro Érico Rocha, considerado o pai do mercado digital no país. Na época, ele chegou a fazer 365 vídeos – um por dia, durante um ano –  para ensinar às pessoas essa nova forma de vender.

O método se popularizou e, atualmente, existem muitos infoprodutores faturando no país. Segundo dados da consultoria de mercado Valuates Reports, a estimativa é que, até 2027, esse mercado conquiste um faturamento de 241 bilhões de dólares no mundo inteiro.

No Brasil, de acordo com dados da Connect Soluções Digitais, em 2020, o mercado de infoprodutos cresceu 103%, o dobro de 2019.

Perceba que o mercado digital é enorme e que, todos os dias, surgem novos profissionais lançando cursos e outros infoprodutos. Adaptar-se a este segmento significa ir de encontro a essa tendência.

Outro ponto importante é o fato deste público ser mais acostumado com o digital. O que já facilita o relacionamento e aumenta as chances de conquistar mais clientes deste ramo, independente da localização.

Formação de Heróis: Leandro Bueno e a contabilidade no mercado digital

Leandro Bueno é empresário no ramo contábil há mais de 20 anos. Hoje, ele está à frente da São Lucas Contabilidade. Na Formação de Heróis da Conta Azul em julho de 2022, ele deu várias dicas sobre como os contadores podem atuar com clientes do mercado digital.

A Formação de Heróis é uma série de eventos online e gratuitos promovida pela Conta Azul, com várias palestras de grandes empresários contábeis.

Continue lendo para conferir as dicas de Leandro Bueno. Ao final, veja como participar da próxima Formação de Heróis, que acontecerá em setembro de 2022.

1 – Conhecer a dinâmica do mercado digital

Você não precisa ser um especialista em marketing, mas precisa entender como funciona a dinâmica do mercado digital para falar a mesma língua que este público. Assim, fica muito mais simples propor soluções contábeis e financeiras para os clientes desta área.

De uma forma simplificada, o mercado digital compreende tudo que é vendido de maneira online. Porém, aqui estamos nos referindo aos profissionais, também chamados experts (especialistas) ou infoprodutores, que vendem produtos online (cursos, mentorias, workshops) por plataformas digitais. A Hotmart é uma delas.

Porém, por trás do infoprodutor, há toda uma equipe composta por profissionais de marketing e publicidade, como editores de vídeo, redatores, designers e social media. Eles dão o suporte que o expert precisa para divulgar e vender os infoprodutos.

Uma das atividades do contador é justamente enquadrar esses custos da melhor forma, de modo que o cliente atue na legalidade, mas pague menos impostos.

2 – Entender o segmento do cliente

É fundamental, além de conhecer a dinâmica do mercado digital, conhecer o modelo de negócio do cliente, ultrapassando a contabilidade.

Assim, vocês conseguirão discutir soluções juntos, e o cliente verá o seu serviço como algo indispensável para o sucesso. Vale destacar que, para isso, o contador deve assumir uma postura consultiva, não apenas como o profissional responsável pelas burocracias.

3 – Ter clareza sobre o material oferecido pelo cliente

Cursos, mentorias, e-books: cada um desses materiais carece de uma tributação diferente. Portanto, entender o que o cliente oferece é essencial para enquadrá-lo no regime correto.

É importante também explicar esses detalhes de uma forma didática para eles. Isso porque essa informação pode ajudá-lo, inclusive, na montagem e divulgação do infoproduto.

4 – Não esquecer que contabilidade não é sobre números, é sobre pessoas

Para atuar com clientes do mercado digital, assim como os outros segmentos, é preciso gostar de lidar com pessoas.

Leandro conta que, em 1994, ele caiu de paraquedas pela primeira vez na Contabilidade. Como o salário era pouco, ele ia e voltava de bicicleta e usava o valor do vale-transporte para complementar a renda.

Segundo ele, era um “jogador perna de pau” na contabilidade, mas sabia lidar com gente. Foi esse primeiro contato com os clientes do escritório que trabalhava que despertou a vontade em Leandro de empreender.

5 – Quando você tem um porquê, o como é circunstancial

Sem dinheiro (nem cheque especial ele tinha) e com nome sujo, Leandro decidiu empreender. O seu dia era dividido em 16 horas úteis, sendo que em 8 delas ele atuava na operação e nas outras 8, nas vendas. Restavam apenas 8 horas para descansar.

No início, segundo ele, foi muito difícil captar clientes. Gradualmente, viu a clientela aumentando. No entanto, a inadimplência seguia o mesmo ritmo: entre 2011 e 2015, 40% deles deviam ao escritório.

Mas ele tinha um propósito: montar uma empresa contábil de sucesso.

Então, se você atua na contabilidade e quer atender clientes do mercado digital, não desista. Por mais que pareça difícil no começo, continue firme e faça um bom planejamento do que será preciso para oferecer serviços para este público.

O mercado digital cresce a cada ano. Segundo a consultoria de mercado Valuates Reports, a estimativa até 2027 é que este segmento ultrapasse o faturamento de 241 bilhões de dólares no mundo;

Otimize a digitalização da contabilidade com a Conta Azul Mais

Papelada? Digitação de documentos? Erros por conta de falhas manuais?

Para atuar no mercado digital, é indispensável contar com o apoio da tecnologia. E, neste segmento, é muito mais fácil para os clientes se adequarem aos processos contábeis mais modernos.

Sabe quem pode te ajudar? A Conta Azul Mais!

Trata-se de uma plataforma para gestão da carteira de clientes de escritórios de contabilidade, totalmente gratuita para o contador. As principais vantagens são:

  • Folha de pagamento online, independente da quantidade de funcionários ou regime de tributação;
  • Emissão de nota fiscal de serviço e envio direto ao financeiro do cliente. Também é possível enviar as guias para pagamento de impostos;
  • Painel Conta Azul Mais, para visualizar toda a situação do cliente;
  • Acesso ao balancete, geração da DRE Contábil, emissão do Livro Razão, DAS individual ou em lote, em poucos cliques e em tempo real.

Além de tudo isso, contadores parceiro da Conta Azul têm acesso a uma série de benefícios, como bonificação em cashback para clientes conectados à Conta Azul Pro, ERP para empresas.

Outra vantagem é aparecer nas primeiras posições da página Encontre um Contador e acesso à Universidade Conta Azul.

Acelere a sua jornada de sucesso na contabilidade com quem entende do assunto: clique aqui para se tornar um contador parceiro da Conta Azul! 

Leia mais

Leia também